terça-feira, 3 de outubro de 2017

Chapadinha: Quebradeiras de Coco Avançam com Projeto de Agroindústria no Canto dos Ferreiras

Extrativista Gracinha Recebendo Cheque Simbólico da Aprovação da Agroindústria

Com os desafios sendo superados através da organicidade e o empenho das mulheres em querer melhores condições de trabalho e renda, mas sem perder o princípio do trabalho coletivo, as quebradeiras de coco do P.A. Canto do Ferreira, na zona rural de Chapadinha (MA), começam a colher bons resultados após 10 anos de fundação da Associação das Quebradeiras de Coco dos Projetos de Chapadinha.

Após a aprovação de construção de uma Agroindústria para a extração sustentável e agroecológica do óleo da amêndoa do babaçu, com financiamento da Fundação Banco do Brasil – FBB, as mulheres extrativistas assinaram o Termo de Fomento para a construção de uma segunda Agroindústria. Esta, por sua vez, será destinada à fabricação de biscoitos, bolos, extração de mesocarpo, sorvetes. Os dois projetos valorizam a economia solidária e o extrativismo agroecológico, promovendo a sustentabilidade dos babaçuais e do cerrado do Baixo Parnaíba, pois as mulheres acreditam que existe sim a possibilidade de se preservar a natureza e produzir a renda para as famílias.

Na última quinta-feira (28), as representantes da Diretoria Executiva da Associação e parceiros participaram em São Luís (MA) da capacitação sobre a execução do projeto selecionado pela SAF e da cerimônia do termo de fomento. Na cerimônia estiveram presentes todas as representações das entidades que obtiveram aprovação do Edital, inclusive a Sra. Gracilene Cardoso e mais duas diretoras, além do coordenador executivo Juvenal Neres pela ASA-MA/ASA-BRASIL, sindicalista Nonato Cardoso, além da presença do secretário da SAF, Adelmo Soares, o Governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B) e lideranças políticas do estado.

A proposta se concretiza com o apoio do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), através do Edital 09/2016 – BNDES/SAF e irá colaborar para o melhor aproveitamento do extrativismo do babaçu realizado por centenas de famílias da região. A obra é recebida com muitos elogios das famílias beneficiadas e dos parceiros envolvidos na construção coletiva desse projeto. Para além do fomento financeiro proporcionado pelo Governo do Maranhão, as quebradeiras de coco contam com a parceria das equipes técnicas da ASA Maranhão, do curso de Agronomia da UFMA de Chapadinha, por meio dos professores Dr. James Azevedo e Dr. Telmo Mendes, o SEBRAE de Chapadinha, a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária do Maranhão e Prefeitura Municipal de Chapadinha.


Tiago Jansen, assessor da pedagógico - ASA-MA

Nenhum comentário: