terça-feira, 26 de junho de 2018

Eleição da Câmara de Chapadinha: Governo Só Perde se Pedir para Perder



Embora tenha vereador da base aliada se iludindo com votos de Belezinha, com a maioria de que tem e regras atuais, o governo Magno só perde a eleição da mesa diretora, dia 30, se fizer jus à máxima do “só perde se pedir para perder”.

A fragilidade de quem aposta nos votos dos vereadores ligados à ex-prefeita reside no fato de ela própria já ter manifestado que não vai ajudar quem almeje a presidência do parlamento municipal para barganhar com Magno Bacelar. Além disso, nos bastidores, Belezinha deixa bem claro que desconfia até de vereadores de seu grupo, a exceção do Alberto Carlos, único capaz de assumir a presidência e manter-lhe fidelidade, segundo sua análise.

Aos Números
A base aliada do governo Magno tem maioria de dois terços, com 10 vereadores ainda que perdesse dois parlamentares venceria por 8 a 7, já que a oposição tem 5.  Para se ter noção das dificuldades de rebeldes e aliados da ex-prefeita, a última (e que me lembre, a única) vez que o governo perdeu foi no primeiro biênio de Belezinha quando os naturais 8 a 7 em favor dela se transformaram nos 8 a 7 contra, numa torrente de erros de articulações, soberba e egos inflados. Se com a maioria simples o governo precisa se atrapalhar muito para deixar escapar a vitória, imagine o desastre que seria a derrota de quem começa com 10 contra 5.

Regras Chapas Brancas
No parágrafo acima me refiro à impensável vitória de Nonato Baleco, na madrugada de 1º de janeiro de 2013, por voto secreto como previa o Regimento da época. Hoje o voto é aberto, na frente de todos, inclusive do governo que tem enorme poder de pressão e sabe dos interesses dos vereadores.

Respeito é Bom
Apesar do prognóstico animador é bom o governo definir um nome de comum acordo com a base, articular com a devida atenção e sem vacilo com a Câmara Municipal, que afinal de contas é um poder que merece respeito.        


Foto: Júlio Foguinho

Nenhum comentário: