terça-feira, 2 de dezembro de 2014

PF Prende Ex-Secretário de Meio Ambiente do MA e Investigação Passa por Chapadinha


A Polícia Federal deflagrou nesta manhã, 2/12, a Operação “Ferro e Fogo I e II, com a finalidade de desarticular organização criminosa formada por servidores públicos do IBAMA, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA e empresários. A quadrilha atuava nas cidades de São Luis e Imperatriz.

Os servidores desses órgãos auxiliavam na tramitação de processos administrativos e repassavam informações privilegiadas a particulares acerca de fiscalizações, fraudes em processos ambientais, entre outros. Foram cumpridos dois mandados de prisões preventivas, 21 mandados de prisão temporária, 28 mandados de busca e apreensão e seis conduções coercitivas de pessoas diretamente envolvidas com os fatos.

As investigações tiveram início em setembro de 2013, após informações repassadas pelo IBAMA de que alguns servidores da autarquia estariam envolvidos em atividades ilícitas relacionadas, inclusive, com áreas protegidas da Amazônia. As investigações revelaram desvios de condutas de 15 servidores do IBAMA, de um servidor do SEMA e de dois ex-superintendentes adjuntos da SEMA, sendo que um deles ocupa hoje o cargo de Superintendente do INCRA do Estado do Maranhão.

Tais funcionários praticavam de forma reiterada variados atos de corrupção, exigindo e solicitando vantagem econômica no desempenho das funções de fiscalização. Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa, concussão, corrupção passiva e ativa, prevaricação, advocacia administrativa e violação de sigilo funcional, cujas penas, somadas, podem chegar a 25 anos de reclusão.

Será concedida entrevista coletiva, às 10h30, nesta Superintendência Regional da Polícia Federal no Maranhão.

Chapadinha
Em Chapadinha a polícia federal esteve no escritório da empresa Emflora de propriedade do vereador Eduardo Sá (que é engenheiro agrônomo, trabalha com projetos de licenciamento ambiental e atualmente ocupa cargo na SEMA). De acordo com informações a PF teria levado documentos referentes a um projeto de empresário da região de Imperatriz que teria sido cliente da Emflora no passado.

O vereador Eduardo Sá disse que pretende se pronunciar sobre as investigações tão logo tenha total conhecimento dos fatos.   

Nenhum comentário: