quinta-feira, 16 de março de 2017

Irmão Gomes Participa de Reunião e Destaca Papel das Superintendências Regionais

As políticas públicas do Governo do Estado, a relação gestão e comunidades e os resultados alcançados nos últimos dois anos de gestão foram temas dos debates no ‘III Encontro de Superintendentes Estaduais – Atuação Regional: Desenvolvimento e Mudança no Maranhão’.

O evento, realizado na manhã desta quarta-feira (15), no Salão de Atos do Palácio dos Leões, reuniu os 31 superintendentes regionais do Estado para apresentação do atual cenário em todas as regiões do Maranhão, a partir da atuação de cada superintende. No encontro foi articulado o conjunto de ações a ser coordenado e executado, ao longo de 2017, pelas Superintendências Regionais, nos 217 municípios maranhenses.

O secretário de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap), Márcio Jerry, reforçou que as superintendências mostram sua relevância na articulação das políticas públicas estaduais nos municípios com a efetiva participação das comunidades. “Cumprem uma importante missão articulando o trabalho do Governo em todas as regiões, e, hoje, nesse encontro, vamos avaliar o trabalho, propor a intensificação destas ações e melhorar ainda mais as estratégias com fins a fazer uma gestão cada vez mais próxima das comunidades”, reiterou. O titular da Secap ministrou a palestra de abertura, fazendo análise do tema principal do encontro.

O papel fundamental das superintendências é a articulação das políticas públicas do Governo com a população, informando e ouvindo as comunidades para que suas demandas sejam convertidas em ações, explica o secretário-adjunto de Articulação Regional, Ronaldo Chaves.

“O que avaliamos, nesses dois anos de atuação, é a eficácia deste trabalho de acompanhamento dos importantes programas de Governo e a interlocução exitosa entre comunidades e representantes dos agentes públicos nas regiões. Para o Governo não basta executar ações, é imprescindível ouvir e envolver a população. Esse é o papel das Superintendências Regionais”, enfatizou Chaves.

O evento consolidou as metas da atuação das superintendências em áreas essenciais e consideradas prioridades da gestão, em temas como Saúde, Educação, Infraestrutura e Saneamento Básico. Os superintendentes têm a atribuição de acompanhar todas estas ações, entre elas, o ‘Mais Asfalto’, ‘Escola Digna’, ‘Bolsa Escola’, ‘Iemas’, ‘Sim, eu Posso’ e outros. “Esse monitoramento e fiscalização tem como objetivo garantir o êxito destas ações e que alcancem seu público destinado”, reitera Ronaldo Chaves.



As Superintendências comprovam ainda mais a eficácia considerando o momento que vive o Maranhão, avalia o superintendente regional de Articulação de Chapadinha, Francisco das Chagas Gomes (Irmão Gomes). “Estamos tendo a experiência de viver uma gestão participativa de fato. Na minha região, que sempre foi desassistida, agora a população já tem outra noção do que é governar. E temos nos esforçado para levar as ações do Governo a quem precisa e a população reconhece e participa. Avalio que com esta experiência das Superintendências estamos indo no caminho certo”, afirmou.


No encontro, os gestores regionais puderam, ainda, mostrar os resultados do trabalho desenvolvido em cada região, conhecer experiências de outras regiões e avaliar as ações do Governo em suas localidades. A apresentação do programa ‘Caravana Governo de Todos’, que objetiva levar serviços públicos a todas as regiões do Maranhão, encerrou o evento.

Nenhum comentário: