terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Ainda Sobre a Briga do Camarote


Chego de um rapidíssimo recesso e só o que se fala pelas ruas e redes sociais é a tal da briga do camarote. Entendo que os Vips são notícia em qualquer lugar e por fatos que vão de beijos a tapas, mas francamente não vejo razão pra tanto alarde.

Já vi cenas de pugilato envolvendo até a High Society estadual no Iate Clube de São Luís. Lá caros leitores, a briga é tão feia quanto qualquer outra sucedida no Clube do Vaqueiro; as camisas Lacoste rasgam iguais às compradas nos camelôs e os hematomas e outras marcas de violência são os mesmos em qualquer vivente, não importando se pouco antes do arranca-rabo o sujeito comeu canapé de camarão ou tripa de porco. Tudo isso senhores porque, ao final de tudo, o efeito do uísque (de qualquer idade, marca ou safra) termina sendo igual ao da cachaça.

“Ah, mais é reprovável que essa gente endinheirada e que se diz bem formada com curso superior se lancem em vias de fatos”, disseram alguns. Violência deve ser deplorada em qualquer nível  social, digo eu.

Da dificuldade da crônica policial local que não teria perdido os detalhes se a confusão fosse na planície abaixo dos camarotes ao exagero dos detalhes em redes sociais, esse episódio só consolida algumas opiniões que tenho faz tempo: infelizmente desinteligências são fatos corriqueiros em festas, ter grana e conseguir diploma de curso superior não abrandam extinto agressivo de ninguém e – contrário disso – só torna mais grotesco (e até cômico) quem mais se apega nisso para querer ser melhor que outros humanos.  

Imagem Ilustrativa

sábado, 28 de dezembro de 2013

ACP do Ex-Prefeito, Desdém de Belezinha, Isaías & Tal, Oposição 2014


ACP Magno
Devido à desaprovação das contas do ano de 2005 pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE), a Promotoria de Justiça da Comarca de Chapadinha propôs Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra o ex-prefeito Magno Augusto Bacelar Nunes. A manifestação foi ajuizada, em 19 de dezembro, pelo promotor de justiça Douglas Assunção Nojosa. Conforme o Parecer Prévio nº 11/2009 e os Acórdãos (decisões) nº 496/2011 e nº 832/2011, do TCE, o ex-gestor praticou diversas irregularidades que causaram prejuízos ao erário e violaram os princípios da administração pública, entre as quais, abertura de créditos adicionais suplementares além do percentual autorizado em lei; despesa do Poder Executivo além do limite permitido pela legislação e aplicação de apenas 55,84% dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) na remuneração dos profissionais do ensino fundamental.

Bancada do Sorriso Amarelo
Durante a inauguração do novo templo da Assembleia de Deus a prefeita Belezinha e os vereadores de oposição foram surpreendidos com a fala do Pastor Elias que ao saudar a presença da prefeita e vereadores na solenidade disse: “quero a agradecer a presença da prefeita e de sua bancada de vereadores auxiliares”. Quando a prefeita olhou para o lado viu que só estavam presentes os vereadores Eduardo Braga, Missicley e o presidente Nonato Baleco, justamente três dos quatro que fazem oposição à prefeita que não se fez acompanhar por qualquer vereador governista. Sorrisos amarelos de parte a parte.

Isaías & Talvane
Com a prefeita Belezinha declarando que vai pedir votos para Cleber Verde, Chiquinho Escórcio e Gastão Vieira o ex-prefeito Isaías, ao declarar apoio a Talvane Hortegal para deputado federal, complicou ainda mais a tarefa da prefeita em dividir votos entre três pretendentes. Como é que a prefeita vai garantir votos para seus candidatos se o líder com maior potencial de transferência vai apoiar um candidato da terra, conhecido e com bom trânsito em todos os setores da sociedade chapadinhense?

A Dor
A Paciente, Maura Therezinha Araújo de 25 anos, que mora no Conjunto José de Sousa Almeida, usou a tribuna livre da Câmara Municipal de vereadores para mostrar sua indignação e falar do péssimo atendimento que teve durante 09 dias que passou internada no Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA) em Chapadinha. A paciente disse que sofreu um acidente doméstico e queimou as pernas perdendo a pele e sofrendo grandes queimaduras, logo em seguida ela deu entrada no HAPA, do dia 15 ao dia 24 de novembro. Maura disse na tribuna que passou momentos de sofrimentos enquanto estava hospitalizada, onde uma enfermeira mal educada não lhe ajudou em nada. (do Blog do Foguinho)

O desdém
Em vez de reconhecer um possível erro por parte de um funcionário (e nós sabemos quem em todas as profissões existem os bons e maus funcionários) a prefeita acusa e até cria apelidos para desqualificar a denúncia feita contra a saúde. A prefeita declarou que há pessoas que não tem o que fazer e se disponibilizam a mentir na tribuna da câmara e que nenhum paciente é maltratado no HAPA. (do Blog da Jane)

Perseguição
Vereadores, Rádio Mirante, Blog e este Jornal (Folha do Baixo Parnaíba) têm sido alvos de tentativas de intimidação que vão do abuso do poder como desapropriações e devassas fiscais em empresas, passando pela colocação de contratados na missão exclusiva de nos ofender em redes sociais, chegando ao extremo de promover investigações sobre a intimidade de opositores. A resposta dos opositores tem sido unânime em ressaltar o efeito contrário disso tudo. As perseguições só aumentam os ânimos para a luta.

2014
A menos que Belezinha comece a trabalhar e resolva abandonar suas práticas desonestas na gestão do município, a oposição se prepara para fazer com que em 2014 a prefeita sinta saudade dos embates deste 2013. Quem viver verá!


Em tempo: Conteúdo Publicado Pela Folha do Baixo Parnaíba Que Já Está Circulando. Adquira Seu Exemplar na Papelaria Galvão.  

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Qual é a Graça?


Por Abdon Marinho (advogado)
Segundo um amigo, fora nossas tragédias do dia a dia, o assunto que mais “bombou”, na internet essa semana, foi a inauguração de uma escada rolante na cidade de Chapadinha. Confesso que cheguei a ver algo nas páginas de relacionamento ou em algum dos blogues que costumo acessar, porém sem dá muita importância. Pensei: mais um vídeo como tantos que pululam a internet sobre os mais variados assuntos.
O amigo então me disse do que se tratava e o estranhamento que isso causou na capital, onde muitos passaram a criticar o fato de se inaugurar uma escada rolante e, mais ainda, o fato de uma grande quantidade de pessoas chegarem a se aglomerar e a causar um certo tumulto para “andar” na dita escada.
Voltei a um blogue e vi que o titular diz parecer piada o acontecido na cidade de Chapadinha. Esse aliás, o comportamento da maioria da população. Acharam engraçado, alguns, nas redes sociais, disseram ser bizarro (palavra que nos últimos tempo tem servido para quase tudo). Pensava sobre isso no retorno para casa. O fato não tem nada de engraçado, pitoresco ou bizarro.
Na verdade, é mais um motivo de vergonha para o nosso estado. Entendo que este acontecido deva servir para reflexão, sobre o nosso modelo de desenvolvimento, um modelo tão “igualitário” que em uma cidade do porte da cidade em referência, as pessoas provoquem todo aquele tumulto para “andarem” de escada rolante. Com mais de 76 mil habitantes, o Município de Chapadinha é um dos maiores do Maranhão. A sua sede é uma referência regional, é a maior cidade do alto parnaíba, ainda assim, como de resto em todo o estado, as pessoas não tem acesso as coisas que em outros lugares são corriqueiras ou triviais.
O mais grave não é as pessoas não conhecerem uma escada rolante, formarem filas para usar e a loja até disponibilizar um instrutor para auxiliar as pessoas no uso de tão “moderno” engenho. Isso é o mínimo. A maioria das cidades do Maranhão não possuem construções com mais de dois pisos, na verdade a maioria é de construções térreas. Logo não é estranho que as pessoas não conheçam o engenho que foi inaugurado. Mais detalhes aqui
O nosso povo é muito simples, vive em um mundo de muita miséria. Num dos comerciais do governo do estado fica bem explícito esta situação quando um avô narra o encantamento do seu netinho com uma estrada asfaltada. Ele diz que a criança voltou para ele contando a maravilha que era a estrada, uma estradinha “brilhosa”. Vez por outra lembro da história da estradinha “brilhosa”. Dimensionem isso. A criança encantada com uma estrada. Aí ignoram que as pessoas se espantem com uma escada rolante?
Nossos irmãos, motivos de risos para alguns, são vítimas de uma estado que não lhe garante sequer o conhecimento de coisas básicas, essenciais, capazes de se encantarem com uma estrada, como mostrado no comercial que vende o governo do estado.
Quem conhece o Maranhão sabe que essa é a nossa realidade. A maioria da nossa população vivendo em condições subumanas, sem acesso a coisa nenhuma. Muitos não sabem o que é ter água encanada, muitos não sabem o que é uma rede esgoto, muitos sequer têm banheiro em casa. Muitos que falo, é a maioria da população. Isso em pleno século 21, tempo da alta tecnologia, da robótica, da comunicação em tempo real, da internet, etc. Pois nestes tempos em que para alguns as coisas parecem tão normais, temos pessoas que não sabem o que é ter um banheiro com um vaso sanitário, uma torneira com água corrente, pessoas que não sabem o que é uma estrada asfaltada, muitos amanhecem e anoitecem sem ter o que colocar numa panela para comer. É essa é a realidade.
Antes de nos causar riso, a cena vivenciada em Chapadinha deve nos causar indignação, nos fazer sentir humilhados por vivemos num estado onde, em pleno século 21, esse tipo de coisa ainda acontece.
O vídeo exibido como motivo de escárnio por muitos, assim como a estrada “brilhosa” que o governo do estado exibe de hora em hora, deveria nos fazer refletir, sobre o que vem acontecendo com o nosso estado onde bem poucos tem muito, enquanto a maioria da população ainda se encanta com uma escada rolante, com uma estrada, com uma ambulância… Não é engraçado que nossos irmãos vivam na idade da pedra.
As pessoas precisam se darem conta que isso é um dos sinais da nossa desgraça. E, que a desgraça não tem graça nenhuma.
do Blog John Cutrim 

Prefeitura Aluga Carros da Malharia Olho Vivo por 2 Milhões e 300 Mil Reais


Depois de ser obrigada a cancelar o contrato de locação de veículos com a empresa de nome Queops que não funcionava no endereço indicado e cujos sócios-proprietários eram funcionários públicos municipais e beneficiários do “Bolsa Família” em Tutóia, documentos obtidos pelo blog revelam que a prefeitura agora aluga carros de uma empresa que é conhecida em Chapadinha atuando no ramo de malharia.

De acordo com dados do Pregão Eletrônico N° 006/2013 a prefeitura contratou por seis meses e pelo valor de R$ 2.316.450,00 (dois milhões trezentos e dezesseis mil reais, quatrocentos e cinqüenta reais) a Malharia Olho Vivo (sob o nome empresarial S. Amorim dos Santos – Locação e Turismo ME) como a nova empresa responsável pelo aluguel de carros às secretarias e demais órgãos da administração municipal.

A publicação do edital informa que “a Prefeitura Municipal de CHAPADINHA, por meio da Comissão Permanente de Licitação - CPL, através de seu Pregoeiro, designado por Portaria, torna público para conhecimento dos interessados que fará realizar o processo licitatório na modalidade PREGÃO, em sua forma ELETRÔNICA, sob o n° 006/2013 (Processo Administrativo nº. 05091714/2013/PMC, do tipo menor preço unitário, às 14:30h (onze horas e trinta minutos) do dia 19 de setembro de 2013, destinada a Contratação Dos Serviços de Transporte Para As Secretarias do Município de Chapadinha/MA. conforme descrito neste Edital e seus Anexos” diz a prefeitura.

Depois da suposta concorrência pública, no dia 27 de setembro de 2013 a Olho Vivo foi homologada como prestadora de serviços de transporte e locação por seis meses.

CNPJ: Malharia e Locadora Olho Vivo


Locadora e Malharia no Mesmo Endereço
Embora a empresa Olho Vivo atue no mercado como malharia há bastante tempo, o registro de seu CNPJ (veja acima) aponta o serviço de transporte de passageiros e locação de automóveis como atividade principal e somente nas atividades descritas como secundárias a atuação conhecida da Malharia Olho Vivo é indicada.

O endereço constante da empresa Olho Vivo, Avenida Presidente Vargas 175, Centro, é exatamente onde funciona a loja da malharia e – assim como a Queops – não se tem nenhum sinal de funcionar garagem, pátio de carros ou mesmo escritório de empresa de locação de veículos.

Marca dos Carros: Olho Vivo
Apesar de o edital exigir a divulgação da marca dos veículos ninguém consegue esse informação.  Veja o que expressa de forma clara o trecho seguinte do edital: “a Proposta de Preços deverá ser apresentada por meio de preenchimento da planilha existente no sistema Cidade Compras, sendo obrigatório o preenchimento dos campos “Marca”, “Vl Unitário” (valor unitário), “Vl Total” (valor total) e “Prazo de entrega””, diz o item 8.5 do edital.

Já no documento na planilha disponível no site Compras Cidade a marca dos veículos consta como “Olho Vivo”. Isso mesmo onde deveria constar Chevrolet, Ford, Fiat... aparece “Olho Vivo”.  (Veja reprodução abaixo).

Proprietária Fala, Prefeitura Cala  
O blog procurou a proprietária da Malharia Olho Vivo (senhora Sebastiana Amorim) reitera que sua empresa ganhou a concorrência legalmente e  informou que a firma sofreu alteração há cerca de dois anos para poder explorar o ramo de aluguel de veículos, que possui ônibus e continua atuando também no ramo de malharia e que apenas acrescentou nova atividade – a locação de veículos, mas sobre a relação dos veículos alugados para a prefeitura a empresária disse não ter tal informação no momento.


Tentamos contato com a prefeitura, por meio da assessoria de comunicação, mas até o fechamento da matéria não tivemos resposta, comentário ou contestação sobre documentos e demais informações que colocariam a prefeitura nas malhas de outra contratação de locadora de veículos pra lá de suspeita. 

Planilha: Valor de 2 milhões e 300 Mil e Marca de Carro "Olho Vivo" 

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Alarmante! Professores da UFMA Constatam Risco de Colapso no Abastecimento D’Água em Chapadinha

Reservatório com menos de 10% de sua capacidade  

Uma equipe formada pelos professores da Universidade Federal do Maranhão Telmo José, Regis Catarino e estudantes universitários vistoriou, na manhã de hoje (26), o reservatório de abastecimento de água na cidade e constataram a grave possibilidade de colapso no sistema por conta da falta de chuva.

De acordo com levantamentos preliminares feitos no local, a Itamacaoca hoje teria pouco mais de 10% de seu volume d’água normal e caso não chova ou a população não se conscientize da necessidade de racionamento, a escassez total da água para os chapadinhenses deve acontecer em questão de dias.

Acompanhados de estudantes do CCAA/CAMPUS 4 da UFMA os professores Telmo e Regis pretendem realizar - ainda esta semana - um estudo mais aprofundado para trazer informações mais concretas e precisas sobre o problema. A eficácia das obras, tocadas com o investimento de 23 milhões de reais para garantir o abastecimento da cidade nos próximos anos, com medidas que são vistas com desconfiança por alguns estudiosos da área, também será alvo do estudo.


Para que a população tenha noção da gravidade da situação o blog publica uma séria de fotos tiradas pelo fotógrafo Juvenal Neres e se compromete a acompanhar o importante estudo conduzido por professores e alunos da Universidade Federal do Maranhão. 






Magno Escolhe Samuel e Francisca Como Símbolos de Sua Falta de Apoio e de Grupo


Em seu discurso no parque aquático Torre do Sol, por ocasião do jantar em apoio a Luis Fernando, Magno Bacelar escolheu os vereadores Francisca Aguiar e Samuel Nistron como símbolos de sua perda de controle sobre o grupo político que o apoiou até 2012 e da tendência de as lideranças acompanharem o povo em favor da mudança no Maranhão.

Como se quisesse justificar a ausência da ampla maioria de seus antigos aliados na homenagem, Magno chegou a dizer que não admitia as declarações de Francisca e Samuel em apoio a Flávio Dino. “Eles (Francisca e Samuel) se elegeram do meu lado então nos temos que conversar e então eu tenho que trazê-los agora para apoiar Luis Fernando”, disse Magno.

“O Samuel que foi líder do meu governo e foi quem deu um título (de cidadão chapadinhense) ao doutor Luis Fernando, porque foi ele (Luis Fernando) que fez aqui o Farol da Educação, então temos que conversar direitinho”, sinalizou o deputado líder do governo Roseana.

Desrespeitosas com dois parlamentares que têm declarado seguidas vezes apoio a Flávio Dino e Levi Pontes, as citações do deputado Bacelar são sintomáticas porque acontecem depois de grande parte de ex-aliados seus – como Zé Almeida, Joana Leal, Antonio Prata, Peroba, Chico Chagas, Emerson Aguiar e tantos outros – terem sinalizado ou até manifestado apoio a Levi.

Ao repetir o termo “temos que conversar ‘direitinho’ para trazê-los”, Magno passa recibo de grande desconforto e seu gesto se revela totalmente sem efeito porque não será constrangendo ou desrespeitando antigos companheiros que ele os fará desistir de decisões livres e tornadas públicas.       

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Prefeitura Quebra Tradição de 12 Anos Mas Diz Que Pagará Servidores Dentro do Prazo Legal em Janeiro

Prefeita Belezinha: Após 12 anos deixa de Antecipar Salário de Dezembro 

A prefeitura municipal de Chapadinha publica, por meio da assessoria, nota afirmando não haver salários atrasados, rotula a preocupação dos professores como “ação de um pequeno grupo tentando confundir a população e os comerciantes, pedindo a antecipação do pagamento do salário de uma categoria" e se compromete em pagar os salários dentro dos prazos legais. Leia abaixo a nota oficial. Depois comentamos no final.

Nota da Prefeitura
 
“A respeito das notícias veiculadas na imprensa acerca do atraso do pagamento aos servidores por parte da Secretaria Municipal de Educação Chapadinha, a Prefeita Maria Ducilene Pontes Cordeiro, vem esclarecer os seguintes pontos:

O reconhecimento de direitos legalmente previstos, como o pagamento de salários até o quinto dia útil do mês subsequente, o reajuste aplicado de acordo com a lei federal, 13º salário, a Formação Continuada de Professores e a implantação da Lei do Piso para os Professores, são clara e franca demonstração de que os compromissos assumidos vêm sendo cumpridos, pela Prefeitura Municipal de Chapadinha.

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura, tem empreendido esforços no sentido de cumprir o ordenamento pátrio, efetuando o pagamento dos salários dos servidores públicos, considerando os princípios constitucionais da legalidade e da moralidade administrativos, enunciados pelo art. 37 da Constituição Federal e pela Lei Orgânica do Município que assegura aos servidores a percepção dos vencimentos, salários e proventos até o 5º dia útil do mês subsequente ao trabalhado como determina à legislação atinente a espécie.

Portanto, a Prefeitura Municipal de Chapadinha informa que todas as obrigações previstas no ordenamento pátrio estão sendo rigorosamente cumpridas, estranhando, dessa forma, a manifestação dos professores da rede municipal que buscam antecipação de salário, visto que, o mês de dezembro será liquidado dentro do prazo Legal.”


Comento:
A nota da prefeitura deixou de mencionar que a preocupação dos professores se baseia em declarações do próprio secretário de educação Fracejane Magalhães que relatou, na manhã de hoje, uma série de dificuldades financeiras que impedem a prefeitura de manter o pagamento no dia 20 de cada mês e que tornariam incerto que a prefeitura consiga pagar a folha de quase 3 milhões com os repasses do dia 30, previstos em pouco mais de 1,3 milhão.


Além disso, a nota se mostra insensível ao clamor dos servidores que ao longo dos 12 últimos anos se habituaram a receber salário de dezembro e 13º por volta do dia 20 do mês e, sem conseguir manter o calendário de 12 anos passados, a prefeitura se apega a questões legais para ignorar os graves sinais do desequilíbrio financeiro que ameaça os servidores com a volta dos salários atrasados.           

Belezinha Se Nega a Receber Servidores e Professores Marcam Assembleia para a Tarde de Hoje

Depois de sinalizar que iria dialogar com os professores que a esperavam a sede do poder executivo, a prefeita Belezinha mandou avisar, por sua secretária de gabinete, que não iria mais a reunião e que só retornaria na prefeitura no início de janeiro.

Os professores cogitaram ocupar o gabinete até que fossem atendidos pela prefeita, mas decidiram marcar uma assembleia em frente a Câmara Municipal na tarde de hoje, para compartilhar as informações preocupantes que ouviram do secretário Francejane (educação), avaliar a situação e tomar uma decisão em conjunto com a categoria.

Assembleia acontece às 16 horas em frente a Câmara Municipal, na Praça Coronel Luís Vieira. 

Padre Neves no Direto ao Assunto

O Padre Manuel Neves fala mais tarde no Programa Direto ao Assunto da Rádio Mirante. A Igreja Católica vem promovendo uma série de eventos cobrando mais ação das autoridades ligadas ao setor da segurança. O pároco também vem cobrando transparência nos órgãos públicos e denunciando desmandos por parte de fazendeiros contra trabalhadores rurais. O programa vai ao ar às 14 horas.

Para acompanhar o programa pela internet acesse aqui.  

Dezembro: SEMED Descarta Pagar Servidores e Professores Vão à Prefeitura Cobrar Explicações de Belezinha


Um grupo de professores que se dirigiu, na manhã de hoje, à Secretaria de Educação em busca de informações sobre o salário do mês de dezembro e ouviu do secretário Francejane Magalhães relatos preocupantes com relação às finanças da SEMED.

Segundo os educadores Francejane disse que a secretaria estaria com dificuldade para pagar os salários, tendo inclusive utilizado verbas do FPM para pagar a metade do 13º neste mês de dezembro.

O secretário de educação teria descartado pagamento antes do dia 31 e teria declarado que espera pagar a folha de dezembro com os repasses do FUNDEB que caem no dia 30, mas o crédito em conta só deve acontecer em janeiro.

Da SEMED os professores foram à prefeitura onde aguardam a prefeita para uma audiência para tratar do tema preocupante. Segundo professores ouvidos pelo Blog o temor é que este seja o início de um período de atrasos de salários.

Mais informações em instantes


Juventude Católica Protesta Contra Insegurança


Dezenas de jovens católicos foram às ruas em protesto contra a insegurança, por transparência nas contas públicas e para denunciar derrubada de casas e de uma capela em conflito agrário na Fazenda Tiúba.

Os jovens se reuniram na capela do Bairro da Cruz na noite da última sexta-feira (20) e foram em passeata até a Igreja Matriz. De acordo com os manifestantes a insegurança se espalha por Chapadinha e atinge até mesmo templos da igreja católica sem que as autoridades adotem providências concretas sobre o caso.


Ao final da manifestação a juventude católica leu o discurso que o Papa Francisco proferiu na Jornada Mundial da Juventude. De acordo com as lideranças da juventude a igreja está mobilizada e vai continuar cobrando das autoridades policiais e judiciais mais segurança para a população de Chapadinha como um todo. 

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

A Escada Exclusiva



Isaías & Belezinha: Aliados de Luís Fernando Temem Perder Privilégios Com a Vitória de Flávio Dino


Do Blog do John Cutrim

Já dissemos aqui que caso o secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva vença as eleições e assuma a o governo em 2014, sua gestão nada mais representa a continuação do modelo fracassado da oligarquia Sarney de administrar e a permanência dos mesmos atores que acabaram com o Maranhão, levando-o aos piores indicadores sociais. Ou seja, o grupo Sarney quer apenas a perpetuação no poder no intuito de manter os mesmos esquemas de locupletação.
Na última terça-feira, um evento na cidade de Chapadinha confirmou tal tese. Lá, estiveram juntos a prefeita da cidade, Dulcilene Belezinha, o deputado Magno Bacelar, o pré-candidato ao governo Luís Fernando e o ex-prefeito Isaias Fortes.
Autêntico como sempre, Isaías, que tem problemas com a justiça, ao se comportar como porta-voz do pensamento oligárquico, revelou que a vitória de Flávio Dino representa àqueles que fazem parte do grupo Sarney a impossibilidade de desfrutar por diante de trambiques, malversação, favorecimentos, patifarias que ocorrem no governo dos Sarneys.
Veja que a declaração de Isaías, ao lado de Luis Fernando, mostra ele mais preocupado com seus interesses pessoais do que com o povo. Em nenhum momento ele diz que Dino no governo será ruim para os maranhenses, mas sim para ele e seus aliados. (vídeo abaixo)
Se você votar no Flávio Dino, você está botando Isaías e Dulcilene para ir quebrar coco, pra roça, porque se ele ganhar a eleição de governador, nós vamos faze o que…”.


Hum, para bom entendedor…


quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O Tipo Afoito do Sarney

Reparem a Animação da Galera

A matéria dos “Juntos Misturados e Diluídos” causou repercussão e tanto incomodou à turma do governo que o meu amigo Ivandro – que foi recentemente apresentado como funcionário da secretaria de obras do chefe Aluísio – passou a listar meus ex e atuais empregadores que têm ligações com o esquema Sarney e a me considerar raivoso porque mantenho opinião contrária à oligarquia e porque critico a sujeição que contamina a maior parte de nossos líderes políticos.

Como os vínculos empregatícios meus e os do Ivandro estão fora do contexto, vou direto ao ponto que é a dificuldade de noticiar o jantar em homenagem ao candidato Luís Fernando como uma conciliação espontânea e natural entre Isaías, Magno e Belezinha.

Olhem a Vibração dos Amigos

Pelas caras de Magno e Isaías a satisfação deles em compartilhar o tributo eleitoreiro a Luís Fernando com Belezinha era equivalente à de um ferreiro quando machuca o dedo. Não bastasse isso, o que era dito pelos ex-prefeitos contrastava com a verdade dos fatos.

Magno chegou a prometer beijar e cheirar o povo pedindo votos para o candidato do grupo Sarney e pediu união de todos, mas não conseguiu levar consigo a Danúbia que é chegada a holofotes. Por que será?

De outro lado, enquanto Isaías dizia “que Belezinha está cumprindo seu papel como prefeita de Chapadinha e que ainda vai cumprir muito melhor com Luís Fernando eleito governador - confirmando o apoio à candidatura do secretário estadual de infraestrutura ao governo do Maranhão”, seu filho Marcelo dizia publicamente (no Facebook) que Luis Fernando estava perdido e Raimunda Maria (vice-prefeita e esposa de Isaías) declarava-se triste com ponto em que essa gestora (Belezinha) estaria chegando.

Contagiante a Empolgação 

Se agressivo notadamente não sou, talvez não gostem do que escrevo porque sou o único a escancarar esse arremedo de unidade como a grande farsa que de fato foi o tal do jantar. Chamei atenção para a pobreza de espírito dos adversários que tentam se mostrar tão profundamente diferentes na frente do povo, que além de sempre optarem pelo mesmo grupo político no estado, agora chegaram ao cúmulo de aceitar a humilhação por este grupo imposta.

Penso que o debate deva se travar em torno da obediência dos políticos municipais à oligarquia e a relação disso com os indicadores miseráveis do Maranhão e por isso até agradeço a última provocação.

Em 2014 a luta se trava entre quem se agacha ao poder da família Sarney e quem o desafia propondo mudança.  


Mas enquanto 2014 não chega, este rapaz latino americano, assim só por curiosidade mesmo, pergunta: “onde anda o tipo afoito, que até mesmo outro dia queria derrubar o Sarney. Queria brigar com o poder? Hoje é o rei do cozidão. Correu de carrão pro Curralinho. Só toma mesmo cremosinho. E do resto já não quer nem saber”.






Festa do Valdir Móveis Leva Romildo Show e Tony Cajazeira às "Mil Casas"

Valdir presenteado as crianças na festa do ano passado.

Do Blog do Foguinho

O empresário Valdir, proprietário da imobiliária Valdir Imóveis, realizará hoje,19, a festa nas mil casas no Conjunto José de Sousa Almeida, em confraternização para todos os moradores em clima de fim de ano.

A festa será animada pelo os cantores: Romildo Show, Tony Cajazeira, Chaguinha Bala de Teresina-PI e o paredão de som Pacman do Vagner Junior.

Haverá um sorteio de 30 prêmios entre eles, Geladeira, Fogão, Tv, Liquidificador, Ventilador e outros.

A festa começa a partir das 19:00, na frente de sua casa no Conjunto José de Sousa Almeida com a presença do grande amigo e ex-deputado Paulo Neto.

Não perca vai ser no meio da rua esta mega festa popular, idealizada pelo o grande amigo Valdir a população de Chapadinha.

Todos estão convidados para dançar, curtir e se divertir com esses cantores que agitam a noite. É hoje quinta-feira, 19.


Fotos da festa do ano passado.





quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Muito Mais Que Misturados, Diluídos


Ao esquecer velhas brigas e engolir novíssimas intrigas, as principais lideranças políticas de Chapadinha deram, na noite de ontem, mais uma demonstração pública de subserviência ao poder que mantém o Maranhão entre os piores estados da federação.

Em jantar bancado pela prefeitura ou pela gestora, a prefeita Belezinha teve que aceitar dividir os holofotes com o adversário Magno Bacelar e chamar pra perto o mesmo Isaías que ela já não disfarça querer ver bem longe. Na hora de render homenagem ao nome imposto pela oligarquia vale tudo.   

Isaías pouco se importou com o mal-estar causado pelo pretensioso Aluísio em querer posar de dono da festa, dos votos e da missão de projetar Luis Fernando. Contra manifestações de descontentamento no seio da família, Isaías não deu ouvidos à esposa vice-prefeita Raimunda Maria nem ao filho vereador Marcelo (veja recorte abaixo) e se uniu a Magno, e se reaproximou de Belezinha por exigência da candidatura oficial do Palácio dos Leões.

Atacado junto com Danúbia de todas as formas por Belezinha e sua mídia chapa-branca, Magno Bacelar não se fez de rogado e discursou para um público composto 90% por contratados de Belezinha.  

Nos discursos, com argumentos e recados pouco diferenciados, uma só palavra de ordem: união pelo Maranhão. Da dureza destes que tanto se acusaram e se maltrataram à aparente paz sob ordens ou trocada pelos famosos convênios, estão todos juntos e muito mais que misturados, diluídos em favor do Maranhão deles mesmos, exatamente como ele é hoje.