terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Maranhão: Governo inaugura e vistoria obras em 13 municípios durante Dia D Mais IDH


O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), inaugurou mais três unidades de Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) durante ação do Dia D Mais IDH nas cidades de São João do Caru, São Roberto e São Raimundo do Doca Bezerra, no último sábado (20). Também foram entregues 18 Sistemas de Abastecimento de Água (SSAA) e vistoriadas dez cozinhas comunitárias.

O CRAS é a porta de entrada da assistência social, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços para fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. A partir do adequado conhecimento do território, o CRAS promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, informou que o Maranhão já recebeu 121 CRAS e CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) para melhor atender a população que mais precisa. 

“Por meio desse equipamento as pessoas têm acesso a serviços como o de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além de receberem orientações sobre os benefícios assistenciais e inscrições no Cadastro Único para programas sociais do governo federal e do governo estadual”, disse Neto Evangelista.

Sobre os Sistemas de Água, o Evangelista disse que mais de 50 mil pessoas já foram beneficiadas com água potável em suas casas: “Água é vida e traz dignidade para as pessoas. Estamos executando o maior programa de abastecimento de água da zona rural da história do Maranhão, e por isso já contratamos 200 poços que estão sendo implantados em todo o estado”.

Em São João do Caru, José Raimundo, 58 anos, agradeceu pela rede de distribuição de água que foi entregue em seu povoado. “A gente sofria muito sem água em casa, bebia água suja e muitas vezes ficávamos doentes. Então nosso governador Flávio Dino está de parabéns e nós aqui de São Raimundo do Caru estamos muito felizes”. Outro sistema inaugurado no munícipio foi no povoado Igarapé dos Caboclos. 

Durante a segunda edição do Dia D, que integra as ações do Plano Mais IDH, os secretários adjuntos da Sedes, Ana Gabriela Borges, Willnete Carvalho, Ricardo Ady e Lourvidea Caldas representaram o Governo durante as entregas e as vistoria das obras em São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Governador Newton Bello e São João do Caru.

Cozinhas Comunitárias

Em Governador Newton Bello e São Raimundo do Doca Bezerra, as cozinhas comunitárias em construção, que se integram à rede de equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, receberam vistoria da equipe técnica da Sedes. 

Quando inauguradas, cada cozinha atenderá de 200 a 500 beneficiários diariamente, servindo alimentação gratuita, cursos de qualificação profissional e fortalecimento da comercialização da agricultura familiar.
A dona de casa Maria Rita Silva Pinheiro, 48 anos, disse que todos aguardam a inauguração da Cozinha Comunitária de Governador Newton Bello. “A construção dessa cozinha em nosso município é um grande presente para a população carente daqui, pois terá a oportunidade de se alimentar melhor e sem custos”, disse ela.

Ao todo, dez cozinhas comunitárias foram vistoriadas durante o Dia D. Atualmente o Maranhão conta com 19 unidades de alimentação, sendo que 13 já foram entregues à população durante a gestão Flávio Dino. 

Em São Luís, os restaurantes populares estão instalados nos bairros da Liberdade, Maiobão, São Francisco, Vila Luizão, Cidade Olímpica, Coroado, Anjo Guarda e uma Cozinha Comunitária no Bequimão. 

No interior do estado, os equipamentos públicos de alimentação foram entregues aos municípios de Zé Doca, Açailândia, Chapadinha, Pedreiras, Lago da Pedra, Colinas, Grajau, Santa Luzia, São João dos Patos, Imperatriz e Itinga. 

Outros três restaurantes populares serão entregues no começo de 2018 e 30 cozinhas comunitárias estão em construção nos municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Nenhum comentário: