quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Servidores Públicos Foram Abandonados na Era Sarney


Blog do Garrone

O governador Flávio Dino assinou decreto anulando todos os atos de cessão e disposição dos servidores públicos estaduais que estão afastados de seus órgãos de origem.

O ato de ceder e disponibilizar funcionários públicos era uma espécie de moeda política usada pelos governos de Roseana Sarney com a finalidade dar privilégios a aliados e parentes da antiga cúpula governista instalada na máquina pública.

O Secretário de Transparência e Controle do Estado, Rodrigo Lago apresentou o diagnóstico da situação dos servidores detectada nas duas primeiras semanas do novo governo. Segundo ele, a situação é de caos,“estruturas foram abandonadas, servidores subutilizados e dinheiro desperdiçado”, disse.

O nível de irresponsabilidade do governo anterior com o servidor público era tão grande que no apagar das luzes da gestão relâmpago de Arnaldo Melo, valores retidos dos salários dos servidores para previdência, associações de classe e pagamentos de consignados nos bancos foram desviados para outros fins, o que gerou rombo nos planos de aposentadoria e impede que os funcionários do Estado tomem empréstimos.

Sem concurso público há mais de 20 anos, uma parte considerável dos servidores exerce hoje cargo em comissão, alguns com vencimento de R$ 39, complementados por gratificações que poderiam ser retiradas a qualquer tempo. Essa estratégia foi usada pelo  grupo Sarney para se sustentar no poder e criou uma cultura de dependência política nos quadros funcionais do Estado. Desestimulados, servidores públicos foram obrigados a conviver em uma rotina funcional desestimulante e constantemente instável.


O atual governo trabalha para melhorar as condições gerais dos servidores, trata-se de um esforço que deverá refletir positivamente no funcionamento da máquina governamental. É claro que interesses contrariados podem criar situações de conflito e paralisia momentaneamente, mas é certo que em breve, o Estado sentirá o efeito  positivo das mudanças.

Nenhum comentário: