terça-feira, 23 de setembro de 2014

A Carreata do Constrangimento e os Pancadões da Saudade

Pancadão Magno 2012

Pancadão Magno Ana do Gás 2014

Os atos políticos do último final de semana serviram apenas para demonstrar que nem de longe se comparam aos eventos da campanha política 2012.

Em 2012 havia uma clara polarização entre duas forças políticas. Neste 2014 – além de quatro grupos (Isaías/Paulo Neto, Magno/Ana do Gás, Belezinha/Inácio e um grupo de oposição liderado por Levi Pontes e sob a inspiração de Flávio Dino – há um certo distanciamento do povo na participação de eventos e em manifestações pública de voto.

As carreatas e pancadões de sexta e sábado, promovidos por candidatos ligados ao grupo Sarney, foram de certa forma uma reação à tendência demonstrada por seguidas pesquisas que colocam Flávio Dino com enorme dianteira na disputa para o governo e Levi Pontes como o líder das intenções de votos para deputado estadual em Chapadinha.

Pancadão Belezinha 2012

Carreata Belezinha 2014
Apesar de o grupo da prefeita comemorar ter escapado do fiasco a base de muita intimidação a contratados, comissionados e fornecedores e farta de distribuição de combustível, a verdade é que no dia que a prefeitura deixar de colocar 150 carros num cortejo político é melhor fechar o palácio municipal.  

Quantitativamente falando é só comparar as fotos de 2012 com as deste ano para ver que Magno, Isaías e Belezinha definharam muito: pela divisão ou pelos momentos finais da oligarquia que servem ou por ambos os motivos.

Assim como não temos mais showsmícios, nos próximos pleitos é possível que a legislação eleitoral avance mais uns passos rumo à politização do debate e reveja alguns eventos. Sem mudança nas regras pode ser que os pancadões voltem em 2016, nesta campanha atual eles só serviram para encher de saudades aos que ganharam e hoje estão rachados quanto aos que perderam e hoje estão partidos. 

Nenhum comentário: