segunda-feira, 21 de julho de 2014

Globo, Paulo Neto e a Reportagem de Matapurus


Entre os que acham que a matéria do Fantástico decreta o fim político dos poderosos de Matapurus (vou chamar assim porque as cidades se confundem em tudo por tudo) e os que profetizam que nada acontecerá depois da reportagem nacional, me coloco no meio termo e exploro aqui algumas das constatações do caso e prováveis consequências.

Sabe de Tudo... Inocente?
Se há quem diga que a Globo aliviou e deixou de ligar os fatos ao ex-deputado Paulo Neto como liderança máxima e senhor de tudo em Matapurus, achar que isso é suficiente para isenta-lo é brincar com a capacidade investigativa das autoridades e, principalmente, caçoar da inteligência do povo da região.

Globo Poderosa Que Não Pode Tudo
Por outro lado, lembro o Jornal Nacional no Ar em Vargem Grande e de mazelas de Caxias explicitadas também pela Globo e a subsequente vitória eleitoral dos grupos denunciados como demonstração de que uma matéria da emissora dos Marinhos por si não destrói mandos políticos entranhados nos grotões do nosso Maranhão.

Contudo ressalte-se que pela proximidade das eleições estaduais o desgaste em cima da candidatura de Paulo Neto (que já enfrentava dificuldades e milimetricamente disputava uma vaga com Marcos Caldas) é agora inevitável.

A Responsabilidade de Paulo Neto
No jogo político a reconquista de um mandato de deputado estadual para Paulo Neto significaria um avanço para uma personalidade que comanda algumas prefeituras e tem relações com outras tantas e de nada adiantaria sua eleição para a Assembleia se isso colocasse em risco as prefeituras que já tem. A insistência na candidatura de Neto manterá as seríssimas denúncias na mídia, amplificadas por ação de adversários locais, pode gerar ações judiciais e até prisões.

Para complicar a relação de Paulo Neto, Carmem, Tina e Júlio César com os Sarneys e Lobões vai ser fartamente explorada e a combalida oligarquia estadual passa a ter extremo interesse num providencial sumiço midiático e na retirada da candidatura de Paulo por uma de suas coligações.

A Globo Não Salva Ninguém

O estardalhaço com que repercutimos e criamos expectativas de justiça e avanço na transparência a partir da matéria do Fantástico é o mais degradante atestado de fraqueza da nossa cidadania e de nossas instituições. Há muito tempo fatos desta natureza são noticiados pelas mídias locais e fartamente denunciados com fortes indícios e até provas  às autoridades como as promotorias de justiça sem qualquer resultado. Faz tempo o povo vota nesses políticos manjados e para dar sentido a qualquer reportagem é preciso mais do que se indignar em frente à TV ou tela de computador. 

Nenhum comentário: