quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Belezinha Presa (?): Possibilidade e Aprendizado


Com seguidas operações policiais contra ela, blogs de São Luís especulam que a prisão da ex-prefeita Belezinha seria apenas uma questão de tempo. Mas até que ponto isso pode de fato acontecer?

Conhecendo bem as denúncias por ter apurado e noticiado em primeira mão a maioria delas (Caminhão de Lixo e Licitação de Aluguel de Carros, entre outras) não tenho dúvida de que Belezinha vai ter muita dificuldade para se livrar de condenações penais no decorrer destes processos. Já a possibilidade imediata de prisão, considero muito remota que aconteça dentro da lei.

É bem verdade que, hoje em dia, prisão de político já não é mais novidade e não raro tem ocorrido ao arrepio da lei e de forma escandalosa. Apesar do agrado da maioria da população e deleite de adversários, a prisão de agente público antes da conclusão do processo é sempre caso excepcionalíssimo e com a ex-prefeita Belezinha não deve ser diferente.

Por não comemorar desgraça alheia e por valorizar o direito de defesa, espero que Belezinha tenha todas as garantias respeitadas e que seja condenada ou inocentada apenas em razão dos fatos apreciados. 

Afinal, o que se espera sempre é que nenhuma suspeita deixe de ser investigada e nenhum mal feito confirmado fique impune. Ao fim, os episódios que afligem Belezinha, podem a qualquer momento atingir seus adversários, que nada têm a festejar, mas muito a aprender e refletir sobre práticas comuns.       


Nenhum comentário: