terça-feira, 16 de julho de 2013

Parecer de Conselho Aponta Irregularidades na Saúde de Chapadinha


O blog teve acesso a um parecer técnico da Comissão Finanças e Orçamento do Conselho Municipal de Saúde que elenca o que seria um rosário de irregularidades nas contas da Secretaria de Saúde.

De acordo com o parecer o Conselho de Saúde analisou as contas de janeiro a abril deste ano e encontrou irregularidades que trata como “observamos tecnicamente as possíveis inconsistências ”.

Entre as irregularidades apontadas destacam-se: notas de empenho sem a assinatura do gestor; notas referentes a serviços sem descriminação do período que está sendo pago; notas referentes a aquisição de peças e serviços mecânicos sem registro de placas dos veículos; empresas fornecedores de outros municípios por erro de digitação como no município de Chapadinha; nota da assessoria contábil sem discriminação do período que o serviço foi prestado; notas fiscais referentes a aluguel de carros sem relação dos veículos locados; notas fiscais sem assinatura de atesto (certificando terem sido realmente realizados); portaria de diárias de funcionários sem numeração; folhas de pagamento de servidores sem assinatura do Gestor e folhas de pagamento sem discriminação do vínculo empregatício. (Veja abaixo a íntegra do parecer).

Queops
Com relação às irregularidades surge a empresa Queops Transporte e Construções que recebeu R$ 156.600,00 por aluguéis de veículos que não constam lista com placas ou qualquer informação sobre os carros. Os pagamentos à Queops revelam também muitas contradições, a nota fiscal nº 74 (NF 416002) emitida em 30 de abril 2013, consta como paga em 16 de abril.

Outro Lado
A secretaria de saúde se pronunciou por meio da assessoria informando que, segundo o secretário Charles Bacelar, os problemas seriam burocráticos e já teriam sido resolvidos. Sobre a nota fiscal de 30 de abril que consta como paga em data anterior, a assessoria informou que o erro (de digitação) foi do relatório da Comissão de Finanças e Orçamento do Conselho Municipal de Saúde.

Com Ressalvas
Apesar das irregularidades a Comissão de Finanças opinava pela aprovação das contas da Secretaria de Saúde com ressalvas, mas o parecer deixou de ser votado ontem porque faltou quorum na reunião do Conselho Municipal de Saúde.

Carros Misteriosos
Uma fonte ligada ao Conselho de Saúde informou ao blog que o principal questionamento é com relação à lista dos veículos alugados pela SEMUS que segundo ele até a data de ontem a secretaria não haviam disponibilizado aos conselheiros. A nova reunião para apreciar as contas ainda não tem data para acontecer.  





        

Nenhum comentário: