segunda-feira, 12 de junho de 2017

Concha Acústica Reformada, Reinaugura "Com Pão Com Ovo" e Terá Programação Cultural Permanente


Um dos mais belos cartões postais de São Luís, a Concha Acústica da Lagoa da Jansen foi totalmente revitalizada e vai se tornar palco da cultura e arte maranhense. Uma vasta programação cultural, promovida pelo Governo do Estado, tem como proposta manter o espaço com atividades que promovam a interação social, transformando-o em referência para os artistas locais e oferecendo alternativa de lazer para uma diversidade de públicos. A obra de revitalização executada pelo Governo transforma o antigo cenário de abandono, herdado de gestões passadas, em espaço de efervescência da cultura local.

A reestruturação da Concha Acústica incluiu intervenções na cobertura metálica, nas paredes e arquibancadas, além da reforma da bilheteria e camarotes. O trabalho para instalação do forro e do palco considerou a acústica necessária às apresentações que serão realizadas no ambiente. A reestruturação incluiu ainda a instalação do novo piso industrial, pintura, urbanização, implantação das portas, basculantes, louças e metais. 

Na parte elétrica, foram tomados os cuidados necessários para garantir a melhor utilização do som e luz para as apresentações culturais e artísticas no local. “Nesta reestruturação, o espaço recebeu melhor qualidade na edificação, onde contemplamos a área externa e parte do acabamento. A ideia é distribuir melhor os espaços para utilização do público e dos artistas”, destacou o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Diego Galdino, destacou a importância da obra para artistas e comunidade em geral. “A reinauguração da Concha Acústica é mais uma prova do compromisso do Governo Flávio Dino com a cultura do Maranhão. Os nossos artistas estão recebendo de volta mais um importante espaço para divulgarem seus talentos e a população uma opção de lazer”, destacou.

A inauguração da Concha Acústica será na quarta-feira (14), a partir das 19h, com a apresentação da peça ‘Pão com Ovo’, da Companhia Santa Ignorância, sucesso do teatro maranhense, com reconhecimento nacional, incluindo passagem pelo Rio de Janeiro; além de apresentações fora do país. Os atores levam a plateia à reflexão ao fazer sátira dos estereótipos humanos e das situações do cotidiano, com humor peculiar e inteligente. 

As próximas agendas na Concha Acústica serão realizadas sempre aos sábados, durante o entardecer, com atrações maranhenses da música e da arte em geral. Serão duas atrações a cada dia de apresentação, a partir do mês de julho. O espaço tem capacidade para receber mais de duas mil pessoas. 

Para a produtora cultural Carol Aragão, esse resgate da Concha Acústica é significativo para a cena cultural da região. “Como produtora cultural e como pessoa que consome cultura local, é com muita alegria que recebo a notícia que a Concha Acústica será reinaugurada. É um espaço onde tive oportunidade de ver grandes shows e, com certeza, esse tempo que ficou parada fez muita falta, até porque em São Luís faltam espaços adequados, com estrutura ideal para apresentações como esse. É bom para os artistas e bom para todo mundo”, comentou.

Pão com Ovo

A peça que será apresentada na inauguração da Concha Acústica nasceu há cinco anos e é um grande sucesso de público no Maranhão e em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí e Rio Grande do Norte, somando mais de 700 mil espectadores, além de uma temporada em Portugal. O elenco de ‘Pão com Ovo’ é formado por artistas maranhenses e o grupo atribui o êxito do espetáculo ao fato da comunicação ser direta e simples. 

A peça narra história de duas personagens, Dijé (vivida por Adeílson Santos), moradora de bairro da periferia, e Clarisse (interpretada por César Boaes), uma emergente alpinista social. As duas são amigas de escola que se reencontram anos depois e comentam o cotidiano das suas vidas, os hábitos e costumes de determinadas classes sociais, com muito humor. A montagem também traz o ator Charles Jr, que faz o ‘Zé Maria’, marido de ‘Dijé’ e se reveza no palco em outros personagens. 

Circuito Cultural

A programação cultural permanente na Concha Acústica vai dar espaço aos artistas inscritos em um dos editais de ocupação artística, lançados pelo Governo do Estado, em maio deste ano, e que contam com investimento de R$ 372 mil. “São contempladas diversas expressões artísticas, que além da Concha Acústica, se apresentam em vários espaços da capital, fomentando o turismo, gerando renda e cultura durante todo o ano”, destaca o titular da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), Diego Galdino.

Grupos e artistas interessados têm até o dia 21 de junho para se inscrever e compor a programação cultural da Concha Acústica e demais espaços a serem ocupados. Podem apresentar propostas artistas, bandas, companhias de teatro e circo, grupos de tambor de crioula, grupos de bumba meu boi e blocos carnavalescos tradicionais, conforme exigências dos editais. A inscrição pode ser realizada na sede da Sectur, à Rua Portugal, 303, Centro, das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. 

Os editais serão disponibilizados no site da Sectur - www.sectur.ma.gov.br.

Nenhum comentário: