quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Itamacaoca Respira


Por: Telmo José – Engenheiro e Professor

Neste último dia 13 de janeiro, segunda feira, as preces de vários chapadinhenses foram ouvidas. Para felicidades de muitos a chuva que caiu sobre a cidade alimentou nosso importante reservatório de água. Segundo dados coletados pela estação meteorológica automática (A206), localizada no Campus IV da UFMA de Chapadinha, as águas precipitadas totalizaram 68,0 mm. As mesmas caíram, por um período não constante, de aproximadamente cinco horas tendo início as 19h40m e se estendendo pela noite a fora.

Para muitos, foi uma chuva forte, mas até a presente dada, Chapadinha recebeu somente 120,0 mm de chuvas. A chuva de segunda feira representa até agora aproximadamente 57,0% das precipitações do mês de janeiro. Sendo “direto e claro”, a chuva de segunda feira é a soma das chuvas de todos os outros dias do corrente mês.

Ainda estamos longe da quantidade de chuva ideal para que tenhamos novamente o reservatório da Itamacaoca em seu nível normal, mas a chuva de segunda feira veio em boa hora.

Em visita logo cedo ao reservatório, 12 horas depois do início da ‘”bendita” chuva o reservatório já deu sinais de ainda resistir bem aos males que a cidade lhe comete. Medições indicam um aumento do nível de água de 60,0 centímetros. O volume captado pela área da represa (5,02 Km²), considerando perdas de 40% devido absorção do solo e plantas e outros, foi de aproximadamente 205.000 m³ de água. Em númerosa chuva de segunda deu ao reservatório um volume de água para alimentar a cidade por aproximadamente mais 40 dias.

Cabe ressaltar que estes números não estão computadas as perdas por evaporação (natural em reservatórios com espelhos d’água) e pelo próprio transporte de água pela rede que hoje segundo dados da CAEMA são de aproximadamente 38,0%.


A nós resta fazer o papel de continuar economizando água e a utilizando de forma racional. 


Nenhum comentário: