segurança

segurança

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Justiça Eleitoral Rebate Acusações de Belezinha


Em resposta a insinuações de Belezinha apontando suposta fraude envolvendo hackers nas eleições de Chapadinha, o juiz Cristiano Simas, titular da 42ª Zona, emitiu nota se posicionando sobre o assunto.

Abaixo a íntegra da Nota Oficial da Justiça e comentários em outra postagem.

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO MARANHÃO JUÍZO ELEITORAL DA 42ª ZONA
N O T A  D E  U T I L I D A  D E  PÚ B L I C A

O Juízo da 42ª Zona Eleitoral, através de seu Juiz, o Doutor Cristiano Simas de Sousa, diante das insinuações de que o processo eleitoral de 2016 teria sido eivado de fraude vem a público, em respeito à população chapadinhense, esclarecer que:

a) A preparação das urnas eleitorais para as eleições de 2016 foi realizada em audiência pública, sendo acompanhada, em todas as suas fases, da carga ao lacre, pelos representantes das Coligações que compareceram, bem como pelo Ministério Público Eleitoral. Todos os interessados foram convidados, antecipadamente, a se fazerem presentes ao ato por Edital e, na oportunidade, não houve qualquer representação ou impugnação;

 b) O processo de votação sucedido no dia 02 de outubro próximo passado ocorreu na mais absoluta regularidade. Nas Seções Eleitorais restou garantido aos Fiscais das Coligações, aos Delegados das mesmas, aos Candidatos, bem como ao representante do Ministério Público Eleitoral, a mais ampla e irrestrita fiscalização dos trabalhos. Na oportunidade não houve qualquer representação ou impugnação;

c) O processo de totalização dos votos ocorreu no Cartório Eleitoral em ato público, sendo o mesmo acompanhado por Fiscais, Candidatos, Delegados de Coligação e Ministério Público Eleitoral. Tudo na mais absoluta transparência e, mais uma vez, na oportunidade, não houve qualquer representação ou impugnação; 

d) Ante a tudo isto, causa-nos estranheza os questionamentos que agora são feitos em desfavor da Justiça Eleitoral. Em verdade, passados mais de 10 (dez) dias do pleito, até este momento não fora protocolado, no Cartório Eleitoral, qualquer representação ou impugnação que questione a idoneidade ou a credibilidade dos trabalhos realizados nesta Zona Eleitoral, no que se refere à condução do pleito; 

e) Em verdade, o que se encontra ainda em tramitação no âmbito do Cartório Eleitoral são representações pontuais e que tratam de propaganda irregular, bem como do uso indevido de supostas pesquisas eleitorais, estas já assim reconhecidas por este Juízo em decisões liminares que, até este momento, não foram objeto de qualquer recurso. Tais processos serão oportunamente julgados após seu regular trâmite; 

f) A Justiça Eleitoral reafirma seu compromisso no sentido de garantir à população de Chapadinha eleições limpas, onde o abuso do poder econômico ou político não venham a imperar ou turvar a liberdade do eleitor. É de absoluto interesse da Justiça Eleitoral apurar qualquer denúncia que porventura venha a ser feita, notadamente no que se refere a compra de votos ou entrega de vantagens indevida a eleitor, desde que a mesma se fundamente em indícios ou provas e não em meras afirmações fantasiosas. Esperamos que as discussões que porventura ocorram e que se relacionem ao pleito passado se pautem em elementos factuais sérios e comprováveis, pois é somente neste ambiente que se constrói um diálogo verdadeiramente democrático e justo.

Chapadinha (MA), 13 de outubro de 2016.
Cristiano Simas de Sousa,

Juiz da 42ª Zona Eleitoral.

2 comentários:

Anax Rodrigues Santos disse...

Gente, não sou muito de andar comentando assuntos de maneira geral, principalmente na política. Más ao ouvir um pronunciamento da nossa prefeita Ducilene Belezinha na rádio Mirante FM não dá pra passar em branco sem dizer nada a respeito.
Vamos ao que realmente me chamou atenção em algumas de suas falas. Em vez de reconhecer e refletir no que causou a sua derrota nas urnas, ela simplesmente desconfia que os hackers poderiam ter invadido o sistema eleitoral de Chapadinha e Mata Roma. Essa é uma boa piada contada por nossa prefeita. Veja, vamos reconhecer a possibilidade de invasão do sistema em geral, más em milhares de cidades espalhas pelo o Brasil, a maioria dos candidatos derrotados agradecem os votos recebidos e desejam um bom governo para o candidato eleito.
O sistema eleitoral do Brasil, dizem que é tão seguro que oferecem até prêmio em dinheiro para quem conseguir invadir e modificar um resultado de uma eleição. Só gostaria de saber o que o STE acha dessa sugestão de Belezinha. Fica aqui a reflexão para senhora prefeita: Pela sua fala dá pra perceber que você não tem humildade e isso conta muito na vida do ser humano, principalmente no dia a dia de uma pessoa pública. Conselho: "SEJA MAIS HUMILDE E TERÁS MAIS SUCESSO NA VIDA EM GERAL".
Muito bem, vamos a outra fala que me chamou atenção. Na eleição de 2012, muitos levaram malas, e outros objetos que zombava do candidato derrotado, porém não me lembro do candidato ter falado em rádio tomando satisfação do ocorrido, pois em país democrático não se pode impedir a manifestação livre do povo. Más não é de se estranhar esse incomodo por parte de Belezinha, pois em um áudio que corre nas redes sociais, ela mesmo declara que o poder executivo é que deveria botar e tirar autoridades como: Juízes, Promotores ,Delegados e etc. Ou seja queria ter o poder absoluto sem contradição. Será que isso não contribuiu para sua derrota? e não os hackers?. Disse também que tinha professores da educação e que na verdade não tinham educação por expressarem suas vontades e preferências. Para aqueles que carregavam malas e outros objetos que simbolizava a sua saída de Chapadinha, disse que eram eles que deveriam ir embora, e que ela tem seus negócios e sua moradia em Chapadinha. Observe: no meio político existe vários tipos de votos exemplo: voto de preferência, consciência, voto por folia, por beleza exterior voto comprado e até voto fanático, como alguns torcedores de times de futebol. Conselho: Isso deve ser ignorado e não confrontado pelos os candidatos. O candidato que querer tomar satisfação por isso, só causa mais empatia.
Ainda não terminou, vamos a outra fala da prefeita. Bem, a mesma disse que não iria saí devendo ninguém, e que iria continuar honrando com seus compromissos. Diante dessa fala gostaria de dizer que os agentes de saúde de Chapadinha tem um processo na justiça não contra a pessoa da prefeita, más contra o município que é representado pela pessoa da prefeita, o qual vem negando desde de 2014 o 13º salário da categoria e etc. No corrente ano todos os funcionários receberam pelo menos 25% do décimo, exceto os ACS. Em vez de reconhecer o débito que o município tem com esses profissionais, fez ao contrário, se defendeu no processo não reconhecendo os ACS como funcionários público. A verdade é que todos são funcionários com portarias assinada e com respaldo da lei municipal 1061/2007 aprovada pelo legislativo e sancionada pelo executivo. Conselho: Se isso chegar a vossa excelência, tenha humildade e se retrate com essa categoria tão sofrida a nível nacional. Pague todos os direitos atrasados e peça desculpa pela a carta compromisso que você assinou em 2012 e até agora não cumprida em 2016. Respeite as leis e tenha mais comunicação com o povo na hora de tomar as decisões. Fica a dica!!!

Anax Rodrigues Santos disse...

A prefeita disse também que seus amigos eram 16.000 pessoas e as criancinhas que lhe recebiam com todo carinho durante sua campanha eleitoral deste ano. Ou seja, se referindo aos que votaram nela.
Outrossim: Os seus amigos não são apenas 16.000 pessoas e demais crianças, são também muitos dos que votaram em outros candidatos. O fato de terem votado em outros candidatos, não significa dizer que essas pessoas necessariamente não sejam seus amigos, apenas escolheram uma outra opção para o governo de Chapadinha. E isso não se discute é democracia! Amizade é entender, respeitar e aceitar a decisão do outro. Os amigos podem continuarem sendo amigos,mesmo tendo lados, preferências, idéias e decisões diferentes em modo geral de dizer.
Fica mais uma dica!!!
Não tenho nada contra a pessoa da prefeita, só discordo de muitas decisões tomadas pela gestão. Más se precisarem algum dia das minhas idéias e conselho, estarei no ponto para ajudar, pois apesar de não ter um convívio dia a dia com a gestão, me considero um amigo mesmo tendo divergências de opiniões.