quarta-feira, 30 de abril de 2014

“O Maranhão Precisa Estar Unido e Dizer Não ao Grupo Sarney”, afirma Eliziane


O grupo político chefiado pelo senador José Sarney (PMDB-AP) está há cinco décadas no comando do Maranhão. Pela primeira vez nesse período, os principais candidatos de oposição vão se unir para derrubar o clã Sarney.

Amanhã de manhã, a deputada estadual Eliziane Gama, do PPS, vai retirar oficialmente a sua candidatura ao governo maranhense. Eliziane declarará apoio ao ex-presidente da Embratur Flávio Dino (PCdoB). Trata-se de um movimento de impacto. Eliziane, a terceira colocada nas pesquisas eleitorais, vai se aliar a Dino, que aparece como líder nos levantamentos.

Eliziane diz: “Vou retirar a minha candidatura em nome da alternância de poder. Para vencer a situação de grande pobreza, o Maranhão precisa estar unido e dizer não ao grupo Sarney. Pretendo, agora, disputar uma vaga na Câmara. Mas isso não é definitivo. Se a coligação preferir, posso concorrer como vice do Dino ou como candidata ao Senado na chapa”.

Eliziane e Dino vão enfrentar o senador Lobão Filho, candidato ao governo maranhense pelo PMDB. Lobão Filho é herdeiro do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), um antigo e fiel aliado da família Sarney.


Informações da coluna do jornalista Felipe Patury, na Revista Época

Justiça Determina Que Prefeitura Apresente Folha de Pagamentos à Câmara Municipal


O juiz Cristiano Simas concedeu liminar parcial, favorável ao legislativo municipal determinando que a prefeitura de Chapadinha entregue no prazo de até cinco dias a folha de pagamento dos servidores do município.

Na decisão, o juiz Cristiano fala que a omissão nas informações pode resultar em improbidade administrativa o que poderia resultar no afastamento do gestor municipal "o administrador público não pode, em hipótese alguma, eximir-se de tal obrigação, já que, em assim o fazendo, incorreria em ato de improbidade administrativa, o que denotaria sujeitar-se às imposições legais de responsabilização".  

O não cumprimento por parte do executivo, poderá implicar em multa no valor de R$ 5.000,00. "Em caso de descumprimento desta determinação, sem prejuízo de caracterização do crime de desobediência e a determinação da medida extrema de busca e apreensão, imponho a impetrada multa diária no importe de R$ 5.000,00 (cinco mil reais)".

A prefeitura ainda pode recorrer da decisão. 

Do Chapadinha Blog

Câmara x Prefeitura: Fiscalização Mútua e Guerra Judicial Entre Poderes


Prefeitura e Câmara Municipal travam batalhas judiciais com pedido de afastamento da prefeita Belezinha e do presidente Nonato Baleco. A justiça também já teria acatado Mandado de Segurança da câmara contra a prefeitura e da prefeitura contra a câmara. Pelas sentenças foi dado prazo à câmara para apresentar balancetes financeiros e a prefeitura foi obrigada a publicar a folha de pagamento de todos os funcionários.


Mais detalhes sobre a fiscalização mútua e guerra judicial entre os poderes, em instantes no blog.   

terça-feira, 29 de abril de 2014

Açúcar Vencido Não Foi Incinerado e o Silêncio É Total Sobre o Assunto

Produto Vencido e Adulterado, Segundo Vigilância Sanitária  

Prefeitura, Blogs, Vigilância e Conselho de Fiscalização da Merenda Escolar... ninguém se pronunciou até agora e prevaleceu o silêncio sobre o destino das 2,5 toneladas de açúcar com prazo de validade vencida que foi encontrada no depósito da merenda escolar da prefeitura de Chapadinha.

Funcionária Mayana ao Telefone, Após Impedir Retirada do Açúcar
Conforme noticiado na manhã de hoje, nossa reportagem (e mais dos outros blogs, Alexandre Cunha e Foguinho) acompanhou a atuação da Vigilância Sanitária que tentou levar o produto impróprio para incineração, quando uma funcionária da Secretaria Municipal de Educação identificada por Mayana Caroline impediu a remoção do material, por veículo da SEMED, alegando que o transporte deveria ser feito pela Vigilância ou pela Secretaria de Saúde.

Funcionário Retirando o Açúcar do Caminhão Que o Levaria para o Aterro Sanitário  
O funcionário do Depósito da Merenda, Emanoel Mendes, disse que não tinha como saber que os produtos estavam fora da validade na hora do recebimento, que o fornecerdor deve arcar com o prejuízo e garantiu que nenhum aluno chegou a consumir o açúcar.

Uma reunião envolvendo secretário de saúde, secretária de educação, conselho de fiscalização e vigilância sanitária foi marcada e aconteceu na tarde de hoje, mas até o fechamento desta matéria não havia informação sobre o que foi tratado ou informe sobre qualquer decisão.   

Segundo informações de servidores, o açúcar vencido continua no depósito central da merenda escolar e na maioria das escolas da rede pública municipal, de onde também não chegou a ser recolhido no dia de hoje. Gerado o impasse e patente a demora, indaga-se:

É correto haver interferência do Secretário de Saúde no trabalho da Vigilância Sanitária?
    
Qual seria o papel da Secretaria de Educação, ajudar a recolher açúcar vencido das escolas e descartar o produto o mais rápido ou dificultar recolhimento e atrasar a incineração?

Se o açúcar vencido tivesse sido encontrado em um pequeno comércio local haveria tanta demora e hesitação em incinerá-lo?

Perguntas que a prefeita Belezinha tem obrigação de responder. 

Sindicato de Servidores Terá Três Chapas Disputando Eleição em Maio

Rosanea Passos e Axixá Registram Chapa 3

Terminado o prazo às 17 horas de hoje para o registro dos candidatos ao comando do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Chapadinha – Sindchap, três chapas formularam pedido de inscrição e devem se habilitar para disputar as eleições que acontecem no dia 18 de maio.

Disputam a preferência dos cerca de 1.300 sócios da entidade uma chapa representando a atual diretoria e duas de oposição. 

A Chapa 1 (de situação) é encabeçada pelo atual presidente Armando Ferreira, tendo  como companheira de chapa a atual vice Vera Lúcia Melo Aguiar e para o cargo de secretário-geral Luis da Costa Mendes Sobrinho.

Já a Chapa 2 é comandada pela ex-presidente Neldan Araújo, tem Jane Andrade como vice e Rochetou Sousa na secretaria geral.

Liderada por Raimundo Gomes Axixá (presidente), A Chapa 3 conta com a professora Rosanea Passos como vice e Josilene Rodrigues de Aguiar que disputa do cargo de secretária-geral.

É a primeira vez que o SINDCHAP tem 3 chapas concorrendo. Como o processo de registro ainda deve ser analisado pela comissão eleitoral, a confirmação oficial das chapas, com lista de todos os membros, deve ser divulgada pelo site da entidade nos próximos dias. 

Vigilância Sanitária Descobre Merenda Escolar Vencida e Encontra Entraves Para Incinerar Produtos


A Vigilância Sanitária de Chapadinha está neste momento no depósito da Merenda Escolar, acompanhado do Conselho de Fiscalização da Merenda tentando levar um lote de cerca de 2 mil e quinhentos quilos de açúcar com data de validade vencida e com adulteração na embalagem para incineração no aterro sanitário de Chapadinha.

A mercadoria chegou a ser colocada num caminhão da Secretaria de Educação que foi impedido de levar o produto para incineração por ordem de uma funcionária que alegava que o transporte deveria ser feito pela Vigilância Sanitária.

Como a Vigilância Sanitária não possui caminhão, os conselheiros presentes lamentaram o entrave e continuam no local aguardado o desfecho do caso. Em telefonemas e chamados ao pessoal da Vigilância há também o temor de que possa haver pressão ou interferência no trabalho da Fiscalização Sanitária que é subordinada à Secretaria Municipal de Saúde.


Mais detalhes, fotos e atualização de informações em instantes. 

Açúcar com Validade Vencida, Embalagem Adulterada e Carimbo com Nova Data de Validade


Contador da Prefeitura Entrega Prestação de Contas a Terceiro e Vereadores Criticam Desrespeito


A novela da entrega da prestação de contas pelo assessor contábil da prefeitura, Diankarlo, ao cidadão Amaro Manoel, continua dando o que falar. Após a prefeitura confirmar haver entregue a prestação de contas a pessoa que sequer é funcionário da Câmara, o assunto voltou a ser tratado no legislativo quando, em maioria, os vereadores criticaram a postura do executivo. Manin Lopes / PT, Nonato Baleco / PDT e Marcelo Menezes / PRP foram alguns dos parlamentares que reclamaram durante a sessão desta segunda-feira. Mas a vereadora Márcia Gomes / PR surpreendeu ao taxar o ato da prefeitura de leviano e desrespeitoso ao poder legislativo.

Atrapalhada
Em sua fala o presidente Nonato Baleco tratou da entrega da prestação de contas como atrapalhada. “Fiquei muito triste em ver a gestora agir com atrapalhada. Porque o que fizeram aqui foi uma atrapalhada. A prefeitura chega aqui, na porta dessa Câmara, às 17 horas do dia 15 de abril, e aqui todo mundo sabe que aqui na porta tem um “Senadinho” (grupo de populares que se reúne para conversar sobre política) e naquele local encontram o senhor Amaro Manoel, um senhor que já prestou serviços eventuais e reparos aqui, e entregam um CD com a prestação de contas, um documento de tamanha importância na mão do seu Amaro, que só recebeu o documento porque só estava ele presente no Senadinho aquele dia”, Ironizou Baleco.

Baleco ressaltou que a câmara tem todo interesse “em receber a prestação de contas porque foram mais de 100 milhões de reais que entraram em Chapadinha e os vereadores, assim como o povo, precisam saber pra onde foi tanto dinheiro e temos que ter equipe da prefeitura juntamente com a assessoria da câmara no ato de entrega”, finalizou, garantindo que pretende usar todos os meios legais para ter acesso às prestações de contas e disponibiliza-las à população.

“Era Melhor Ter Entregado ao Chico Lira”, Diz Marcelo
O vereador Marcelo Menezes também resolveu ironizar a entrega da prestação de contas. “A prestação de contas foi entrega aqui pro Amaro? Pois era melhor ter entregado para o Chico Lira que tá todo dia aqui e pode ser “melhor” confundido com um funcionário da Casa” zombou Marcelo, insistindo que documentos entre poderes devem ser devidamente protocolados e recebidos por funcionários aptos.

Ato Leviano e Desrespeitoso
Em aparte ao discurso de Marcelo e vereadora Márcia Gomes – que é ex-presidente da Câmara – também considerou absurdo e grosseiro o tratamento ao legislativo no episódio. “Eu tenho lido essa história da prestação de contas que o Amaro recebeu, agora eu tenho certeza que uma pessoa como gestora de um município deste, uma pessoa que tem representado um município em desenvolvimento, com certeza é uma pessoa que tem sabedoria. E mais uma vez eu digo que o erro está dentro das pessoas que estão assessorando a administração da prefeita. Porque uma pessoa na sua sã consciência e que já mostrou que tem competência e trabalho, não pode em espécie alguma usar de maneira grosseria. Porque foi grosseiro isso ai”, declarou a parlamentar.

Márcia lembrou ainda que para ser considerada entregue a prestação de contas, a prefeitura deve ter uma certidão da câmara municipal. “Agora escutar estória de contador e de funcionário eu particularmente não escutaria, botaria a conta debaixo do braço e vinha eu mesma na câmara entregar, porque para prestação de contas você tem que entregar e receber até uma certidão. Então eu acredito que o que passaram para prefeita (Belezinha), passaram de forma leviana demais, porque a entrega foi grosseira demais. Eu gostaria que a prefeita estivesse escutando e resolvesse o problema que tem que resolvido porque foi desrespeito mesmo”, finalizou a vereadora que faz parte da base aliada do governo municipal.

Antes de encerrar a sessão o presidente Baleco informou que caso a prestação de contas não seja entregue na forma devida, vai impetrar uma ação para obrigar o executivo a cumprir o que determina a lei. 

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Promotoria: Vereadores Denunciam Falta de Prestação de Contas e Pedem Abertura de Ação Civil Contra Belezinha

Marcelo, Missicley, Baleco e Manin na Promotoria de Chapadinha

Cumprindo o dever de fiscalizar as contas do poder executivo, a Câmara Municipal, tomou a iniciativa – por meio de seu presidente, vereador Nonato Bacelo / PDT – de denunciar a não apresentação da prestação de contas relativas ao exercício de 2013 e pedir abertura de Ação Civil Pública para investigar o uso indevido da imagem e promoção pessoal da prefeita em convite oficial do aniversário da cidade.

Depois de encaminhar ofícios e pedido de Ação Civil Pública com o mesmo teor à Procuradoria Geral de Justiça e ao TCE-MA em São Luís, o presidente Nonato Baleco – acompanhado dos vereadores Manin Lopes / PT, Missicley Araújo / PR e Marcelo Menezes / PRP – protocolou as denúncias e ações, também no Ministério Público de Chapadinha.

Convite com Promoção Pessoal da Prefeita 


Promoção Pessoal
Na representação em que pede abertura da Ação Civil, a Câmara de Vereadores avalia como prática lesiva ao patrimônio coletivo o uso de material de propaganda institucional para promoção pessoal da gestora Belezinha.

Após demonstrar as leis que proíbem a promoção pessoal, os vereadores anexaram o convite e solicitaram as metidas cabíveis. “É o que se constata, no material impresso anexo, a inclusão da “logomarca” da Prefeitura de Chapadinha e a fotografia da Prefeita Municipal, onde a prefeita convida a população para a programação dos festejos de aniversário da cidade”, diz a representação. “A ilegalidade do ato é de fácil e imediata constatação. Basta que se atente para o fato que o material gráfico, ora anexado, foi certamente custeado pelo erário municipal”, concluem os parlamentares.

Falta de Prestação de Contas
Na denuncia com relação a não apresentação das contas até a presente data, os vereadores chamaram atenção para o fato de uma secretária adjunta de administração ter assinado a prestação encaminhada ao TCE-MA no lugar da prefeita. “Além de não apresentar à Câmara Municipal de Chapadinha a Prestação de Contas por meio eletrônico ou “impresso” (documental), ainda encaminhou sua prestação de contas ao Tribunal de Contas do Estado do Maranhão – TCE – MA, mensagem de encaminhamento da mesma, assinada e apresentada como responsável ADRIANA DE ALEXANDRE PONTES, secretária adjunta de administração do município. Admite-se que as prestações contas dos fundos específicos (saúde, educação, assistência social e etc) possam ser assinadas pelos respectivos gestores das pastas, mas já a responsabilização da Prestação de Contas Anual de Governo é personalíssima da Prefeita Municipal”, alegam os vereadores.

Medo da Transparência
Depois de protocolar as ações, o presidente Baleco reafirmou confiança no Ministério Público e no Judiciário, lamentou a falta da transparência da gestão Belezinha e taxou a relutância em prestar contas como suspeita de irregularidades. “Agora as ações se encontram devidamente nas mãos dos órgãos competentes, que certamente vão ajudar a Câmara a cumprir o papel de fiscalização. Nos tempos atuais nada justifica a falta de transparência de um gestor público e é por isso que estranho esse medo do poder executivo em prestar contas e abrir as finanças públicas”, finalizou Nonato Baleco. 

Ofício à Promotoria de Chapadinha 
  

Prioridade: Advogados de Belezinha Tentam Reverter Situação do Abrigo no TJMA


Informações que chegam ao blog de que advogados de Belezinha estariam - desde o início da manhã de hoje - na sede do Tribunal de Justiça do Maranhão tentando reverter a decisão que garantiu a volta de Inaldo Caldas ao Abrigo Central, indicam que a prefeita não engoliu a derrota jurídica e teria colocado a disputa como prioridade de seu governo.

Após retirar o antigo ocupante, colocar o próprio irmão, de o haver substituído por outro comerciante, alguns dias antes da decisão de reintegração e depois de atrasar o cumprimento da decisão do TJMA, se escondendo da citação, a prefeita agora tenta uma nova liminar para reaver o logradouro que se encontra – por ordem judicial – sob o controle de Inaldo Caldas desde a manhã de hoje.

Até o fechamento desta matéria a banca de advogados contratada por Belezinha nada tinha conseguido na Corte Suprema do Estado e o quadro continuava inalterado. 

Edinho Ostentação



quinta-feira, 24 de abril de 2014

Baleco Propõe e Câmara Aprova Audiência Sobre Segurança Pública


Preocupado com a escalada da violência e da criminalidade, o presidente da Câmara Municipal, vereador Nonato Baleco / PDT propôs, durante a sessão de hoje, a realização de Audiência Pública para tratar dos problemas da segurança pública em Chapadinha e obteve a aprovação unanime dos demais parlamentares.

Ao solicitar a aprovação da audiência, Baleco defendeu a elaboração de documento detalhando todas as necessidade e propostas para a melhoria da segurança pública de Chapadinha. “Precisamos produzir, após a audiência, um documento em que se catalogue todas aquelas necessidades e ações que possam ajudar na solução do problema”, disse Nonato Baleco.

Depois de reconhecer as dificuldades da Polícia Militar e Civil de Chapadinha quanto à falta de estrutura e de criticar a falta de apoio à Guarda Municipal como órgão que poderia cumprir determinadas funções auxiliares, Nonato Baleco pediu união de todas as autoridades no combate à criminalidade. “Temos que envolver a todos na tarefa de conter o avanço da violência. Penso que é preciso fazer um trabalho de educação, é possível fazer isso com as Igrejas, com o Conselho Tutelar, é possível fazer isso com profissionais que estiverem dispostos e até com toda à sociedade civil. Mas isso precisa ser articulado e penso que é esta a nossa responsabilidade como representantes do povo”, defendeu o presidente.

Além da aprovação unanime, a iniciativa do vereador Baleco foi elogiada por todos os vereadores que ocuparam a tribuna na sessão de hoje. A audiência foi marcada para o dia 30 de abril (quarta-feira) e deve envolver representantes dos órgãos de segurança, prefeitura, judiciário, governo estadual, entidades sociais e sociedade civil.  

Flávio Dino 62,5% e Edinho 12,2%, Diz Pesquisa



Do Blog do John Cutrim/Jornal Pequeno 

No cenário mais provável para as eleições de outubro, o candidato oposicionista Flávio Dino (PCdoB) alcança 62,5% das intenções de votos, seguido de longe pelo pré-candidato governista Edinho Lobão (PMDB) que aparece com 12,2%. Marcos Silva (PSTU) tem 3,3% e Pedrosa (PSol) 2,3%.

De acordo com a pesquisa, 11,6% responderam que não votariam em nenhum, branco ou nulo; e 8,2% disseram não saber ou não quiseram responder. A pesquisa Data M está registrada no TRE/MA sob protocolo 6/2014 e foi realizada entre os dias 19 e 22 deste mês.

Esta é a primeira pesquisa que avalia o novo cenário da eleição após a desistência de Luís Fernando Silva (PMDB), que havia sido escolhido como pré-candidato apoiado pelo grupo Sarney desde 2013. Com a pré-candidatura de Edinho Lobão, o novo cenário mostra que o pré-candidato da oposição, Flávio Dino, ampliou a vantagem que vem mantendo nas intenções de voto.

Na pesquisa espontânea, aquela em que o nome dos candidatos não é mostrado aosentrevistados, Flávio Dino lidera com 33,2%. Em segundo aparece o nome da governadora Roseana Sarney, que não será candidata, com 4,1%, e em seguida Edinho Lobão com 3,3%. 48,8% disse não saber em quem votar.

Rejeição – A pesquisa DataM verificou também a rejeição dos pré-candidatos a governador. Quando os entrevistados eram perguntados em quem não votariam de jeito nenhum, 35,5% responderam que não votariam em Edinho Lobão Filho, seguido de João Alberto (17,2%), Luís Pedrosa (14,5%), Flávio Dino (10,5%) e Marcos Silva (7,7%). Não votaria em nenhum reúne 6,8% dos entrevistados e não sabe/não respondeu, 7,6%.

O instituto DataM ouviu 1500 eleitores em todas as regiões do Maranhão e possui margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.


Senado – O Instituto também fez pesquisa sobre a disputa pelo Senado. Os dados estarão na edição do JP de amanhã.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Prefeitos do Baixo Parnaíba Ignoram Ato de Edinho Lobão

Representantes de Belezinha à Recepção de Edinho

A medir pela ausência da maioria dos prefeitos da região do Baixo Parnaíba o ato político em favor de Edinho Lobão, o candidato da família Sarney andou longe de atingir o objetivo inicial que era o de demonstrar força entre a classe política.

O velho Baixo Parnaíba cujos políticos sempre reafirmaram fidelidade canina às ordens do Palácio dos Leões desta feita parecem ter assumido uma postura mais reticente. Dos 18 prefeitos da região o blog só confirmou a presença de Rafael Mesquita (Buriti) e Edvaldo Nascimento (Vargem Grande).

Ducilene Belezinha, Carmem Neto (Mata Roma), Tina Monteles (Anapurus), Iracema Vale (Urbano Santos), Omar Furtado (Brejo) e  Soliney Silva (Coelho Neto) foram as ausências mais comentadas.   

Além de Chapadinha, prefeitos de outros grandes redutos eleitorais como Imperatriz, Barra do Corda e Bacabal também não atenderam ao chamado da oligarquia.

A mídia local chegou a noticiar a comitiva chapadinhense comandada pelo secretário Aluísio e composta pelo vereador Levi Murici / PRB e pelo advogado Almir Moreira. Ao mesmo tempo em que destacava o inexpressivo grupo presente ao ato de apoio a Edinho, a imprensa governista deixava no ar a falta de acordo político entre Belezinha e Edinho Lobão: “representando a prefeita Belezinha (que não pode comparecer), Aluízio foi à capital acompanhado do vereador Murici (PRB) e do advogado Almir Moreira. Além de recepcionar o pré-candidato, Aluízio teve um encontro com Cleber Verde e Chiquinho Escórcio, que articularam o agendamento de uma reunião entre Lobão Filho e a prefeita de Chapadinha, para discutir apoio político e investimentos no município”, noticiou o blog do William Fernandes.

“Vamos sentar nos próximos dias para estreitarmos nossos laços políticos e traçar metas para Chapadinha”, afirmou o secretário Aluísio, deixando claro o distanciamento e nas entrelinhas a falta dos convênios como motivo.

Moral da História: sem convênios e recursos na mão, nada de Lobão. 

Flávio Dino: A Defesa Fácil de Entender e o Ataque Difícil de Explicar



Li na mídia local um texto em que se desancava a oposição maranhense. Pensei confrontar com argumentos próprios mas resolvi pedir emprestado repertório alheio para iniciar um debate com os defensores locais dos Sarneys e dos Lobões. 

“A oposição maranhense está concentrada nas mãos de quem, de certa forma, direta ou indiretamente esteve vinculada ao que ela tanto combate: o senador Sarney. Por esta razão, suas ações se restringem apenas a isso, ao combate pessoal, passam a ideia do seguinte: a questão é só de gerenciamento”, disse o autor do texto de 21 de abril de 2014, postado no blog do Ivandro, criticando os ex-sarneistas que aderiram à oposição, talvez preferindo os políticos ainda ligados ao Clã.

Em 10 de junho de 2010, o escriba de quem tomei emprestado as letras diz o seguinte: “O Maranhão continua mergulhado em todas as mazelas que o persegue há tempos, em razão da forma como é dirigido historicamente: sob um olhar privatista. Um novo período se abriu com a eleição de Jackson Lago, sua prematura queda impediu que se constatasse realmente se algo novo surgia na política maranhense”, vejam que aqui há um reconhecimento da mudança real, cerceada pelo judiciário.

Adiante.

“Embora o candidato se apresente com ar de novidade, marcado por sua juventude e propalada competência, apesar de não se saber bem em quê, no fundo, no fundo mesmo, a proposta oposicionista de mudança para o Maranhão se restringe exclusivamente à troca de comando, à troca de Governador”, disse o missivista de 21 de abril no blog Café Pequeno, referindo-se a Flávio Dino.

Já em 24 de julho de 2011, o intelectual reconhece o valor dele: “Partidos do campo democrático realizam neste final de semana seminário sobre política. Entre ilustradas figuras da política da Chapada se fará presente Flávio Dino, ex-juiz de direito, ex-deputado federal e candidato ao governo do Estado no pleito passado. Nome de peso na política maranhense, talvez o que se tem mais de novo como personalidade na nossa história mais recente, figura conhecida nacionalmente, dotado de notável saber jurídico e engajado desde moço na luta pela democracia sabe navegar bem nas ondas do mundo real”. Que bela e justa defesa, não?

Voltamos ao texto de 21 de abril: “A mudança real nas políticas dos Estados opera-se com algo similar ao que precisa acontecer com os municípios: FORMULAÇÃO DE UM NOVO PACTO FEDERATIVO e REFORMA POLÍTICA ELEITORAL. Com essa oposição estadual de caráter familiar, entre amigos íntimos e gente interessada na mercância, mudança nenhuma ocorrerá, porventura venha a ganhar, a articulação para chegada ao poder, simplesmente por chegar, apenas repetiria um círculo vicioso da política brasileira que tão bem a sabedoria popular já sacramentou com a máxima: “trocam as coleiras, mas os cachorros são os mesmos”. Aqui, entre coleiras e mercâncias, o missivista só falta dizer que o Pacto Federativo e a Reforma Política só têm sentido se comandados pelos sobrenomes Lobão e Sarney.

E que contraponto – em 11 de setembro de 2010 – saiu da lavra daquele amigo de quem me apoderei das ideias: “Roseana vem de novo à Chapada, vem olhar a turba e receber continência de seus aliados, os de primeira e os de segunda hora. A “classe política” tradicional – sociologicamente classe é outra coisa – já esboça seu "telekete" verbal, os dois principais grupos políticos brigam para saber quem tira mais proveito da visita da Rainha, digna de uma ópera-bufa. Todos eles a veneram, Ela os tem como papel descartável”. Implacável, meu amigo só não tinha era identificado os aliados de terceira hora.

O pensador também me socorre quanto à necessidade das alianças pragmáticas que a oposição encabeçada por Flávio Dino tem feito. Abaixo. 

“E Flávio Dino em sua história recente dá exemplo e aula sobre a política real, para se eleger Deputado Federal não recorreu a nenhum clube do bolinha, foi pescar em águas alheias soube fazer alianças sem se comprometer e se corromper, foi leal exigindo lealdade, não negou suas origens, mas soube ceder. Talvez tenha dado um passo atrás para dá dois à frente. Imagine no interior do Maranhão, onde as prefeituras são quase tudo, preso a uma política, que chamo de golpista, porque só serve o poder se for de uma vez, as oposições geralmente nanicas, muitas vezes em nome de uma falsa moral negam alianças, fogem de participar como coadjuvantes e se isolam permitindo a perpetuidade da política tradicional”Brilhante! (10 de junho de 2010)

E pra fechar lembro o dito por aquele amigo escritor em 24 de setembro de 2010: “Flávio Dino dá de lambuja em todos os que se apresentam como concorrentes ao mesmo cargo, já foi testado como advogado, magistrado e político, e em todas essas experiências foi aprovado. Ergueu-se por conta própria, não anda de muletas, sabe o que quer para o Maranhão, e sabe por que sua vida foi vinculada ao lado dos mais autênticos movimentos sociais. Eis a boa nova: Flávio Governador do Maranhão”.

Os trechos de 21 de abril de 2014 (em azul) são do mesmo autor que se rebate (em vermelho, trechos extraídos dos arquivos de postagens deste blog). Se no passado ele pensava o oposto de agora, deve ter lá seus motivos pra ter mudado tanto e quem sou eu pra lhe tirar esse direito. Porém me reservo no dever de achar que neste 2014 temos ainda mais motivos para querer mudar o destino do Maranhão.  

Levi Pontes Intensifica Contatos e Fortalece Pré-Campanha

Do Blog do Alexandre Cunha


Da Baixada  Maranhense ao Baixo Parnaíba Dr. Levi Pontes  recebe apoio Político em mais de 22 municípios.

Centro do Guilherme/Levi com lideres políticos


Levi Pontes amplia apoio político em mais de 22 municípios. O único pré-candidato a Deputado estadual da oposição na região do Baixo Parnaíba, tem atuado com grande disposição em articular ações em cada município, conversando com lideranças, movimentos sociais e representantes de diversos segmentos da sociedade.

CENTRO DO GUILHERME- MA
No  último sábado(12), em visita à região do Gurupi, na cidade de Centro do Guilherme-MA, sobe o comando do ex candidato a prefeito Antonio  do Guilherme, Levi foi recebido em clima de festa por um grande número de pessoas do município.
Reunião em Centro do Guilherme 

O encontro teve como finalidade a Instalação da comissão provisória  do partido SOLIDARIEDADE 77  no município. Antonio do Guilherme durante discurso ressaltou a importância do pré candidato Levi Pontes ao disputar uma vaga para deputado, por conhecer a história de seu pai, o ex deputado Antonio Pontes de  Aguiar.
Antonio do Guilherme 
Ele afirma total apoio á Levi, Vamos trabalhar em prol de seu nome, pois sei de suas boas  qualidades como médico e com certeza também será um bom político; disse Antonio do Guilherme em seu pronunciamento.
Comissão provisória  do partido SOLIDARIEDADE 
Ainda na  região da Baixada Maranhense, na cidade de  Centro Novo do Maranhão. 
Levi foi acolhido por uma comitiva composta por vereadores e lideres  políticos da cidade, Domício grande liderança Política na região, o grupo que procurava apoio político e encontrou em Dr. Levi força e confiança; relatou Domicio durante o encontro, que teve a participação de seis Vereadores: Valter Aguiar(PTC),Jailson Farias,(PSB) Adevaldo Gonçalves(PSB), Eduardo,Israel e Aurélio. 
Vereadores de Centro Novo Maranhão 
O momento foi de conversa e consolidação de apoio ao Pré candidato a deputado Levi Pontes de Aguiar. A reunião aconteceu na casa de Iracema grande  ex candidata a vereadora e articuladora política da cidade. 

Promover o desenvolvimento das cidades, proporcionando o aumento de renda e a geração de empregos no campo e na cidade; Ressaltou Levi Pontes, que luta  ao lado do pré Candidato ao governo do Estado  Flavio Dino pela  mudança no Maranhão.

Encontro com vereadores em Centro Novo/MA
Na cidade de Maracaçumé, Dr. Levi foi recepcionado  pelo ex candidato a vereador Altenor e amigos.  
Em Maracaçumé 
Em Coelho Neto, região do Baixo Parnaíba  
Levi  participou de uma reunião com a  Vereadora Cristiane Bacelar (presidente do solidariedade mulher), além  da participação de agentes comunitários de saúde e ex candidatos a vereadores do município.
Em Coelho Neto-MA 



Mais   fotos







Chapadinha Arrombada


terça-feira, 22 de abril de 2014

Novos Áudios: Francejane e Charles Bacellar Protocolam Vários Processos Contra Belezinha, Aluísio e Banco do Brasil


Acompanhado do vereador Marcelo Menezes / PRP, o ex-secretário municipal de educação Francejane Magalhães protocolou uma série de ações judiciais contra a prefeita Belezinha, o secretário Aluísio Santos (infraestrutura e articulação política) e contra o Banco do Brasil de Chapadinha. Além de Francejane, os processos têm como autor o ex-secretário de saúde Charles Bacelar.

As ações pedem indenização por danos morais, condenações criminais contra Belezinha e Aluísio e apresentam uma série de áudios (até agora inéditos) que envolveriam os ex-secretários, a prefeita Belezinha e funcionários do Banco do Brasil numa trama de troca de senhas e movimentações financeiras supostamente irregulares nos fundos da Saúde e Educação de Chapadinha.

O vereador Marcelo Menezes disse que as ações protocoladas hoje são apenas o começo e que mais processos e denúncias contra Belezinha virão a tona nos próximos dias.


Nas próximas postagens o blog traz mais detalhes dos processos, incluindo novos áudios que prometem forte repercussão.  Veja abaixo trecho de um dos diálogos da prefeita anexados - na ação de hoje - como suposta prova de irregularidade na gestão dos recursos. 

Clique para Ampliar 
  


segunda-feira, 21 de abril de 2014

Novas Provas Contra o Concurso, Edinho Se Vira Nos 30, O Desdém da Transparência Zero, Reação de Isaías & Cia e Outras Notas


A semana que começa nesta terça-feira promete muitas movimentações políticas e emoções depois do feriadão.  Da mudança no Abrigo Central a Novas Provas Contra o Concurso, de Mandado de Segurança a Reação da Família de Isaías com relação ao processo de Belezinha contra Charles, Esforço para tirar do zero a candidatura de Edinho e a Nova promessa de duplicar o acesso às mil casas são temas serão debatidos nos próximos dias e o blog antecipa alguns deles.

Novas Provas Contra o Concurso
Um processo assinado pelo vereador Eduardo Braga / PT deve entrar essa semana em assistência à ação de Marcelo Menezes / PRP e apresentar novos fatos escandalosos contra o Concurso Público que se encontra suspenso. Segundo os impetrantes as novas revelações devem fulminar qualquer possibilidade de o concurso ir adiante.

Abrigo Central
Apesar o esforço (de parte da prefeita Belezinha) em protelar o cumprimento da determinação do Tribunal de Justiça, o Abrigo Central deve retornar ao comando de Inaldo Caldas até a próxima sexta-feira (25).

O Desdém da Transparência Zero
Vai dar o que falar a resposta da prefeitura ao Mandado de Segurança pelo qual a Câmara Municipal exige informações solicitadas ao executivo por requerimentos aprovados de forma unanime pelos vereadores e que a prefeita Belezinha vem se negando a prestar. A resposta da prefeitura é um misto de humor com desdém à justiça. O blog vai trazer mais detalhes na semana.

Reação de Isaías & Cia
Com o processo contra Charles Bacelar a prefeita meteu o dedo na ferida de Isaías, Isamara e Marcelo. Como o vereador Marcelo Menezes não tem papas na língua e Isamara diz ter documentos bombásticos contra Belezinha a sessão da próxima quinta-feira promete ferver. Mas se nenhuma reação houver o clã Isaías sai no prejuízo. É esperar pra ver.

Edinho Se Vira nos 30
Bem ao estilo da oligarquia o grupo Sarney reúne prefeitos aliados para receber o novo candidato do grupo ao Governo Estadual no Aeroporto de São Luís, na próxima quarta-feira (23). Na corda bamba a ato pode ser decisivo para a sobrevivência da candidatura: se juntar menos de 100 prefeitos Edinho Lobão deve ser substituído por outro nome.

Mil Casas e a Nova Promessa

Após anunciar em junho do ano passado e abandonar a obra por todo esse tempo a prefeitura agora volta a prometer a duplicação do acesso às Mil Casas. Enquanto a mídia governista já fala como se a via já tivesse pronta, a população da área diz que já viu esse filme antes e espera – desconfiada – o pagamento da promessa.