quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Abonamento e Abandonamento


Por: Anaximandro Cavalcanti – Psicólogo

Ultimamente, nossos professores vêm sendo cada vez mais diminuídos de sua importância, muitos testemunham que o sofrimento vivido, já beira o insuportável. Hoje o ambiente de sala de aula é mais estressante que o de uma penitenciária. Pesquisa realizada pelo Sindicato dos professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo aponta os seguintes números: 44% dos professores já sofreram algum tipo de violência; 39% agressão verbal; 10% assédio moral; 5% agressão física; 42% já presenciaram alunos sob o efeito de drogas, 29% presenciaram tráfico de drogas nas escolas; e 57% consideram violentas as escolas onde lecionam.

Este é o universo de violência e agressões, inclusive aos professores que cerca os muros de nossas escolas, e toda essa atmosfera recai unicamente sobre o professor, que hoje são cobrados inclusive das responsabilidades das famílias e da sociedade.

Muito se fala em evasão escolar, mas nunca ouvi falar sobre a evasão dos professores, que faz com que cada vez mais os professores sejam afastados de suas atividades por transtornos psiquiátricos, principalmente os advindos do agravamento do estresse. E este afastamento gera angústia por não conseguirem cumprir o seu papel de agente educador, o que os frustram e os adoecem, daí muitos apresentarem quadros de ansiedade grave e de depressão.

Para mapear as circunstancias que têm favorecido o adoecimento de nossos professores, indicarei apenas uma, “a frustração”. A mesma vocação que tem um médico pela medicina ou um astrofísico pela física quântica, é a que tem um professor pelo ensino. Valores salariais é outro aspecto, o que dar prazer ao BOM professor é a arte de ensinar, o mesmo prazer que sente um médico ao salvar uma vida. Poder exercer a profissão é extremamente importante e gratificante. Exercer a profissão com dignidade é direito! Infelizmente furtam o direito de nossos mestres a um salário decente, seus direitos não são cumpridos, são desrespeitados no mais profundo dos sentidos. Frustração é o que sente um profissional, que se dedicou a vida toda por um sonho, por uma causa, e no final não ter reconhecido seu valor.


Infelizmente, nossa Presidenta acha o esporte muito importante, muito mais que a precariedade material e salarial dos professores. E enquanto se discute as benesses da copa, uma coisa é certa, o uso futuro dos quatorze estádios construídos e reformados; servirão apenas para Edir Macedo, Valdemiro Santiago e R.R. Soares!

Nenhum comentário: