terça-feira, 29 de agosto de 2017

Fazendo Justiça à Secretária Mônica

Secretária Mônica e Prefeito Magno Bacelar

Mesmo não estando entre aqueles que acham que o cargo de Secretário de Saúde deva ser ocupado exclusivamente por médicos ou graduados da área, fui reticente com relação à nomeação da Mônica Pontes, questionei internamente a escolha e hoje me vejo positivamente surpreendido com o desempenho dela no comando saúde municipal.

A gestão da saúde atual merece elogios pelos bons números do HAPA com 30 cirurgias importantes em uma semana, pela retomada do funcionamento das Unidades Básicas e pela abertura da maternidade que devolveu dignidade às mulheres chapadinhenses.

Mas o melhor tem sido a forma como as crises, as reclamações e denúncias têm sido enfrentadas pela equipe da saúde. Tirando como exemplo da falta de ambulância e de anestesistas, que ao invés negar as dificuldades, se limitar a culpar antecessores ou partir para desqualificar usuários ou imprensa, buscou-se a solução dos problemas como forma de responder.

A Saúde Pública tem problemas complexos no Brasil inteiro, há decisões equivocadas, a autonomia é limitada e muitas mazelas ainda aparecerão por aqui, mas a forma como a secretária Mônica tem encarado o desafio nos dá esperança na mesma medida em que derruba preconceitos e exalta o esforço dos humildes.            

Nenhum comentário: