segunda-feira, 14 de abril de 2014

O Avanço da Violência


Por: Anaximandro Silva Cavalcanti – Psicólogo

As causas para o avanço da violência envolvem questões socioeconômicas, demográficas, culturais e políticas; temos uma sociedade desassistida e uma policia desmoralizada, uma falta de planejamento para um combate às drogas. E ainda há um peso maior que faz a balança pender definitivamente para o caos social, a IMPUNIDADE E A INOPERÂNCIA DAS LEIS!

A pobreza e a desigualdade, também podem ser apontadas como fatores que estimulam a violência e a criminalidade; de fato jovens que vivem em comunidades carentes são aliciados por traficantes e veem no crime uma opção de vida. Isso porque o Governo falhou no seu papel de protetor, papel que hoje é exercido pelo crime organizado. O governo além de falhar em setores como educação, saúde e emprego, falha também na repressão ao crime organizado, possivelmente uma consequência da corrupção em que se envolvem muitos policiais civis e militares, diante da má remuneração que recebem.

Podemos concluir então, que a falta de planejamento econômico em decorrência da má atuação do governo é fator principal que contribui para o alto índice de violência. Portanto, é imprescindível que as autoridades competentes se conscientizem da problemática, saiam de detrais das mesas e microfones e passem a agir. Entrevistas, palestras, seminários e campanhas não funcionam. São vícios da política que em nada contribui para a solução do problema. Aqui mesmo nesta radio já houve diversas entrevistas sobre o tema, e sempre ouvimos dizer que: – a policia é atuante –, que: – estamos trabalhando. – Só que os resultados não aparecem. Nunca apareceram.


Enquanto batemos papo o crime se articula; sem convenções, sem entrevistas, sem palestras. Planejam um roubo a uma escola, e o executam. Prometem um assassinato e cumprem. E vemos assim, dia após dia, sob o pesar da impunidade, nossas vidas, nossas vidas...

Nenhum comentário: