domingo, 5 de janeiro de 2014

E Agora Francejane, Pergunto Pra Quem?


Passado razoável tempo sem demissão, renúncia, pedido público de desculpas, retratação, contestação da matéria, declaração de confiança ou qualquer outra reação política às palavras da prefeita contra um de seus mais importantes auxiliares e contra o principal apoiador de sua eleição, resta – enquanto se aguardam outros desdobramentos – observarmos o fundo humano por trás do inimaginável jogo mesquinho que acabou se transformando as relações entre as pessoas que compõem o atual governo de Chapadinha.

De empresária bem sucedida e esperança de uma gestão melhor e mais honesta, a prefeita desce do cargo maior da cidade para se comportar como mandatária fraca e rasteira a ponto de recriminar colaboradores pelas costas, ainda que os acabem engolindo por medo das conseqüências de afastá-los. E mais gravemente, ela procura nome bonito para coisas horríveis e podres à sua frente, e declara estar permitindo a má gestão de recursos e o descontrole financeiro.

O professor respeitado e homem cortês – que chegou a guru e salvador da então candidata – agora se reduz a um indesejado qualquer, a alguém que por interesses próprios ou de terceiros se acastela em cargo cuja saída agora é vontade pública daquela que o nomeou.  

E o “detentor dos votos”... Com a prefeita que elegeu lhe responsabilizando pelo futuro caos e por vários desmandos, não percebe que tanta desfeita sem reação o desmoraliza como líder e o diminui perante seu povo. Quanto mais fica imóvel, mais admite lucro com os malfeitos e cumplicidade com o desastre que se aproxima.

Quando falei acima que, neste artigo, ressalto os contornos humanos desta crise é porque no fundo de cada político [com todos os defeitos, interesses e friezas deles] (acreditem!) existe carne, osso e sentimento perdidos em algum lugar de suas almas.

Como eu não posso indagar à Prefeita, ao Secretário ou ao Líder, pergunto ao meu caríssimo leitor: quem ou o que restituirá decência e dignidade humana a Belezinha, Francejane e Isaías? 

Nenhum comentário: