quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Governo articula instalação de uma fábrica da Hyundai no Maranhão


O vice-governador Carlos Brandão, que tem cumprido agenda oficial na Coreia do Sul como parte da programação da Missão Ásia, esteve reunido com o vice-gerente geral da equipe de assuntos externos da Hyundai, Seung-Hoon Choi, durante esta terça-feira (24). O Governo do Estado está articulando a instalação de uma fábrica do Hyundai Motor Group no Maranhão.

Para o vice-governador Carlos Brandão, o estado reúne ótimas condições para receber este investimento estrangeiro. “O Maranhão apresenta uma economia [de tempo] que se reflete em sete dias em relação ao período gasto para o envio de produtos para a Europa, tendo o estado de São Paulo como parâmetro. O mesmo tempo é gasto para a exportação para os Estados Unidos. Se nós utilizarmos o Canal do Panamá para chegarmos à Coreia do Sul, encurtamos ainda mais a distância entre o Porto do Itaqui e o porto sul-coreano”, reforçou o vice-governador.

Carlos Brandão também afirmou a Seung-Hoon Choi que o Maranhão dispõe de boa infraestrutura para se chegar aos portos maranhenses em número de rodovias, ferrovias e de suporte energético natural à vontade; além de novos empreendimentos estrangeiros que se instalarão no Maranhão e que podem oferecer matéria-prima abundante para a fábrica da Hyundai.

Outro atrativo, fruto das condições do mercado externo atual, é o fato do Governo do Estado, atualmente, oferecer as melhores condições para a captação de investimentos desse porte. Somado a esse fator, a economia brasileira deve apresentar um crescimento de 2% até o início do próximo ano, em coexistência com os 57 milhões de nordestinos que podem consumir ativamente os produtos da Hyundai. Esse montante de 57 milhões de pessoas representa uma potencial população consumidora que equivale a Coreia do Sul e a Suíça juntas, em meio a possível recuperação da economia brasileira.

Como desdobramento da reunião com o representante da Hyundai, o vice-governador Carlos Brandão foi recebido pelo diretor geral do Ministério das Relações Institucionais da Coreia do Sul, Huh Tae-wan, e recebeu aceno positivo para a parceria conjunta na busca por atrativos entre Maranhão e Coreia do Sul. “Faremos um estudo de mercado em breve no Maranhão e analisaremos espaços disponíveis para a instalação da fábrica”, sinalizou Huh Tae-wan.


O Ministério das Relações Institucionais da Coreia do Sul é um dos principais interlocutores entre iniciativas governamentais estrangeiras e os empresários sul-coreanos.

Nenhum comentário: