quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Corrupção no Brasil: Entre a Hipocrisia e o Cinismo


Desde sempre e pelos acontecimentos mais recentes a palavra Corrupção vem sendo gasta atoa por ignorância ou usada desonestamente por espertalhões de toda ordem, mas para travar um debate sincero, é preciso reconhecer as raízes profundas e a impossibilidade de se estancar a falta de ética com uma única medida ou operação judicial.

Componentes da formação do nosso povo, o “jeitinho e a malandragem” não se restringem aos líderes políticos, estão presentes na furada de fila, na cola de uma prova, na cervejinha do funcionário, no desembolso de agrado para escapar de multa e assim somos parte de uma gente leniente com pequenos e grandes desvios. Desde que os pequenos erros sejam cometidos por nós que não queremos deixar de ser espertos e as grandes maracutaias empreendidas por políticos que nós apoiamos ou simpatizamos.

Para constatar que esse jogo atinge o coletivo, basta ver o silêncio das ruas depois da queda das pedaladas e ascensão dos milhões das caixas de papelão.

Outra distorção perigosa é que estamos focando demais nas demasias dos agentes públicos eleitos como se brasileiros fossem só eles e nossos agentes públicos concursados suíços e nosso empresariado finlandês. Ao contrário, não existe um malfeito que não tenha dedo da elite financeira - que é quem de fato manda na bodega nacional – e os zigs-e-zags do TSE e Supremo estão a mostrar que nosso judiciário é daqui mesmo.

Nesta quadra da história é de extrema insolência abordar o Brasil como ele é, parece defesa desta ou daquela personagem e aceitação passiva desse traço antropológico e negativo da nação. Há quem ache que um juiz de capa espada ou um presidenciável vestido Rambo vá resolver a parada ou os que milicos voltem pela enésima vez tentar moralizar parindo e nutrindo Malufs, ACMs e Sarneys, não tenho essa ingenuidade. 

A Corrupção é fenômeno sério e danoso demais para se buscar combater por fora de um processo histórico, evolutivo, longo, institucional e educacional, e que até já podemos vislumbrar progressos. E mais avançaremos quanto mais deixarmos de ser o tipo hipócrita que só enxerga corrupção nos outros ou o cínico que se fixa e tira proveito na falta de ética fato imutável, intransponível.      
   

Nenhum comentário: