![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiAmPm5Gmx-ym4uCbNZYMc-xiaHI1Pq0XyqJyotg1X8SWvD4XIfWorKUXZeV8KbGz46jS0nQVFKUwRKWuaZJWtyI6hnD96ieX7q874cUbhicKCiPPEDJQCSUt13-_F81TUnqx-o9WNnZsc/s280/Fotos_pescado_102.jpg)
De acordo com Jane Lopes, o consumo de peixes aumentou significativamente nos últimos anos em Chapadinha - município pólo na região do baixo Parnaíba. O mercado central da cidade possui atualmente 21 boxes de comercialização do pescado. No entanto, as condições de venda nos estabelecimentos, em geral, são péssimas. “Alguns apresentam condições muito rudimentares no que diz respeito à higiene e aos cuidados com a manipulação dos produtos”, disse a professora Jane. Segundo ela, essas práticas inadequadas durante a manipulação contribui para a baixa qualidade do pescado na região, uma vez que “a maioria dos vendedores ignora ou não sabe as regras indispensáveis de higiene”. Daí a necessidade verificar as condições higiênico-sanitárias dos locais de comercialização de peixe em Chapadinha.
Trabalho educativo - Além do aspecto higiênico-sanitário dos locais de comercialização, os pesquisadores também pretendem fazer um levantamento das condições sócio-econômicas das famílias dos comerciantes, que têm a venda do pescado como única fonte de renda. “É fundamental para a nossa pesquisa obter informações sobre a situação econômica, social e cultural dessas pessoas, pois assim poderemos realizar melhor o trabalho de orientação e acompanhamento técnico dos vendedores”, disse.
De acordo com a professora, serão realizadas várias atividades de caráter sócio-educativo, entre elas a divulgação de informações sobre os programas sociais destinados às famílias carentes e a realização de palestras sobre temas relevantes (Prevenção de Álcool e Drogas, DST’s/AIDS, Gravidez Precoce, Violência Doméstica; Higiene Bucal, etc.).
Além da professora Jane Lopes, também participam do projeto as professoras Cristiane Rego de Oliveira (CCAA); Izumy Pinheiro Doihara (CCAA) e Taciana Galba Tenório (CCAA); as alunas Raiza Flanilsa Reinaldo (Zootecnia), Jakeline Almeida Carneiro (Biologia), Ariana Maiara de Sousa Almeida (Biologia) e a assistente social Ezenilde Rocha Mendes.
Por Ivandro Coelho
Nenhum comentário:
Postar um comentário