quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

O Pseudo Nepotismo e o Cinismo Camarada


A nomeação de parentes de mandatários sempre gera polêmica, é característica da sociedade brasileira e assunto relevante para ser debatido do ponto de vista jurídico, ético e político com a seriedade que o tema requer e não com a hipocrisia com que veio à tona em Chapadinha esses dias.

Na nomeação de Danúbia não existe ilegalidade, ela passa pelo crivo jurídico sem percalços. Administrativamente, diferente do que alguém que não conheça a história de Chapadinha possa pensar, Magno não tira “sua bela e recatada do lar” para festivamente por num cargo, Danúbia passou maior parte da vida dentro da escola mantida ao longo de 46 anos por seus pais, foi vereadora e prefeita com o bons resultados na área e mantendo estreito diálogo com a categoria dos educadores.

Porém, nem tudo são flores e o principal problema de Magno com Danúbia no comando da educação é que ele Magno fica responsável por tudo o que der errado na medida em toda falha não será colocada na conta de uma secretária qualquer e sim na esposa do prefeito com o acréscimo da dificuldade (quase impossibilidade) de eventualmente ele demitir a mulher. Outra: com a visibilidade que Magno tem em nível estadual o interesse da mídia da Capital por Danúbia tende a aumentar para o bem ou para o mal, com maior probabilidade para este último.

As pessoas (que como eu) não acham uma boa prática nomear familiares para cargos públicos ainda que eles tenham aptidão para o posto, têm todo o direito de criticar.

Já quanto aos que silenciaram quando a prefeita anterior nomeou as duas filhas em seu gabinete morando ambas em São Luís e recebendo diárias para lá permanecerem, calaram quando a secretária de finanças era a irmã da ex-prefeita e nada comentaram sobre o ex-super-secretário Aluísio – cuja relação com Belezinha prefiro não adentrar –, só quero ver até onde vai tanto cinismo.   

Nenhum comentário: