terça-feira, 14 de outubro de 2014

Os Comunicadores do Semiárido e o Amor Pelo Nordeste



Entre os dias 9 e 11 de setembro de 2014, em Gravatá, Pernambuco, participei ao lado de outros companheiros do Maranhão do 1º Encontro Nacional de Comunicação Popular promovido pela Articulação Semiárido Brasileiro – ASA. O evento reuniu jornalistas, blogueiros, radialistas e comunicadores comprometidos com a articulação política da sociedade civil organizada, com atuação no Semiárido Brasileiro que vai de parte do território maranhense, passando pelos demais estados no nordeste e incluindo pedaço de Minas Gerais.

As lembranças de tudo o que foi dito, feito e pensado sobre o futuro têm toda relação com o momento eleitoral que acabou por reforçar o preconceito contra uma região vítima da seca e do abandono histórico das classes dominantes, que agora insatisfeita com votação contrária a seus interesses elitistas se lançam numa odienta campanha contra o nordeste.

Durante oficinas, prestações de contas e experiências divididas pela Articulação Semiárido Brasileiro – ASA foi destacado o muito que a entidade ajudou aos agricultores e que desde 2003 passou a ter o governo federal como incentivador e parceiro. 

No encerramento do encontro tive a honra de falar em nome do grupo maranhense, disse que retornava a meu estado com a sensação de não estar só no mundo e emocionado pela cultura e pela disposição de luta dos nordestinos ali reafirmados.


Agora é hora de somar-me ao esforço do povo nordestino e das classes sociais menos privilegiadas. É hora, pois, de ampliar a resistência, fortalecendo a convivência. 

Nenhum comentário: