segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Prefeitura Comemora: Educação de Chapadinha Agora é Campeã Nacional


 

Uma notícia que nos encheu de orgulho foi publicada nas redes oficias da prefeitura e repercutida em blogs aliados divulgando que Chapadinha teria dado show em olimpíada nacional de conhecimento.

"Chapadinha se destaca em premiações nacionais de Educação com 61 medalhas conquistadas por alunos da rede municipal", diz a manchete de um dos blogs.

Na matéria listam as medalhas e as escolas vencedoras:  U.I. Alexandre Costa – 1 medalha de ouro; U.E. Nossa Senhora das Dores – 4 medalhas de prata; U.I. Isaías Fortes de Meneses – 9 medalhas de ouro, 2 de prata e 14 de bronze; Colégio Militar Municipal Tiradentes XXIX – 14 medalhas de ouro, 5 de prata e 3 de bronze, além de conquistas na Olimpíada Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e; U.I. Aldalina Silva Machado – 1 medalha de bronze.

A notícia é tão boa que merecia informações mais detalhadas: quantos alunos concorrem? Onde aconteceram as provas? Qual entidade realizou as avaliações? Qual projeto de Foguetes nossos alunos desenvolveram? O MEC reconhece essa premiação?

Como a prefeitura não costuma responder nossos pedidos de informação, o canal vai continuar pesquisando sobre essa premiação. Afinal, depois de seguidos indicadores oficiais do MEC revelando queda no aprendizado, índices alarmantes de alunos que não sabem ler ou escrever e com nossa última posição como sendo a de 196 entre os 217 municípios do estado, essa seria a primeira boa notícia sobre o desempenho da educação chapadinhense em muitos anos. 

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Oposição Sem Líder: Com Bússola Quebrada, Que o Bom Senso nos Guie


 

Muito se tem falado sobre os bastidores do grupo político que governa Chapadinha e pouca notícia se tem da chamada oposição municipal.

Isso acontece porque não faltam líderes e iniciativas no campo governista. No governo há até liderança para um racha que nem se sabe se vai acontecer.

Por sua vez, no meio oposicionista ninguém lidera. Não há uma voz pra orientar e unificar ações. A fartura de erros grosseiros (e até desonestidades vergonhosas) feriram de morte as lideranças que se apresentaram para enfrentar Belezinha.

Entre os 80% de votos em favor da reeleição da prefeita e da eleição de 17 dos 17 vereadores todos eles do grupo situacionista, foi o resultado que Belezinha obteve com muita ajuda de seus adversários.

Diante de tudo que aconteceu é até bom que hoje não tenha ninguém se arvorando de líder. Principalmente porque teve quem desistiu como quem vendeu barato seus apoiadores e decepcionou as esperanças que inspirou; teve quem um dia foi líder absoluto, mas não percebeu a própria decadência e jogou o legado de sucesso na lama; e, teve (também) quem tratou a política como obsessão e não entendeu a regra elementar que só recebe apoio quem se dispõe a apoiar alguém.

Desta forma, a política atual abre espaço gigantesco para novos líderes, a exigir talento e sabedoria de quem pretenda liderar e olhar atento, desconfiado e participativo de quem queira se deixar liderar.  

terça-feira, 4 de novembro de 2025

Nova Pesquisa: Braide 29%, Lahésio 26%, Orleans 21% e Camarão 4%


 

A nova rodada de pesquisa do Instituto Vox Brasil mostra o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), liderando a disputa pelo Governo do Maranhão.

No cenário estimulado, Braide aparece com 29,50% das intenções de voto, seguido do ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Bonfim (Novo), com 26,39%. Em terceiro lugar está Orleans Brandão, com 21,34%, e logo depois Felipe Camarão, com 4,08%.

Entre os entrevistados, 10,22% afirmaram que pretendem anular o voto, enquanto 8,47% não souberam ou não responderam.

A margem de erro do levantamento é de 4,8 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Vox Brasil ouviu 1.027 eleitores entre os dias 27 de outubro e 1º de novembro, em várias regiões do estado.

Do Blog do John Cutrim