quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Saúde: Deputadas Visitam Chapadinha e Prefeitura Tenta Maquiar Problemas

Deputadas, Secretário e Prefeita em foto Oficial

A vinda das deputadas Valéria Macedo (PDT), Cleide Coutinho (PSB) e Vianey Bringel (PMDB) para uma inspeção, que aconteceu na tarde da desta quarta-feira (06), a pedido do vereador Eduardo Sá (PRTB) teve um saldo duplamente positivo porque promoveu o debate do problema e acabou trazendo pequenas melhorias pontuais.

Para não passar o vexame de expor graves deficiências às deputadas, o que poderia repercutir em nível estadual, houve um esforço para colocar aparelhos em funcionamento, médicos de prontidão e equipamentos foram adquiridos às pressas. Os vereadores Manin Lopes (PT) e Francisca Aguiar (PV) chegaram a destacar, na sessão de segunda-feira (4), a chegada de novos equipamentos no HAPA.

Um trecho da fala da deputada Cleide Coutinho, publicada pela Assessoria da Prefeitura, resume bem as constatações: “aqui em Chapadinha, achei uma demanda grande, achei cirurgiões, achei médicos, achei enfermeiras, o que não achei foi ajuda do governo do estado. Eu lamento muito isso. Nas cidades que já fui participando da comissão, vi que todas estão de mãos estendidas precisando de ajuda. O que vi pela intenção da prefeita e de sua equipe é o de fazer muito, mas sem recurso não se faz nada”, disse a deputada.

Evidente que se a inspeção fosse feita de surpresa o resultado seria outro e se a intenção da equipe da saúde municipal é de fazer muito, a constatação desta quarta-feira contrasta com as reclamações diárias de usuários em rádios e redes sociais da internet.

Composta em maioria por deputadas de oposição a comissão da Assembleia fez questão de destacar a falta de ajuda do governo do estado na solução do grave problema da saúde de Chapadinha e região. “Iremos apresentar nosso relatório, em plenária, para sensibilizarmos nossos colegas deputados e também o Governo do Estado, que por meio de emendas e projetos, possam ajudar o município de Chapadinha. Esperamos que, por meio de projetos, se possa desenvolver um serviço aos munícipes de Chapadinha”, disse a deputada Valéria Macedo.

Deputadas Conversam com Conselheiros da Saúde

Autor do requerimento que trouxe a comissão a Chapadinha o vereador Eduardo Sá ironizou o esforço do governo em minimizar os problemas da saúde: “se as deputadas viessem pelo uma vez por mês em Chapadinha teríamos um atendimento bem melhor no HAPA”, declarou Sá.

Uma das Duas Ambulâncias em Funcionamento em Chapadinha
Sem a presença de integrantes do governo municipal as deputadas se reuniram em separado com o vereador Eduardo Sá e os conselheiros de saúde Joselito e Rosilene que traçaram um quadro mais realista que o disfarce feito para receber a comissão da Assembleia e apontaram falhas mais graves que a porta da ambulância amarrada com uma atadura que maquilagem não conseguiu esconder. 

Detalhe da Porta da Ambulância Amarrada com Atadura 

Nenhum comentário: