quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Os Falsos Vencedores e o Novo Grupo Político de Chapadinha


Analisando os resultados da votação de 2014, levando em conta votos dos deputados estaduais só podemos dizer que a apuração confirmou o que se previa: Chapadinha tem quatro forças políticas.

É evidente que cada grupo vai contar a vantagem que lhe interessa. Magno já disse que confirmou sua liderança dando 4 mil votos para a desconhecida Ana do Gás; Isaías declara que – apesar do desgaste do Fantástico – seu candidato Paulo Neto foi o mais votado com 8 mil votos; Belezinha acha que abafou com 6 mil dados a Inácio e Levi comemora quase 6 mil votos , a conquista do mandato e a eleição do governador e senador de sua chapa.

Mas diferente da avaliação dos grupos, ninguém saiu das urnas como liderança acachapante. 

Isaías (esperto) apenas somou votos com quem já os tinha aqui. Membros originais do grupo de Paulo Neto não escondem a avaliação de que Isaías adicionou menos votos que o esperado dado os investimentos. 

Belezinha coagiu e moveu céus e terras pra escapar do fiasco, desceu de 21 mil votos pra 6 mil e foi a única prefeita(o) da Região a não conseguir o primeiro lugar para seu candidato a estadual.

Magno se achou dono dos 16 mil votos de 2012, abandonou a cidade e perdeu contato com aliados e chegou a 1/4 daqueles votos. 

Inclui-se ainda no revés dos exs e da atual prefeita a derrota dos candidatos a senador e a governador apoiados por eles em comparação com a estrondosa votação de Flávio Dino e Roberto Rocha em Chapadinha.  

Levi e o Novo Grupo 
Levi Pontes, contra opinião dos velhos políticos e certo menosprezo de seu potencial, provou que tem voto e terminou por consolidar um novo grupo político, mas ainda tem muito caminho a percorrer pra chegar à hegemonia em Chapadinha.

Os quatro grupos, por certo, traçarão suas estratégia, mas apenas dois deles contarão com a força de governo: Belezinha com sua administração "funil", centralizada e ameaçada por graves processos de improbidade já em curso no judiciário e o emergente grupo do deputado Levi Pontes com apoio do novo governador Flávio Dino e com base no que ambos representam em termos de boas expectativas.  

Nenhum comentário: