segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Iracema em Chapadinha e a Foto do Começo do Jogo



Como símbolo de todo acontecimento político, a foto em destaque traz um fato e uma perspectiva. A visita da presidente Iracema Vale ontem a Chapadinha consolida o apoio de amplíssima parte das oposições à presidente da Assembleia e projeta que, a partir de agora, o jogo político começa a ficar mais equilibrado.

Enquanto a prefeita Belezinha segue criticando o governo do estado e demonstrando simpatia por Felipe Camarão, figuras como Talvane, Kaio Hortegal, Higor, Júnior Carneiro, Aldy, Eduardo Braga, Lúcio Neto, Angélica, Professora Vera, Marcelo Marinheiro e outros declararam voto em Iracema para deputada Estadual e confirmam apoio ao grupo Brandão no pleito de 2026.

Se o momento de Belezinha é de perda sucessiva de aliados por sua opção de desprezo pela própria base, o grupo de Iracema se une com tendência de receber mais adesões favorecidas pelo clima pela rivalidade e desafio com a candidatura de Aluízio.

A oposição que cometeu todos os erros possíveis em passado recente, começa a retomar o rumo do acerto. Une-se para 2026 buscando deixar a fragmentação como página virada.

Desta forma, a foto que ilustra o texto é um ponto de partida, algo como um banner que anuncia início de um jogo mais equilibrado. 

 

Janilton Aranha, Presidente do PRD, Também Anuncia Rompimento com Belezinha


 

O grupo político da prefeita Belezinha e do deputado Aluízio Santos segue perdendo aliados. Depois do vice-prefeito Levi e do secretário Matheus Nenenzão, agora é o presidente do PRD Janilton Aranha quem comunica saída do governo.

"Prefeita Belezinha e Deputado Aluísio Santos, venho expressar minha gratidão pelo já feito e meu rompimento com o grupo 22 terminar esse ciclo com respeito e sem mágoas. O meu objetivo é reconhecer o valor que Secretário de Estado Júnior Marreca, o Governador Carlos Brandao e Presidente Iracema Vale estão me dando. Diante disto comunico a necessidade de seguir caminhos separados. Abraço de Janilton Aranha, 07/12/2025", disse o dirigente partidário em suas redes sociais.

Janilton fez questão declarar voto em Iracema e Orleans e informou que seu partido o PRD e o conjunto dos filiados estão motivados e entusiasmados para o nome momento.

sábado, 6 de dezembro de 2025

Maranhão forma 275 novos policiais e amplia estrutura da Segurança Pública


 

O governador Carlos Brandão vistoriou as obras de reforma e ampliação da sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e participou da formatura de 275 novos policiais militares, no Comando Geral da PMMA, no Calhau, marcando o encerramento do Curso de Nivelamento Técnico-Profissional (CNTP).

A cerimônia foi conduzida pelo governador Carlos Brandão, ao lado do secretário de Segurança Pública, patrono da turma, Maurício Martins, e do comandante da Polícia Militar, coronel Wallace Amorim.

“Quando assumimos o governo, identificamos que havia 1.600 policiais aprovados no concurso. Viemos convocando todos e, hoje, chamamos a última turma, com 275 policiais. Além disso, anunciamos que vamos abrir novos concursos em 2026 para mais policiais militares, civis, investigadores e Corpo de Bombeiros”, anunciou o governador.

Os novos policiais integram o grupo de 300 candidatos convocados e nomeados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração (Sead), para reforçar o quadro da Polícia Militar, zerando o cadastro de reserva do último concurso da corporação. Desse total, 275 tomaram posse e concluíram o curso de formação. Cerca de 1.600 foram convocados na gestão atual.

Carlos Brandão ainda vistoriou as obras de reforma e ampliação da sede da Secretaria de Segurança Pública e assinou a ordem de serviço para a pavimentação da segunda etapa do estacionamento interno do órgão. O complexo abriga a sede administrativa, a Inteligência, o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), a Força Estadual de Segurança, a Perícia Oficial e as corregedorias. Já foram concluídos o novo auditório, o estacionamento principal e a pavimentação do espaço.

“Viemos à sede da Secretaria de Segurança inaugurar o prédio completamente reformado, auditório, estacionamento, Ciops, e aproveitar para entregar novos equipamentos, como drones, computadores, coletes à prova de bala e viaturas. Realizamos a solenidade aqui justamente pela importância que essa estrutura tem para a segurança do nosso estado”, afirmou o governador.

Também foi entregue a ampliação do setor de videomonitoramento. O projeto original foi reformulado, dobrando o número de câmeras de 200 para 400. O governo do Estado também entregou novas viaturas, drones, computadores, estrutura operacional da nosso sistema, com novas viaturas, 150 computadores, mais de 400 coletes, 12 drones, granadas, munições, tecnologia para computadores, equipamentos de proteção individual, coletes balísticos, em um investimento de aproximadamente R$ 4 milhões.

“Carlos Brandão é um gestor comprometido com o Maranhão e com a proteção da sociedade. Ele tem realizado, ao longo dos anos, investimentos fortes e técnicos, cobrando resultados das polícias. São 250 prédios da segurança pública reformados de uma só vez, algo inédito no Brasil; mais de 800 viaturas entre carros e motos; e todos os instrumentos necessários para o bom desempenho da Polícia Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros”, ressaltou o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins.

A perita-geral do Estado, Anne Kelly, destacou a importância dos investimentos. “Hoje alcançamos um marco histórico na segurança pública. Tivemos várias aquisições e ainda entregaremos R$ 10 milhões em equipamentos até o fim de dezembro. Esses avanços são imprescindíveis para o sistema de segurança pública”, afirmou.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Mais Um: Matheus Nenenzão Entrega Cargo e Rompe com Belezinha


 

Depois do anúncio da saída do vice-prefeito Levi Pontes, o governo Belezinha acaba de perder mais um aliado. Trata-se do ex-vereador e atual secretário de Indústria e Comércio Matheus Nenenzão.  

Pelo que se sabe, desde que assinou um pedido de CPI do Escândalo do Covidão, Matheus nunca mais teve a mesma relação com Belezinha, mesmo voltando à base governista na legislatura anterior.

Procurado pelo Canal Contraponto, Matheus - sem detalhar os motivos - confirmou ter entregue o cargo e comunicado o rompimento político com o grupo de Belezinha e Aluízio na sexta-feira passada.  

Matheus disse ainda que vai se aliar a Josenildo Garreto no apoio às deputadas Amanda e Daniele Gentil.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Aluízio Procura Marcus Brandão para Salvar Cargos em Chapadinha


 

Na manhã da terça-feira (3), ato continuo ao anúncio de rompimento do vice-prefeito Levi Pontes, o deputado estadual Aluízio Santos (PL) divulgou foto ao lado de Marcus Brandão. Na versão do deputado, o encontro teve como pauta assuntos administrativos e políticos com grandes novidades em breve. Mas a tônica política foi o contexto de distanciamento do grupo Belezinha com o governo do estado e tentativa de salvar controle de cargos.

De acordo com informações de interlocutores de Marcus Brandão, ao contrário de Belezinha o da família Maranhãozinho, que não têm poupado críticas ao governo do estado e à família Brandão, Aluízio reiterou que vota favorável a todas as pautas do governo na Assembleia e que defende junto a Josimar e Belezinha o apoio a Orleans.

Ainda conforme informações Aluízio teria pedido a manutenção de todos os cargos estaduais em Chapadinha sob o controle de seu grupo político e reclamou de demissões de aliados no Hospital Regional depois que Belezinha difamou a unidade de saúde.

Aluízio teria sido perguntado se declararia apoio a Orleans, no que respondeu que só poderia declarar voto com o aval de Belezinha e Maranhãozinho que mantém ensaio de apoio a Felipe Camarão.

Não se sabe se Aluízio conseguiu estancar as demissões do Regional e adiar as mudanças nos cargos do estado em Chapadinha. Mas o objetivo foi esse.     

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Vice-Prefeito Levi Pontes Confirma Rompimento com Belezinha e Aluízio


 

O ex-deputado e atual vice-prefeito Levi Pontes acaba de usar suas redes sociais para anunciar o rompimento com o grupo de Belezinha e Aluízio. O médico Levi Pontes tratou seu gesto como "afastamento ético", narrou falta de valorização e reagiu a termos como "judas e traidor" que lhes foram imputados por pessoas ligadas ao governo. Veja a íntegra da nota abaixo e depois voltamos comentando no Direto ao Assunto, às 14:30 na Mirante FM.

Diante dos rumores que circulam, sinto a responsabilidade — como homem público e em respeito ao povo e aos amigos — de esclarecer os fatos.


Estou vice-prefeito por duas vezes, mas, durante todo esse período, nunca houve confiança ou vínculo verdadeiro capaz de ser quebrado. A realidade é que jamais fui valorizado ou prestigiado neste cargo. Nunca ocupei espaço, voz ou participação efetiva na gestão; nunca existiu parceria. Sempre fui suportado por conveniência política — e sempre soube, tinha certeza disso. Por isso, não há ROMPIMENTO!


O que tomo agora é uma decisão consciente e lúcida de me distanciar e me afastar ética e ideologicamente. Não compactuo com ambientes onde não há respeito, inclusive invadindo o que tenho de mais sagrado na vida, que é o sacerdócio da medicina há 47 anos, nesta cidade e região. Portanto, o povo é testemunha: meu compromisso permanece com a verdade, com o povo e com os princípios que sempre nortearam minha vida pública.


Não posso permanecer em um ambiente onde não há respeito, espaço ou prestígio.
Desejo sorte aos amigos que permanecem ou permanecerão ao lado do projeto pessoal e familiar deles. Cada amigo é livre para ter suas escolhas e defender seus projetos.


Quanto às mentiras e calúnias, inclusive me chamando de “Judas, o traidor”, afirmo que são fruto da inexistência de caráter, pois minha vida pública, política e médica é do conhecimento de todos, e o povo saberá fazer um julgamento justo e cristão a meu respeito.


Mas deixo minha resposta em PAZ e com base na Palavra de Deus: sou cristão, e a Bíblia nos ensina que “pelos frutos se conhece a árvore”. Não vivo apenas de palavras, e sim de atitudes, postura, dignidade, firmeza de caráter, bondade e empatia com o próximo. Não estou no templo todos os dias, como os falsos profetas, mas sigo o Evangelho com meus princípios cristãos. Aliás, ser cristão não é usar a fé para atacar ou macular a imagem de alguém, e sim para amar e perdoar, sem rancor, sem perseguição, agindo com integridade e caráter.


Muitos se acham superiores por religião, mas eu prefiro seguir os verdadeiros ensinamentos de Jesus.


O que importa não é o que dizemos, mas o que fazemos.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

PRD de Chapadinha Garante Nomeação do Pastor Elias Roberto para SEINC Baixo Parnaíba


 

Em mais uma articulação bem sucedida, o presidente do PRD-25 Chapadinha, Janilton Aranha, demonstrou liderança e prestigio com o Secretário de Estado de Indústria e Comércio, Junior Marreca ao garantir a nomeação pastor Elias Roberto como Assessor da Unidade Regional SEINC Baixo Parnaíba.

Com a indicação o grupo Marreca se fortalece para 2026 e o PRD de Chapadinha avança como força política municipal.

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Belezinha 100% e o Fim da Política de Chapadinha


 

Na década de 90 um certo intelectual usou a derrota dos adversários dos EUA na guerra fria para decretar o "Fim da História", conceito que previa que todas os governos seriam liberais a partir de então, não haveria guerras e o mundo viveria uma crescente de prosperidade e paz. A pesquisa que Belezinha mandou divulgar ontem tem a mesma pretensão.

Belezinha venceu as eleições com quase 80%, fez todos os vereadores e - agora - ao divulgar ter mais de 92% de aprovação, ela quer decretar o fim da política de Chapadinha.

Para a oposição interna, ao propor ter aprovação quase unanime como na Coreia do Norte, Belezinha tenta passar ideia de que é inútil combater, fiscalizar ou limitar seu poder.  

Com endereço certo para a classe política estadual, Belezinha gasta dinheiro seu ou da prefeitura com pesquisa para desestimular qualquer um queira entrar aqui e disputar votos com Aluízio e Maranhãozinho. Busca, também, convencer o governo do estado que nem os Leões teriam meios para confrontar seu pretenso pleno potencial poder municipal.

Apesar de inegável, a força política de Belezinha não é absoluta. E, ora veja, se a história não apenas se recusou a acabar, como voltou para assombrar quem escreveu-lhe o obituário, a chama da política de Chapadinha segue branda. Mas não se engane, ela queima agora como fogo de monturo, até retornar forte como a História que não cessa e como movimento que não se detém.              

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Máfia do Livro: Mais Duas Prefeitas Viram Alvo de Investigação


 

Na sequência das investigações do escândalo denominado "Máfia do Livro", mais duas prefeitas surgem como alvo das apurações em curso no Tribunal de Contas do Estado e de outros órgãos de fiscalização.

 O TCE teria identificado duas novas prefeituras suspeitas de envolvendo com a compra de livros. A Prefeitura de Santo Antônio dos Lopes, comandada pela prefeita Cibelle Trabulsi Napoleão da Silva, é acusada de gastar R$ 732 mil na compra de livros didáticos e a Prefeitura de Axixá, comandada pela prefeita Roberta Maria Gonçalves Barreto Costa, aparece gastando R$ 946 mil na compra de livros didáticos com as mesas características de outras prefeituras já investigadas.

No centro das acusações compras sem licitações, gastos considerados desnecessários e exagerados e suspeitas de superfaturamento envolveriam 51 prefeituras, incluindo Chapadinha que seria efetuado o maior contrato com valor de mais de 4 milhões de reais.

A prefeitura de Chapadinha divulgou nota negando que os livros sejam iguais aos distribuídos gratuitamente pelo MEC, mas confirmou o valor do contrato e a dispensa de licitação.  

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Máfia do Livro: Prefeitura Nega Livros Iguais ao MEC, Mas Confirma Valor de 4 Milhões e Falta de Licitação




 

Diante da repercussão do caso, a prefeitura quebrou o silencia e publicou nota sobre o escândalo denominado "Máfia do Livro" pela mídia estadual.

Na nota  (abaixo) a prefeitura nega que os livros sejam iguais aos distribuídos pelos MEC e acaba confirmando dados das matérias estaduais. Com valor de mais de 4 milhões de reais e falta de licitação confirmados, pouco esclarece e mais reforça a necessidade de investigação.

Órgãos como o Tribunal de Contas do Estado, Ministérios Públicos Estadual e Federal e CGU já abriram investigações oficiais sobre o caso. 




 

sábado, 15 de novembro de 2025

Belezinha e o Regional: Preocupação com a Saúde ou Obsessão pelo Controle Total


 

Em sua mais recente live, sexta-feira (14/11), a prefeita Belezinha detonou o Hospital Regional de Chapadinha e atacou diretores, médicos e funcionários, traçando um quadro pra lá de negativo da unidade de saúde.  

Os casos alegados pela prefeita de Chapadinha merecem uma apuração mais detalhada, mas há algo de curioso e contraditório nas alegações da prefeita: o fato de ela (Belezinha) e seu esposo deputado Aluízio Santos terem indicado uma diretora (a enfermeira Dianne Rose, na foto ao lado da prefeita) e terem indicado a nomeação de pelo menos a metade dos servidores do Hospital Regional de Chapadinha.

Ficando claríssimo que o Regional é administrado numa espécie de guarda compartilhada entre o grupo da prefeita Belezinha e do deputado Aluízio com o grupo ligado ao ex-deputado Paulo Neto, resta saber se as queixas de Belezinha dizem respeito só a metade da diretoria e dos funcionários indicados por seus adversários ou se os problemas também incluem seus apadrinhados.

Se o órgão é composto por indicados de dois grupos, difícil crer que qualquer falha seja produzida por apenas um deles, havendo, claro, mais probabilidade de o problema estar na divisão desunida ou na cobiça obsessiva pelo controle completo.

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Depois de Vídeo Viral: Vereadores Defendem Aluízio e Atacam Eduardo Braga

As falas do Eduardo Braga sobre o vazio do mandato do deputado Aluízio Santos furaram todas as bolhas e mexeram com o grupo político de Belezinha a ponto de vários vereadores dedicarem seus discursos em defesa de Aluízio e ataques a Braga, na sessão desta quinta (13/11).

Alberto Carlos, Missicley, Junior Aguiar, Itamar, Ricardinho e Nildinha Teles defenderam o deputado em discursos longos e apartes. Nos argumentos, o destaque que Aluízio esteve doente durante o primeiro ano de mandato, requerimentos, emendas, indicações e obras tocadas pela prefeitura foram lançadas pela bancada governista em favor do deputado.

O vereador Ricardinho foi mais enfático nas críticas a Eduardo Braga: ele disse que Braga quer o cargo da articulação política do estado, repetiu um vídeo antigo em que Braga elogia Belezinha e indagou se ele teria comprado votos quando se elegeu vereador.

Ouvido pelo canal, Braga disse que ainda não assistiu a sessão e que vai avaliar se vale a pena responder depois conhecer os argumentos dos vereadores. 

Ao mobilizar vereadores depois do vídeo viralizar, Eduardo Braga acaba dando o mote para as eleições 2026. Afinal, Aluízio fez um bom mandato? Conquistou algo relevante para Chapadinha? O debate será esse e teremos novos embates em breve.                      

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Prefeita Belezinha Reconhece Josimar Maranhãozinho como Corretor de Emendas


 

Ao responder críticas de um internauta em matéria desfavorável ao deputado Maranhãozinho, a prefeita de Chapadinha Ducilene Belezinha acabou reconhecendo Josimar como corretor de emendas.

"Pode até ser corretor sim! Chame como quiser! Mas (garantimos) que todas as emendas são muito bem distribuídas e muito bem aplicadas e as ações aparecem", declarou a prefeita Belezinha em defesa do deputado federal.

Ainda no comentário a prefeita disse que roubo de verdade era o do INSS. "Por isso as pedradas dos que roubam de verdade, inclusive os velhinhos do INSS e levam todo dinheiro para outros países", disse Belezinha.

A prefeita insistiu que as cidades dos prefeitos de seu partido são as mais bem cuidados do Maranhão. "Deixe de ser cego e reconheça que as cidades do Maranhão mais bem cuidada são administradas pelo PL! Procure se formar e informar pelo menos! Mas a cegueira ruim não é da visão e sim da consciência", finalizou a prefeita Belezinha.

Apesar do avanço do processo e da elevada probabilidade de condenação, Belezinha e o deputado estadual Aluízio Santos seguem os mais fervorosos defensores de Josimar Maranhãozinho que para eles é o verdadeiro governador do Maranhão.  



Em Convenção do MDB Levi Pontes Reafirma Independência


 

Independência é a palavra que melhor define a convenção do MDB sob a liderança do vice-prefeito e ex-deputado Levi Pontes. Representado pelo vice-prefeito, dois vereadores e pela secretária da mulher e ex-vereadora Francisca Aguiar, o Movimento Democrático Brasileiro de Chapadinha foi prestigiado por dirigentes partidários do campo da oposição e nenhum partido ou personalidade ligado ao governo municipal compareceu.

Em sua fala Levi Pontes evitou confronto com a prefeita Belezinha e com o deputado Aluízio, mas defendeu o direito do MDB escolher seu caminho por contra própria. O vice-prefeito chegou a reconhecer que Chapadinha continua apresentando "péssimos" indicadores e - dando o exemplo de seu pai, o deputado Pontes de Aguiar, criticou quem se utiliza da política para enriquecer ou aumentar patrimônio.

Se havia quem esperasse rompimento público ou críticas mais enfáticas, o evento do MDB teve o tom de reafirmar independência. Agora vamos acompanhar as reações da prefeita Belezinha e do deputado Aluízio ao movimento liderado por Levi Pontes.  

terça-feira, 11 de novembro de 2025

Áudios de Pacovan Indicam que Cobrança de Propina é Prática Generalizada no Maranhão


Nas alegações finais da PGR pedindo a condenação de Josimar e outros, nenhuma surpresa. Em suas 25 páginas a Procuradoria Geral da República é contundente em detalhar as ações do grupo de Maranhãozinho. Os trechos das mensagens entre Pacovan, Josimar e outros do grupo são desconcertantes. Indicam com clareza vulgar que a corrida por propina de emendas é prática que vai muito além do grupo que está sendo julgado agora. Veja abaixo:   

"Com relação ao agiota Pacovan, já falecido, o seu papel era o de solicitar a propina em nome do grupo, a exemplo do que ocorreu em São José do Ribamar/MA. São fartas as provas de que atuava em diferentes municípios, como se verifica da seguinte mensagem, na qual cita dificuldades para o recebimento de valores no ente municipal e também em Bacabal/MA .  

Pacovan: “Essa situação de eu não ter pegado o comprovante... Pagou no dia 31, dia 05 já era pra eu estar com os papéis na mão. Entendeu? [...] Rapaz, só raposas. Na hora que cai na conta, já cai outras pessoas dizendo que é deles. Outros lobistas, outras pessoas. Tem que ser assim, caiu na conta, no dia seguinte já pegar o comprovante. E eu fui lá com 30 dias depois. [...] Caiu dia 31, eu tô indo lá dizer: ‘aqui é meu’, dia 21 de janeiro. Como é que é teu, porque tu não veio dia 05, dia 10? Eu tô com ar de doido. Eu tô tomando remédio controlado. Vou logo explicar pra tu. Com ar de doido, porque é uma responsabilidade muito grande. [...] Tô indo pra Ribamar resolver. Porque as duas broncas são Ribamar e Bacabal” (fl. 16 do RAPJ n. 4848329/2021, com grifos acrescidos).

Em um outro áudio, que também demonstra o amplo alcance do grupo, Pacovan sugere a concentração de recursos de emendas em São José do Ribamar, em detrimento da pulverização em municípios menores. A estratégia, revelada a Josimar, visava à otimização da coleta da propina:

Pacovan: “Mas eu alinhei lá com o cara [sic], tá alinhado. Se tu puder botar lá, viu? Dá um jeitinho lá, de botar lá, Ribamar. Porque é melhor do que botar nesses pequeninhos. Quinhentos ali, mil acolá. Bota logo em um grande, entendeu?” (fl. 5 do RAPJ n. 4848329/2021, com grifos acrescidos).


segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Prefeitura Comemora: Educação de Chapadinha Agora é Campeã Nacional


 

Uma notícia que nos encheu de orgulho foi publicada nas redes oficias da prefeitura e repercutida em blogs aliados divulgando que Chapadinha teria dado show em olimpíada nacional de conhecimento.

"Chapadinha se destaca em premiações nacionais de Educação com 61 medalhas conquistadas por alunos da rede municipal", diz a manchete de um dos blogs.

Na matéria listam as medalhas e as escolas vencedoras:  U.I. Alexandre Costa – 1 medalha de ouro; U.E. Nossa Senhora das Dores – 4 medalhas de prata; U.I. Isaías Fortes de Meneses – 9 medalhas de ouro, 2 de prata e 14 de bronze; Colégio Militar Municipal Tiradentes XXIX – 14 medalhas de ouro, 5 de prata e 3 de bronze, além de conquistas na Olimpíada Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e; U.I. Aldalina Silva Machado – 1 medalha de bronze.

A notícia é tão boa que merecia informações mais detalhadas: quantos alunos concorrem? Onde aconteceram as provas? Qual entidade realizou as avaliações? Qual projeto de Foguetes nossos alunos desenvolveram? O MEC reconhece essa premiação?

Como a prefeitura não costuma responder nossos pedidos de informação, o canal vai continuar pesquisando sobre essa premiação. Afinal, depois de seguidos indicadores oficiais do MEC revelando queda no aprendizado, índices alarmantes de alunos que não sabem ler ou escrever e com nossa última posição como sendo a de 196 entre os 217 municípios do estado, essa seria a primeira boa notícia sobre o desempenho da educação chapadinhense em muitos anos. 

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Oposição Sem Líder: Com Bússola Quebrada, Que o Bom Senso nos Guie


 

Muito se tem falado sobre os bastidores do grupo político que governa Chapadinha e pouca notícia se tem da chamada oposição municipal.

Isso acontece porque não faltam líderes e iniciativas no campo governista. No governo há até liderança para um racha que nem se sabe se vai acontecer.

Por sua vez, no meio oposicionista ninguém lidera. Não há uma voz pra orientar e unificar ações. A fartura de erros grosseiros (e até desonestidades vergonhosas) feriram de morte as lideranças que se apresentaram para enfrentar Belezinha.

Entre os 80% de votos em favor da reeleição da prefeita e da eleição de 17 dos 17 vereadores todos eles do grupo situacionista, foi o resultado que Belezinha obteve com muita ajuda de seus adversários.

Diante de tudo que aconteceu é até bom que hoje não tenha ninguém se arvorando de líder. Principalmente porque teve quem desistiu como quem vendeu barato seus apoiadores e decepcionou as esperanças que inspirou; teve quem um dia foi líder absoluto, mas não percebeu a própria decadência e jogou o legado de sucesso na lama; e, teve (também) quem tratou a política como obsessão e não entendeu a regra elementar que só recebe apoio quem se dispõe a apoiar alguém.

Desta forma, a política atual abre espaço gigantesco para novos líderes, a exigir talento e sabedoria de quem pretenda liderar e olhar atento, desconfiado e participativo de quem queira se deixar liderar.  

terça-feira, 4 de novembro de 2025

Nova Pesquisa: Braide 29%, Lahésio 26%, Orleans 21% e Camarão 4%


 

A nova rodada de pesquisa do Instituto Vox Brasil mostra o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), liderando a disputa pelo Governo do Maranhão.

No cenário estimulado, Braide aparece com 29,50% das intenções de voto, seguido do ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Bonfim (Novo), com 26,39%. Em terceiro lugar está Orleans Brandão, com 21,34%, e logo depois Felipe Camarão, com 4,08%.

Entre os entrevistados, 10,22% afirmaram que pretendem anular o voto, enquanto 8,47% não souberam ou não responderam.

A margem de erro do levantamento é de 4,8 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Vox Brasil ouviu 1.027 eleitores entre os dias 27 de outubro e 1º de novembro, em várias regiões do estado.

Do Blog do John Cutrim

sábado, 25 de outubro de 2025

Levi Exalta Importância de Hildo para o Grupo e Ensaia Enfrentamento com Belezinha


 

O vice-prefeito Levi Pontes publicou texto em suas redes sociais destacando a participação da comitiva de Chapadinha em evento nacional do MDB e elogiando o deputado federal Hildo Rocha.

Logo no início do texto, sem fazer qualquer menção a Belezinha, Levi lembra que foi para o MDB por "escolha" do deputado estadual Aluízio Santos a quem chamou de "meu líder". "Quero, de público, agradecer ao meu líder, deputado estadual Aluízio Santos, que acertadamente nos escolheu para filiarmo-nos ao MDB de Chapadinha-MA, integrando a nominata de candidatos a vereadores e vice-prefeito", disse Levi.

Mais adiante o vice-prefeito elogia Hildo Rocha e relembra a importância do parlamentar para o grupo de Belezinha "Acabo de retornar do Encontro Nacional do MDB, realizado em Brasília, a convite do ilustre cidadão chapadinhense e deputado federal Hildo Rocha, que, por diversas vezes, recebeu o apoio do nosso grupo político. Tivemos a oportunidade de presenciar, ao lado dos nossos vereadores, amigos e amigas, a importância desse parlamentar no cenário político nacional — um homem extremamente competente, atuante, respeitado, presente e considerado por todos um decano e uma grande liderança", completou Levi Pontes.

Além de rememorar a importância de Hildo para o grupo cujos líderes hoje vetam seu nome, a manifestação do ex-deputado Levi foi entendida como reafirmação de apoio ao deputado emedebista e de disposição de enfrentar a restrição de Belezinha contra Hildo Rocha.  

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Áudios Comprovam Ameaças a Brandão e Consolidam Racha na Base de Lula no Maranhão


No roteiro da divulgação dos áudios há pelo menos duas constatações: as ameaças e pressões usando o judiciário eram reais e o grupo que venceu as eleições estaduais de 2022 tá definitivamente rachado.

Afora as pressões e o racha como fatos consolidados, a participação dos magistrados fica (até aqui) restrita a citações e a utilização de seus nomes, sem qualquer indício na participação direta de qualquer deles.

Já os desdobramentos do capítulo dos áudios na novela política das eleições são imprevisíveis para as alas que brigam, com tendência de findar com prejuízo para ambas e consequente saldo positivo para as oposições.

Vamos acompanhar os próximos episódios da trama.

    

 

PF na Região: O Alvo Era São Benedito, Prefeito Wallas Afastado


 

A Polícia Federal, com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou na manhã desta quarta-feira (22/10) a Operação Santa Chaga. O objetivo é investigar uma organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).

Foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Benedito do Rio Preto, Jatobá, Urbano Santos e São Luís. A Justiça também determinou o afastamento das funções públicas de um agente político e três servidores ligados à Prefeitura de São Benedito do Rio Preto/MA.

A investigação aponta que recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) eram desviados para pessoas sem vínculo com a educação, supostamente para comprar apoio eleitoral, para empresas contratadas com indícios de irregularidades e familiares de agentes políticos. Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro.

 

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

STF Amplia Quebra de Sigilo de Pacovan e Gera Tensão Entre Operadores de Emendas


 

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quinta-feira (16) o acesso aos registros telefônicos de Josival Cavalcanti da Silva, conhecido como Pacovan, empresário morto em junho de 2024 em Zé Doca. A decisão integra uma investigação sobre suspeitas de corrupção passiva e atuação de organização criminosa envolvendo parlamentares e outros investigados.

De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), Pacovan é suspeito de ter exercido papel central em um esquema de desvio de recursos de emendas parlamentares. Ele teria sido designado pelo deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL-MA) para solicitar pagamentos indevidos ao ex-prefeito de São José de Ribamar, Eudes Sampaio Nunes, em troca da liberação de verbas federais. O inquérito também envolve os deputados Pastor Gil (PL-MA) e Bosco Costa (PL-SE).

O despacho determina que a operadora Telefônica Brasil S.A. (Vivo) forneça, em prazo improrrogável de cinco dias, os dados do número de Pacovan, (98) 9 9150-16**, referentes aos períodos de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2019 e de 25 de novembro a 3 de dezembro de 2020. O acesso aos registros, mesmo após a morte do empresário, tem como objetivo confrontar depoimentos, esclarecer ligações e movimentos relacionados ao esquema e subsidiar a ação penal em tramitação no STF.

O ministro Cristiano Zanin destacou que a medida é para garantir que os fatos sejam apurados com rigor, preservando a integridade da investigação e o devido processo legal.

Informações Jornal Pequeno

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Em Meio a Desgaste de Josimar, Hildo Rocha Avança por Dentro do Grupo Belezinha



Pela natural resistência da classe política em se aproximar do clã Josimar Maranhãozinho, o ex-deputado federal Hildo Rocha é quem se beneficia do desgaste e avança dentro do grupo de Belezinha e Aluízio em Chapadinha.

Hildo, que já contou com o vereador Tote desde as eleições anteriores, agora estaria prestes a receber apoio do vice-prefeito e ex-deputado Levi Pontes e dos vereadores Isalena, Netinho e Marinete.

Assim, como quem come mingau quente: pelas beiradas, Hildo avança para consolidar expressiva votação em Chapadinha, dependendo (claro!) da reação e da vontade imperial da prefeita Belezinha de aceitar ou não a debandada contra a candidata oficial, Detinha.

Após 6 Meses: Prefeitura Inicia Sinalização da Avenida Ataliba


 

Após seis meses de espera e de muita pressão por conta do aumento de acidentes na via, a prefeitura de Chapadinha começou a sinalização da Avenida Ataliba Vieira.

A sinalização começou com a marcação horizontal da separação dos sentidos da Avenida. " A Prefeitura de Chapadinha iniciou o processo de sinalização da Avenida Ataliba Vieira de Almeida, uma das vias mais importantes da cidade. O trabalho vai garantir mais segurança no trânsito, melhor fluidez para veículos e pedestres e uma cidade mais organizada e bonita", diz a matéria da página da Prefeitura.

Agora é esperar que o serviço seja concluído e que os usuários respeitem a sinalização.

Prefeitura de Mata Roma Abre o 2º Campeonato Municipal de Futebol de Campo, Neste sábado


 

A Prefeitura de Mata Roma, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, realiza neste sábado (11), a partir das 16h, na Praça de Eventos, a abertura oficial do 2º Campeonato Municipal de Futebol de Campo.

O evento promete agitar a cidade e reunir atletas, torcedores e famílias em um grande momento de confraternização. A competição, que já faz parte do calendário esportivo do município, valoriza o talento local e incentiva a prática do esporte entre jovens e adultos.

Além do futebol, a abertura do campeonato marca também o pontapé inicial da Festa do Caju 2025, uma das tradições mais queridas de Mata Roma, que celebra a cultura, a alegria e o espírito de união da população.

O prefeito Besaliel destacou a importância da iniciativa para fortalecer o esporte e o lazer no município: “O esporte é um instrumento poderoso de inclusão e cidadania. Estamos muito felizes em promover mais uma edição desse campeonato que movimenta a cidade e une as comunidades em torno de algo positivo.”

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Josimar e a Ilusão do Depoimento Salvador


 

Aliados de Maranhãozinho na mídia venderam a ilusão de que o depoimento do ex-prefeito Eudes Sampaio durante audiência no Supremo Tribunal Federal (STF), teria alterado "o curso das investigações sobre um suposto esquema de desvio de emendas parlamentares" e estaria prestes a inocentar Josimar, Gil, Bosco e toda a organização foi acusada pela PGR depois de minuciosa investigação da PF.

Quem já olhou o processo sabe que não tem nada mais enganoso que acreditar no depoimento de Eudes como salvador dos destinos de Josimar. Na denúncia original Eudes não acusou Josimar de extorsão, sempre deixou claro que esse papel cabia a Pacovan que era intermediário do esquema denunciado. Deste ponto de partida veio a confirmação de que as emendas eram dos parlamentares citados e todas as provas que incluem até interceptação de mensagens e riqueza de detalhes das operações.

No mesmo depoimento - que não é novo, Eudes declara que era assediado por Josimar a ponto de bloquear seu número, veja a pergunta do MP e a resposta do Eudes como testemunha do caso:

"MINISTÉRIO PÚBLICO - O senhor sabe se o Pacovan tinha algum tipo de relacionamento, alguma proximidade com os deputados, com o Josimar Maranhãozinho, com o Bosco Costa ou com o pastor Gil?

TESTEMUNHA (Eudes)- Não, eu já lhe respondi. Eu não sei, porque eu não conhecia o Josimar Maranhãozinho. Eu não tinha contato com ele. Ele me mandava mensagem e eu bloqueava, eu nem abria a mensagem, porque eu não queria ter vínculo nenhum com ele. Aí eu bloqueava, ele mandava de outro telefone, eu bloqueava. Eu só olhava na tela preta, quando eu via que era ele, eu desligava.

Josimar, que tinha sobre o então prefeito Eudes tanto interesse que chegou a ser bloqueado, é o primeiro de cerca de 80 deputados suspeitos de desvio com base em emendas com processo em fase final, tentar colocar toda a culpa em um agiota morto, só cola se o STF topar assumir pra ele uma absolvição que seria mais escandalosa que os desvios bilionários.

Vamos ver o que acontece.  

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Bruna Pessoa: Ligada a Chapadinha e Cotada para se Eleger Deputada


 

A novidade do fim de semana é que teremos uma jovem mulher com fortes ligações com Chapadinha se candidatando a uma vaga de deputada estadual e que já desponta como umas das favoritas na disputa.  

Trata-se de Bruna Pessoa que é advogada, empresária e vive em Tuntum, onde atua politicamente em conjunto com o irmão Fernando Pessoa que é prefeito reeleito da cidade. Ao lado do prefeito Fernando, Bruna tem importante atuação política e administrativa naquela região.



Neste final de semana, a convite de familiares, amigos e do líder Adílio do Blog Esperança Jovem, Bruna esteve na região para visitas e encontros políticos em Buriti e Chapadinha. Em Buriti a agenda de Bruna foi participar do projeto social Café com Esperança e fez uma maratona de visitas por várias comunidades da zona rural com ações solidárias.



Em Chapadinha, Bruna participou de um programa de entrevistas e manteve contato com amigos e familiares. Bruna Pessoa é neta do saudoso Chagas Teles e de Dona Irene Portela Teles, patriarcas da Família Teles que tem forte tradição na política de Chapadinha e Região.

Bruna falou sobre o contato de manteve em Buriti: "hoje visitamos a zona rural de Buriti, em um momento de diálogo e aproximação com a comunidade. Essa vivência reforça a importância de valorizar quem vive do campo e reconhecer sua contribuição para o desenvolvimento da cidade. Cada encontro nos motiva a seguir firmes no compromisso de construir, junto à população, um futuro melhor para todos", declarou Bruna Pessoa.

A pré-candidata Bruna Pessoa vai marcar e anunciar agenda para Chapadinha nos próximos dias.




Iracema Vale Prestigia Romaria da Juventude em Chapadinha


 

A convite da Diocese, a Presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale, esteve em Chapadinha para participar da 11ª Romaria da Juventude do Maranhão.

A Romaria da Juventude do Maranhão é um dos maiores eventos da Igreja Católica do Estado, é organizada pela Pastoral da Juventude (PJ) e - a cada ano - se reafirma como um importante ato de fé e mobilização para os jovens católicos.

A presidente Iracema Vale, acompanhada dos ex-vereadores Aldy Júnior e Professora Vera, participou da Missa de Abertura da Romaria. 

Iracema usou as redes sociais para louvar o evento. "Participar da XI Romaria da Juventude, em Chapadinha, foi uma experiência marcante de fé, alegria e comunhão", disse ela. "Ver tantos jovens juntos com o coração cheio de esperança e amor por Deus é inspirador demais. Que essa chama continue acesa em cada um de nós", finalizou a presidente Iracema Vale.



sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Aliado de Aluízio Volta a Atacar Tote


 

O Comunicador James Soares, aliado do deputado Aluízio Santos e alvo de discurso do vereador Tote, pediu direito de resposta que o Blog e o Canal Contraponto publicam abaixo.  

“DESQUALIFICADO, INSIGNIFICÂNCIA, DESABAFO, ARBITRÁRIO, TOLO”

Foram palavras de um vereador Lulista, durante a sessão desta terça-feira 23, USANDO SEU PODER DE USAR A TRIBUNA da câmara (Lembrando que eu como simples cidadão não posso usar a tribuna, a menos que seja convidado),

PARA PROFERIR IMPROPÉRIOS CONTRA MIM, um cidadão PAGADOR DE IMPOSTOS INCLUSIVE DO SEU SALÁRIO de vereador, porque TENHO LHE FEITO QUESTIONAMENTOS como EMPREGADO DO PAGADOR DE IMPOSTOS que ELE É, em seus 3 mandatos como político.

O fato dele usar termos tão chulos, deve ser porque o nobre vereador NÃO TENHA ARGUMENTOS e QUANDO NÃO SE TEM ARGUMENTOS, PARTE PRA AGRESSÃO VERBAL.

Questionei o vereador outrora porque ele chamou uma vereadora durante a sessão da câmara em 2020, de “VELHA e DOENTE”, isso configura VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA CONTRA MULHER.

Questinei o vereador em 2023, através de mensagens no WhatsApp, por ele FAZER ATAQUES AO AGRONEGÓCIO da macro região de Chapadinha e INCITAR O ÓDIO, com o discurso de Esquerda de “ricos contra pobres e pobres contra ricos”, o Brasil está dividido e ESTIMULAR ESSE DISCURSO DE ÓDIO para nossa região, não beneficia o desenvolvimento econômico da região. O então vereador me ligou pelo WhatsApp perguntando: “QUEM TU PENSA QUE É?”

Questionei o vereador por ele PAGAR 15 MIL REAIS PARA UM ÚNICO ASSESSOR e o chamei de PERDULÁRIO, o então parlamentar me perguntou o que significava a palavra PERDULÁRIO, e eu respondi que SE TRATA DE ESBANJADOR DO DINHEIRO PÚBLICO.

O novo questionamento, fiz a um jornalista perguntando se a fonte da matéria ESPECULATIVA tinha vindo do então vereador e disse que ele tinha usado o Poder Legislativo para tomar cabos eleitorais de seus colegas vereadores.

QUEM NÃO QUER SER QUESTIONADO, NÃO DEVE ASPIRAR E ASSUMIR CARGOS PÚBLICOS, como nobre vereador.

Durante minha passagem como assessor da câmara municipal em 2020, FUI O ÚNICO QUE DEFENDEU OS SERVIDORES DAQUELA CASA, ao serem chamados durante a sessão da câmara de “INCOMPETENTES” por um vereador.

NÃO HOUVE UM SÓ VEREADOR QUE DEFENDESSE OS ASSESSORES, mas grande maioria APOIARAM o ataque do vereador PEDINDO minha demissão durante a sessão da câmara, parte desses vereadores que pediram minha demissão da câmara POR DEFENDER OS ASSESSORES DE ATAQUE DE VEREADOR, parte deles FORAM DEMITIDOS PELO POVO, NÃO FORAM REELEITOS.

“Acuse seus adversários DO QUE VOCÊ FAZ; chame-os DAQUILO QUE VOCÊ É” (Esquerdista Lênin)

Os IMPROPÉRIOS que o nobre vereador atribui a mim, como “ARBITRÁRIO”, eu UTILIZANDO MINHA LIBERDADE DE EXPRESSÃO POSTIVADA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, talvez SE ENCAIXE A ELE POR NÃO QUERER SER QUESTIONADO e UTILIZAR SEU PODER DA TRIBUNA, para fazer “DESABAFO” contra um PAGADOR DE IMPOSTOS QUE PAGA SEU SALÁRIO DE VEREADOR.

E por fim, apesar de estarmos numa DITADURA do CONSÓRCIO Lula e STF - Supremo Tribunal Federal, eu na minha mera “INSIGNIFICÂNCIA” como me atribuiu o vereador Lulista, ainda tenho o DIREITO LIVRE DE ME EXPRESSAR, E EM MOMENTO NENHUM EU NÃO USEI IMPROPÉRIOS contra sua excelência.