terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Moradores de Assentamentos Denunciam Abandono de Obras e Estradas Mal Feitas


O INCRA destinou, em outubro de 2013, cerca de 2 milhões e Meio de Reais (R$ de 2.441.646,19), para construção de estradas em assentamentos de Chapadinha, quando o então superintendente do órgão Zé Inácio era pré-candidato a deputado estadual. Depois de o candidato eleito com apoio de Belezinha na maior parte das estradas nada foi feito e onde tem algum serviço, moradores  e lideranças comunitárias questionam a qualidade das obras.

Em vídeo gravado no gabinete do vereador Manin Lopes / PT, em novembro de 2014, vários foram as reclamações de descaso e abandono feitas por moradores.

Antonio Viana da localidade Cercadinho diz que andaram por lá só prometendo fazer, mas que até o momento nada foi feito. “Estamos vendo o inverno chegar e nós ficarmos na mesma que estávamos sempre, na dificuldade pra sair e vir pra cidade”, disse o agricultor indagando onde está o dinheiro (se o gato comeu!). Veja os depoimentos completos no vídeo abaixo.

Presidente da Associação do Cercadinho, o senhor Francisco Nascimento, repete a avaliação de Antonio Viana e reivindica: “Já tá completando ano e nossa faixa tá do mesmo jeito. Então eu quero saber como vai ficar essa situação”, reclama o líder comunitário.

Falando em nome da comunidade Paiol, Antonio Cunca (que também é presidente da associação de moradores) disse que a estrada já foi dada como concluída, mas questiona a qualidade do serviço. “No nosso povoado a estrada está como concluída, mas de uma péssima qualidade, porque tem lugar que empresa apenas raspou, não botou nada de material e onde precisava de tubulação ela (a empresa) também não colocou”, revelou o morador, acrescentando que do jeito que está tem um trecho que alaga em até 150 metros de extensão e, por fim, indaga se vai ficar deste jeito mesmo.

Seguem os Relatos:
“Na estrada do Pai Gonçalo só foi espalhado o barro. O que eles têm colocado muito é barro nessas estradas e nós sabemos o barro na chuva o que ele faz é virar massapé”, disse o produtor rural Raimundo do Oh.

“Estou aqui querendo saber o motivo e o que está atrapalhando essa estrada ligando da Santana e até o povoado Rodeio” (...). Tivemos em uma reunião, dia 31 (de outubro de 2014), com o Renê do INCRA ele disse que metade do dinheiro tinha sido liberada e nem a metade da estrada tava feita”, relatou Antonio Aceudânio da comunidade de Santana.

“Eu fiquei sabendo sobre a estrada que é um recurso do governo federal via INCRA e prefeitura é que o Rogério Baiano (Empreiteiro) que é o chefe da obra, disse que ele não vai concluir a estrada porque não tá saindo dinheiro e se a prefeita quiser fazer obra ele disse pra ele fazer por conta dela”, contou o líder da Reserva Extrativista da Chapada Limpa.

Novela Continua
A manhã você vai ver fotos recentes das localidades, ficar sabendo como se encontram as estradas que deveriam estar prontas e todos os detalhes de um relatório oficial do INCRA sobre o convênio. Não Perca!       


Veja o Vídeo Completo

Nenhum comentário: