terça-feira, 10 de setembro de 2013

Crise Geral! Bairros Reclamam Falta D’Água em Chapadinha

Faixa na Avenida Principal da Vila Izamara, às 16:30h de Hoje

Além da nota divulgada por carro de som na manhã de hoje, e após tentativa da prefeitura de desmerecer a reivindicação, moradores do Bairro Caterpilar reagiram participando por telefone do programa Direto ao Assunto e passando mais informações sobre o problema.

A população diz que vinha recebendo água em abundancia, nas torneiras das residências e depois de uma intervenção a prefeitura, supostamente para ampliar a rede, a água parou de chegar às casas. “Depois que a senhora prefeita trocou a encanação do chafariz para as residências só tivemos água por uns dez dias”, diz a nota da comunidade.

Os moradores relatam que as pessoas que precisam de água têm que se deslocar até o chafariz, superar distâncias consideráveis carregando baldes e enfrentando filas. Ainda de acordo com informações atribuídas ao encarregado pelo poço artesiano o problema vem sendo gerado pela falta de simples manutenção dos equipamentos.

Insistindo que não custaria tanto para a prefeitura arrumar o poço e a bomba ou ao menos dar uma explicação à comunidade o manifesto prossegue: “não estamos pedindo demais, simplesmente pedimos que arrumem o poço de um Bairro que fica praticamente no Centro da cidade de Chapadinha e que abastece uma comunidade muito humilde e esquecida pelas autoridades”, finaliza a nota.

Prefeitura Tentando Desmentir Nota da População 

A assessoria da prefeitura chegou a postar comentário taxando a nota dos moradores de mentirosa, “o Secretário de Infraestrutura (Aluísio Santos) desmente carro de som que circulou pela cidade dizendo que bairro do Caterpillar estaria sem água”, disse a assessoria, após noticiar presença de equipe da prefeitura no local e prometendo divulgar matéria completa, que até o fechamento desta postagem não tinha sido publicada. 

Nas ligações ao programa da Rádio Mirante, as moradoras Santinha e Josélia contaram que a comunidade se cotizou para pagar o carro de propaganda e lamentaram que o secretário de obras Aluísio Santos estivesse tentando minimizar o drama e desqualificar a iniciativa da comunidade.

Abastecimento D’Água: Crise Generalizada
Ainda durante o programa, moradores dos Bairros São José, Vila Izamara, Rua do Sol e Corrente relataram problemas e paralisações de poços artesianos e chafarizes mantidos pela prefeitura. Como a precariedade do abastecimento também inclui a parte da cidade sob a responsabilidade da CAEMA, a estatal também foi alvo de críticas.


Pergunta do Blog
Diante do quadro: não seria hora de uma audiência pública, nos moldes da que ocorreu sobre a Segurança, na Câmara Municipal, só que desta vez tratando do tema da crise no Abastecimento D’Água em Chapadinha?

 
Reprodução de Uma das Páginas do Abaixo Assinado do Caterpilar 

Nenhum comentário: