sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Calibre 12! Preso Controlava Chaves e Até Arma do CDP de Chapadinha

CDP de Chapadinha Elogiado em Passado Recente

Destacando que o Centro de Detenção de Chapadinha já chegou a ser elogiado na administração anterior da unidade. Hoje começa a apresentar riscos, o veterano e respeitado jornalista Aldir Dantas denunciou em sua página da internet que um detento tinha sob sua guarda documentos, computadores, chaves e até uma escopeta calibre 12 da unidade prisional.

“Os vícios e desmandos da desastrosa e criminosa administração do ex-secretário Sebastião Uchôa, infelizmente ainda prosperam dentro do Sistema Penitenciário do Maranhão. No município de Chapadinha, o preso Valdenilson Reis da Silva, era o responsável e tinha sob a sua custódia, chaves de uma sala em que eram guardadas armas, documentos, computadores e outros bens móveis da unidade prisional integrante da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária” diz a matéria do blog Quarto Poder.

“Apesar das sucessivas advertências feitas por servidores da instituição lotados na unidade, o diretor Geofran Fernandes, deixava bem claro que era o diretor e administrava como achava conveniente e quem achasse errado, que tomasse as providências que bem entendessem. Temendo pela própria vida, em razão de manifestações de sérios riscos já manifestada pelo preso e outros colegas da unidade prisional, o agente penitenciário Domingos Vaz Cutrim registrou um boletim de ocorrência na Policia Civil e denunciou o fato ao Promotor de Justiça e ao Juiz da Comarca de Chapadinha. O detento Valdenilson Reis da Silva tinha sob a sua responsabilidade uma escopeta 12, com 22 cartuchos, dos quais 18 com balas de borracha e 04 com balas de chumbo, que foram apreendidos”, completa Aldir Dantas.

Ainda de acordo com a matéria, “o Ministério Público mandou instaurar procedimentos para apurar as responsabilidades e o juiz solicitou revista imediata na unidade prisional pela Policia Militar, que não encontraram armas dentro das celas. Apesar do fato já ter sido comunicado a direção da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária, o diretor Geofran Fernandes permanece na direção da unidade e já deixou bem claro que haverá retaliação”.

“Lamentável sob todos os aspectos é que todos os desmandos e vícios instituídos no Sistema Penitenciário do Maranhão por Sebastião Uchôa continuam prosperando, com sérios riscos de conflitos e mortes”, finaliza Dantas.

Blog Confirma Denúncias
Antes de publicar a matéria, o Blog do Alexandre confirmou os fatos com duas fontes ligadas ao CDP que preferiram não se identificar. Ainda de acordo com informações o detento Valdenilson Reis da Silva, conhecido como Irmão Calebe, foi preso por roubo em Anapurus e possui diversas passagens no sistema penitenciário. 

Nenhum comentário: