quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Belezinha: Relatório do INCRA Desmascara Propaganda Enganosa Sobre Estradas

Trecho Entre Chapada Limpa e Santana em 26/01/15

Enquanto o governo municipal enche a boca pra dizer que fez estradas de qualidade e com recursos próprios, a realidade mostra que além de péssimas e custeadas com dinheiro da União ou do Estado, há fortes indícios de desvio de recursos como sugere um relatório do INCRA sobre convênio anunciado como a última maravilha em termos de estradas do interior.

A qualidade das obras pagas por órgãos estaduais e federais e tocadas por empresas ligadas a Belezinha são sistematicamente reprovadas pelos moradores por relatórios oficiais como o que foi divulgado pelo vereador Manin Lopes / PT em 2014, que aponta claros sinais de desvios de verbas e corrupção.

Campanha Eleitoral: Inácio e Belezinha "Inaugurando" Estrada do Maceno 

No dia 21 de setembro de 2014 o então candidato a deputado estadual Zé Inácio (ex superintendente do INCRA) visitava a localidade Maceno acompanhado de toda a cúpula do governo Belezinha, dando a obra como concluída.

Quatro dias antes da visita eleitoral, em 17 de setembro, os engenheiros do INCRA, Djalma Furtado de Mendonça Neto e Elpídio Régis Neto, em companhia do engenheiro da prefeitura Edvaldo Paz Nunes estiveram na mesma estrada e constataram um quadro muito diferente do anunciado pelo executivo municipal.

Recorte do Relatório do INCRA, Clique pra Ampliar

Estrada Costela de Vaca
Na primeira parte examinada pela equipe do INCRA, da BR 222 à Localidade Maceno (mesmo local do evento político), o relatório é demolidor contra o discurso oficial. “O trecho apresenta condições semelhantes às da época em que foi legitimado (o convênio), já com “costela de vaca” no seu leito estradal, material de revestimento com pouca piçarra e alto teor de finos. Essas deformações decorrem da falta de capacidade de suporte da estrada, conseqüência da carência de material laterítico no revestimento primário e ausência de compactação com equipamento adequado, no caso, rolo compactador”, diz o relatório do INCRA, em linguagem técnica, para evidenciar a enganação.     

Ainda no relatório de vistoria técnica sobre o convênio entre prefeitura de Chapadinha e INCRA, consta a falta de transparência na ausência de placas informativas e que a empresa contratada pela prefeitura deixou de fazer bueiros e pontes previstos no contrato. “Em relação ao que pode ser visivelmente detectado, notamos que a placa da obra não foi instalada, que não houve compactação com rolo, que o nível da estrada está abaixo do terreno natural, que não foram executados os envalamentos e saídas laterais, que a plataforma está sem conformação, que as jazidas encontraram-se ao lado da pista (dentro do trecho), que não houve construção e nem recuperação de bueiros e que não houve recuperação da ponte prevista em planilha”, conclui o relatório.

Trecho 2: Mesmos Vícios
Ainda na parte do relatório a que o blog teve acesso, no segundo trecho, 15 quilômetros do Maceno à Chapada Limpa, o INCRA aponta as mesmas irregularidades. “Do povoado Maceno até o início da Reserva Extrativista Chapada Limpa, o trecho apresenta os mesmos vícios constritivos dos relatados no trecho 1”, registra o relatório oficial do INCRA.

1,2 Milhão Liberado e Nada de Estradas

Outros Trechos: Nada Foi Feito
Conforme relato dos presidentes de associações e a presença do titular do blog (no dia 26 de Janeiro de 2015) confirma, no restante do percurso contemplado pelo convênio nada (absolutamente nada) foi feito. Da Chapada Limpa ao Povoado Santana (10 Km) nenhuma obra existe; da Santana ao Povoado Laranjeira (18,5 Km) continua como há décadas; da Laranjeira ao Povoado Arrodeio (10 Km) nem raspagem houve; da Tiririca ao Cercadinha (4 Km) da mesma forma não teve obra e; por fim, completando os 85,86 Km contratados, nos 13,33 Km da Laranjeira ao Juçaral nenhuma pá de piçarra foi colocado.

R$ 1.121.646,19 Pagos e Nada de Estradas
Ainda de acordo com o relatório do INCRA foram liberados R$ 1.121.646,19, cerca de 45,93% dos 2.591,646,19 previstos e o que se verificou por relatos de moradores, visita ao local e relatório foram obras pessimamente feitas, recursos aplicados ninguém sabe com o que e promessas abandonadas.    

Em tempo: com este post, o blog fecha a série de três matérias sobre este convênio do INCRA e até o momento ninguém da prefeitura se manifestou sobre o assunto. Abaixo mais fotos.     

Depois do Povoado Estrela/ Areia onde deveria ter Aterramento

Ladeira do Chapada Limpa 1/Risco de Cortar a Qualquer Momento

Estrada Sem Piçarra / Trecho Considerado Concluído

Buraco na Cabeceira da Ponte

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