quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Chapadinha e Outras Três Prefeituras na Mira das Investigações das “Emendas Pix”


 

Depois do bloqueio de 27 milhões por ordem no Ministro Flávio Dino do STF, as investigações sobre a farra de emendas avançam e colocam Chapadinha como alvo prioritário das autoridades e órgãos de controle.

Hoje a imprensa estadual noticiou que a Procuradoria da República busca rastrear as emendas parlamentares impositivas do tipo “emendas pix”, enviadas para quatro Prefeituras do Maranhão, incluindo Chapadinha.

Sob o comando do procurador da República, Pedro Henrique Oliveira, a PGR instaurou um Procedimento Administrativo para monitorar os repasses das prefeituras de Turiaçú, Chapadinha, Araguanã e Alto Alegre do Pindaré.

No contexto dos inquéritos comandados por Flávio Dino, o procurador solicitou informações atualizadas sobre valores recebidos através de emendas parlamentares, detalhamento rigoroso e todas as prestações de contas envolvendo as verbas e suas aplicações.

Felipe Camarão Dialoga com Membros do Judiciário


 

Do vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), após encontro com juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça do Maranhão e do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, nesta quarta-feira, 29:

Com grande honra, recebi na tarde de hoje, juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça do MA e do Tribunal Regional Federal da 1ª região, para dialogar e estreitar laços com os profissionais que desempenham papel fundamental na construção de uma Justiça cada vez mais eficiente e em defesa do bem-estar social. Continuaremos a trabalhar juntos pela promoção da justiça e da equidade em nossa sociedade. Foi uma grande honra recebê-los!”.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Painéis: Em Nota Empresa Confirma Não Ter Havido Licitação e Defende Qualidade das Placas Tsun


 

Em nota (veja a íntegra abaixo) a empresa SA SOLAR LTDA – que teria fornecido painéis solares para a prefeitura de Chapadinha – taxou de caluniosas as matérias e ameaçou de processo blogs e sites que levantaram dúvida quanto à qualidade e segurança dos dispositivos e que questionaram a legalidade da aquisição dos equipamentos.

De útil a nota reconhece que não houve licitação e sim Adesão à Ata de Registro de Preços, igualmente admite que a empresa forneceu placas da marca TSUN, mas de um tipo diferente à considerada irregular pelo Inmetro.

Porém, o que deveria esclarecer, mais lançou dúvidas e acrescentou suspeitas ao negócio. Se quem apareceu defendendo o contrato com a prefeitura foi a SA SOLAR LTDA, quem fez a entrega foi uma empresa por nome Líder Energia Solar. Seria empresa do mesmo grupo com CNPJ e Razão Social diferentes? Qual o real motivo para a confusão entre nomes e empresas? Talvez uma nova nota possa explicar.



Continuamos considerando necessária uma apuração independente sobre a qualidade e segurança das placas que serão colocadas em tetos de escolas, sob a cabeça de crianças. Tentamos localizar o registro da tal adesão a ata de preços e novamente nada encontramos. A prefeitura, por sua vez, continua sem se pronunciar e sem comprometer-se com qualidade e a segurança dos equipamentos.

Com segurança nos critérios da apuração e na importância das questões de extremo interesse público levantadas, nada tememos com relação a processo e continuaremos pautando o tema. 






Afonso Cunha: Diogo Souza Cumpre Agenda em São Luís em Busca de Apoio para Projetos Sociais


 

O jovem assistente social afonsocunhense Diogo Souza cumpriu agenda na Secretaria de Articulação Política do Estado em busca de apoio para projetos que já vem realizando em Chapadinha e que pretende levar para Afonso Cunha.

No Edifício João Goulart Diogo Souza foi recebido pelo adjunto Lúcio Henrique (foto a esquerda) e pelo Subsecretário de Articulação Política do Estado, Bigu de Oliveira (foto a direita).

Diogo Souza é presidente do Instituto IPPC e desde os 18 anos lidera ações sociais voltadas para as famílias carentes, com foco em levar cursos profissionalizantes e capacitação para jovens e adultos em situações vulneráveis.

Filho de Lourenço Araújo do Carmo e Dalgiza Souza do Carmo, Diogo é sobrinho do ex-prefeito Antônio Maria e traz no sangue a tradição política da família e o desejo de participar da vida pública em benefício de Afonso Cunha.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Vacilo de Belezinha Expõe Privilégio de Nildinha e Evidencia Necessidade de Concurso


 

Pelo menos uma dezena de blogs e sites estaduais repercutiram a postagem errada de Belezinha lembrando o que fez o ex-deputado Levi sobre no episódio dos peixes que acabou atrapalhando gravemente a reeleição dele que foi um dos melhores deputados que Chapadinha já teve.

Este blog que teve acesso ao material completo e sem tarjas, traz agora mais detalhes e analisa as possíveis consequências.

Mais Detalhes

Num cantinho rabiscado dos currículos, um pouco acimas dos “post its” se consegue ler o nome da vereadora Nildinha Teles (fotos cima, com Belezinha e Aluízio) como a interessada nas nomeações, o que acaba confirmando a parlamentar como uma das mais beneficiadas pelo ciclo do poder atual.

Enquanto tem vereadores que não conseguem emplacar um contrato, Nildinha é apontada como campeã de empregos e a postagem de Belezinha reforça os comentários de aliados insatisfeitos.

Nildinha Campeã de Indicações


Seletivo Político

Partindo do princípio de que não há nada de errado na nomeação de aliados políticos e apoiadores de campanha em cargos comissionados, o critério político para cargos como recepcionista e agente administrativo comprova que as indicações políticas ocupam de maneira irregular e em larga escala postos que pela lei deveriam ter o concurso público como meio de admissão.

Se a consideração de que o fato demonstre abuso de poder econômico ou político só uma investigação pode afastar ou confirmar. Já a urgência de um certame público para impor critérios mais justos que um cartão de vereador pedindo, isso nunca esteve tão evidente ao longo destes 11 anos que não temos concurso em Chapadinha.


Belezinha Manda Imagem para Grupo Errado e Gera Polêmica Sobre Contratações

Vários blogs e sites estaduais publicaram notícias sobre uma postagem por engano da prefeita Belezinha que acabou expondo critérios de contratações de sua gestão. Abaixo Matéria do Domingos Costa e em outra postagem comentamos o fato.  

A prefeita do município de Chapadinha, Maria Ducilene Pontes, a “Belezinha” (PL), revelou por engano, em um grupo de troca de mensagens no aplicativo WhatsApp, na noite deste domingo (26), uma prática criminosa de contratação de servidores públicos comissionados.

A prefeita publicou uma foto de dois currículos onde estão coladas anotações feitas em um bloco de notas de cor amarela (post-it), as quais explica detalhadamente os motivos das contratações de duas mulheres.

Nas explicações feitas à punho no bloco de notas aparece uma mulher de nome “Cláudia”, o bilhete diz o seguinte: “Trabalhou na companha de 2020 e 2024”.

Em seguida, a orientação: “Trabalhar no Criança Feliz ou Bolsa Família”.

Em outro currículo abaixo, mais uma revelação, o bloco de notas mostra uma mulher de nome “Sara”, a explicação é a mesma: “Trabalhou na campanha” do Aluísio (deputado estadual esposa da prefeita) e na campanha atual (da prefeita Belezinha)”.

 

Em seguida, vem os avisos sobre as opções onde a mulher tem de ser empregada na gestão municipal: “Uma das preferidas; hospital ou recepção, UBS, recepção, marcação de consultas, secretária de escola, só não na Educação”, diz o aviso.

– Esquema deverá ser investigado pelo MP-MA

Minutos após publicar a imagem no grupo Imprensa 360, que reúne políticos e comunicadores de todo o Maranhão, Belezinha é alertada e apaga a foto, visto que tinha publicado por engano.

A publicação da prefeita de Chapadinha revela um verdadeiro esquema de contratação irregular no município, mostra também, como foi escancarada a compra de votos nas últimas duas eleições em troca de empregos na prefeitura.

Baseado nessa publicação da prefeita, agora, o Ministério Público do Maranhão poderá iniciar uma investigação profunda sobre o caso.

Obviamente, existem outras centenas de contratações de cargos comissionados feitas pela gestão Belezinha usando esse mesmo critério.

 

sábado, 25 de janeiro de 2025

Placas Solares Fajutas: Valores Milionários com Licitações Canceladas ou Não Encontradas na Energia Solar da Prefeitura de Chapadinha


 

No rastro da aquisição de material duvidoso, leia matéria anterior, tem licitações milionárias canceladas e compra de quase três milhões sem licitação encontrada no Portal Transparência e ou no Diário Oficial.

Em abril de 2024 a prefeita Belezinha declarou pretender gastar 8 dos 30 milhões do empréstimo com uma usina de energia solar e chegou a obter licença ambiental para isso. Ainda em abril a prefeitura de Chapadinha publica edital de licitação no valor de R$ 7.989.780,45 (sete milhões, novecentos e oitenta e nove mil, setecentos e oitenta reais e quarenta e cinco centavos) para aquisição de material para a usina, mas em seguida cancelou a licitação.





 
Licença para Usina e Licitação de 7,9 Milhões Cancelada


Já em dezembro de 2024 a prefeitura inseriu no Diário Oficial celebrado com uma empresa de Buriticupu para o fornecimento de placas solares pelo valor R$ 2.958.226,33 (dois milhões novecentos e cinquenta e oito mil, duzentos e vinte e seis reais e trinta e três centavos).

Compra de 2,9 Milhões Licitação não Encontrada


É esse contrato de quase 3 milhões de reais que adquiriu as placas TSUN condenadas pelo INMETRO por fraude em sua capacidade e risco de acidentes em seu uso. No Diário Oficial e nas publicações de licitações não há qualquer menção a concorrência pública sobre a compra. Na aba de Execuções Orçamentárias da Prefeitura de Chapadinha, onde se confirmaria pagamentos e outros dados sobre o contrato, também não é possível obter informações porque lá o link encaminha para despesas da Prefeitura de Buriti. Veja vídeo do Blog do Carlos Dantas abaixo.

Mandamos mensagens para as secretarias de comunicação e obras da prefeitura e não obtivemos resposta. A empresa Líder Energia Solar foi contatada e igualmente nada respondeu.   



sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Material Fajuto e Valores Milionários Sem Licitações na Energia Solar da Prefeitura de Chapadinha


 

Anunciado como um dos projetos relacionados ao empréstimo de 30 milhões de reais que a Prefeitura de Chapadinha contraiu com o Banco do Brasil, a instalação de uma usina solar acabou virando assunto polêmico com potencial para gerar escândalo.

Segundo a imprensa estadual com base em avaliações técnicas inclusive do INMETRO, o material adquirido pela prefeitura é fajuto; os valores envolvidos superariam 10 milhões de reais; uma licitação de 8 milhões cancelada e um contrato 3 milhões sem licitação publicado com justificativa de atraso, completam o enredo suspeito.



A Qualidade e a Falta Dela

"Um golpe milionário envolvendo" a venda de módulos solares de potência inferior à prometida está colocando a Prefeitura de Chapadinha no centro de um escândalo. De acordo com reportagens de canais especializados na área de energia solar, os módulos da marca TSUN, adquiridos pela administração municipal, estão sendo reprovados em testes de laboratório, revelando uma discrepância entre a potência real e a indicada nas etiquetas dos produtos. A compra dos equipamentos, realizada por um valor expressivo, está sendo questionada por diversas entidades fiscalizadoras”, disse o blog do Carlos Dantas. Leia reportagem completa.

No site oficial do Governo Federal o INMETRO avalia negativamente a Marca TSUN. “O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizou ação inédita de fiscalização em módulos fotovoltaicos no Brasil, as conhecidas placas solares. A ação foi conduzida nos estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santos e Goiás, com o objetivo de avaliar a qualidade e a conformidade das placas comercializadas. Durante a fiscalização, amostras de placas de diferentes marcas foram submetidas a ensaios laboratoriais, e uma delas, o modelo TSun 560 W, coletada no Mato Grosso foi reprovada por apresentar uma potência muito inferior ao declarado pelo fabricante, o que caracteriza um prejuízo ao consumidor. Outras duas marcas estão sendo ensaiadas em laboratórios credenciados pelo Inmetro”, diz a página oficial do governo. Íntegra da Matéria. 



Ainda de acordo com INMETRO há risco de acidentes na utilização das placas e publicou a Portaria Inmetro nº 515, de 10 de novembro de 2023. A norma estabelece a obrigatoriedade de instalar dispositivos para desenergizar residências durante ocorrências de sinistro. A medida foi adotada para aumentar a segurança em sistemas fotovoltaicos, prevenindo incêndios e evitando sobrecargas elétricas que poderiam causar acidentes graves, como choques fatais em profissionais que acessam áreas em curto-circuito, como bombeiros. Consumidores que adquirem kits de placas solares devem verificar a certificação do Inmetro, assegurando que os produtos atendam às normas de segurança e ofereçam proteção adequada aos usuários”, conclui o órgão.

O blog mandou mensagem para a secretária de comunicação da prefeitura e para o secretário de obras do município, dia 22, mas até o momento não teve resposta. Continuamos no aguardo. 

Também mandamos mensagem para o atendimento da empresa Líder Energia Solar que igualmente nada respondeu até o momento. 

A matéria acabou ficando muito extensa e foi dividida em duas. Na próxima postagem: Licenciamento pra Usina, Licitações Milionárias Canceladas e Compra de 3 Milhões em Placas “TSun” SEM LICITAÇÃO. Aguardem!

Anapurus: 1 Milhão e Meio Sem Licitação nos Primeiros Contratos da Gestão de Tânios


 

Logo nos primeiros atos de sua administração o prefeito de Anapurus Tânios Lima firmou contratos no valor de 1 milhão e meio de reais sem licitação.

São quatro contratos para empresas prestadoras dos serviços de contabilidade, jurídico e auditoria que fecham o valor exato de R$ 1.542.000,00 (Um Milhão, Quinhentos e Quarenta e Dois Mil Reais).

Um dos contratos que envolve um escritório de advocacia de São Luís tem valor de 360 mil reais. Para prestar serviços de assessoria e consultoria técnica especializada na área de compras, licitações e contratos administrativos a prefeitura de Anapurus contratou outra empresa de São Luís pelo valor de 324 mil.



Para os serviços de controle interno e aprimorar a governança municipal a gestão Tânios vai gastar 228 mil reais, com uma empresa da própria cidade de Anapurus.

O contrato de maior valor, R$ 612.000,00 (seiscentos e doze mil reais), foi firmado, também com inexigibilidade de licitação, com uma empresa de contabilidade com endereço em Mata Roma. Fechando o total de R$ 1.542.000,00 (Um Milhão, Quinhentos e Quarenta e Dois Mil Reais) pelo período de 12 meses.




Os primeiros contratos, todos eles sem licitação, chamam atenção porque as atividades de consultoria jurídica e de contabilidade que se entrelaçam e pelo questionamento na legalidade de dispensar a concorrência.




Em termos genéricos, de acordo com a lei, a dispensa de licitação só faria sentido em caso de situação de emergência e na ausência de outras empresas do mesmo ramo a serem contratadas. 

O blog deixou de declinar nomes e detalhar as informações sobre as empresas porque ainda não conseguiu contato com algumas e aguarda posicionamento e respostas de outras.

O blog entrou em contato com a assessoria da prefeitura de Anapurus, mas até o momento não teve resposta. Ficamos no aguardo.


Sergio Delmiro Assume Presidência da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Maranhão


 

Com o compromisso de buscar a união da classe e a valorização dos profissionais da Engenharia Agronômica,  os membros da nova diretoria da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Maranhão, tomaram posse nesta quinta-feira, 23 de janeiro, em solenidade no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão - CREA - MA. Sob a presidência do Engenheiro Agrônomo Sérgio Delmiro, o grupo eleito conduzirá a AEAMA no triênio 2025-2027.

 

Em seu discurso de transição, a ex-presidente, Leida Souza, enfatizou as conquistas realizadas durante a gestão anterior, citando como exemplo o Manual de Honorários Agronômicos, e agradeceu o apoio e esforço da diretoria.

 

No pronunciamento do Presidente Sérgio Delmiro, ele enalteceu a importância da Engenharia Agronômica para o desenvolvimento do Estado e elencou os desafios a serem enfrentados para alcançarem os objetivos elencados no compromisso firmado com a categoria.

 

Além do presidente empossado, a mesa de abertura contou com o Secretário de Estado de Agricultura e Pecuária do Maranhão - SAGRIMA, Flávio Viana, a Presidente da AGED, a Engenheira Agrônoma Juciely Oliveira, o Presidente da AGERP ,  o Engenheiro Agrônomo Sandro Montenegro, o Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão - CREA-MA, Engenheiro Wesley Assis e a ex-presidente e tesoureira empossada, Engenheira Agrônoma Leida Souza.

 

Estiveram presentes no evento o Diretor Geral da MÚTUA MA, Engenheiro Xavier Silva, o Diretor Administrativo da MÚTUA MA, o Engenheiro Agrônomo Saraiva Jr. além de representantes  de diversas entidades e órgãos, entre eles a SEMA, FAEMA, SINFA, ITERMA, APROSOJA-MA, IBAPE, FUNDEPEC, OAB, BASA, BNE, CCA-UEMA, CRESOL, Câmara de Agronomia do CREA, CODEVASF, SENGE e Clube de Engenharia.

 

No mesmo ato também foram empossados os membros titulares e suplentes do Conselho Fiscal e os indicados para os departamentos esportivo, sociocultural e política profissional.

 

EMPOSSADOS:

 

Presidente – Jose Sergio Delmiro Vale

Vice  presidente  - Stefanny Barros Portela

1ª Secretária – Wanessa Silva Nogueira

2ª Secretária – Jonalda Cristina dos Santos Pereira

1º Tesoureiro – Leida Silva de Souza

2º Tesoureiro -  Rodrigo Silva Braga

 

Conselheiros Fiscais Titulares:  Airton Antelmo de Sousa,  Jose Raimundo Araújo Monteiro, Evandro Ferreira das Chagas

 

Conselheiros Suplentes: Karissa  de Moraes Erre Rodrigues, Fernanda Karollyne Saboia do Nascimento, Lorena Silva Campos

 

Diretor do Departamento Esportivo - Aurélio Ribeiro Oliveira

Diretor do Departamento Sociocultural - Max Willan Almeida da Silva

Diretor do Departamento de Politica Profissional - Diego do Amaral Sampaio

 

Dúvidas e Mitos Sobre a Escola Militar ou Cívico-Militar em Chapadinha


 

O estava sendo anunciado pela prefeitura como Escola Militar agora se sabe que a unidade será do tipo Cívico-Militar que traz consideráveis diferenças de uma para a outra.

Pra começar a Militar é totalmente administrada por militares das forças armadas, polícias militares ou bombeiros militares e a cívico-militar são administradas diretamente palas secretarias de educação dos estados e municípios e têm pouco militares trabalhando nelas.

Das escolas militares originais estaduais e federais os resultados de aprendizados são avaliados positivamente, estando em alguns casos entre as melhores instituições dos rankings gerais, as escolas cívico-militares as avaliações costumam não ser tão boas.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais a prefeita Belezinha e o deputado Aluízio demonstraram confiança de que a disciplina que será imposta na Escola Cívico-Militar fará avançar a educação de Chapadinha. Veja abaixo.  

Segundo especialistas ouvidos pelo Jornal Estado de São Paulo - Estadão, o formato cívico-militar é pouco efetivo do ponto de vista pedagógico e tem alcance limitado a poucas escolas: “Não se constrói educação de qualidade simplesmente respeitando normas militares”, diz a ex-diretora de Educação do Banco Mundial Claudia Costin.

Ainda faltam esclarecimentos por porte da SEMED e da Prefeitura sobre o funcionamento da Escola, porém, nas matérias de blog aliados a manchete diz que o colégio é militar e nos textos que se trata de uma escola cívico-militar. “Na tarde dessa quarta-feira (22) a prefeita Ducilene Belezinha acompanhada do deputado Aluizio Santos, vereadores e secretários, recebeu a visita do Coronel Pedro Brandão, diretor do Ensino Regular da Polícia Militar do Maranhão, que veio apresentar o projeto de implantação da Escola Cívico Militar de Chapadinha”, diz um blog.

Em busca de informações entramos em contato com a Polícia Militar de Chapadinha, que informou que não há vínculo entre a Escola que será inaugurada e o 16º Batalhão e que a Diretoria de Ensino Regular da PMMA, em São Luís, é quem trata do tema.

O blog vai buscar mais informações junto à PMMA.

Por enquanto a aposta no modelo militar ou cívico-militar é única nova medida da prefeitura depois da revelação dos péssimos indicadores da educação. Sendo assim, vamos debater a proposta com clareza. O blog volta ao assunto.



quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Felipe Camarão é Prioridade para o PT Nacional e o Presidente Lula


 

O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, revelou durante entrevista ao programa Bom Dia Mirante que sua possível candidatura ao governo do estado é tratada como prioridade pelo PT nacional e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Camarão, o assunto já foi discutido em reuniões internas e, caso o atual governador Carlos Brandão decida concorrer ao Senado, ele estará preparado para assumir a liderança na disputa estadual, enquanto Brandão será o seu candidato ao Senado.


Felipe Camarão destacou também que está empenhado em promover a pacificação entre os grupos políticos ligados a Brandão e ao ex-governador Flávio Dino. Em um jantar realizado com deputados dinistas, que se estendeu até a madrugada, ele propôs que os parlamentares evitassem formar um bloco de oposição na Assembleia Legislativa, reforçando a necessidade de união em torno do projeto político do grupo. “Sugerimos que andem juntos para fortalecer nossa base e não enfraquecer o governo”, declarou.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Belezinha e Aluízio Perdem Disputa para o Grupo de Neto Carvalho


 

A prefeita Belezinha e o deputado Aluízio Santos acabam de sofrer uma dura derrota política para o grupo liderado pelo prefeito de Araioses Neto Carvalho.

A disputa foi na Comissão Intergestores de Saúde da Regional Chapadinha, CIR, órgão que congrega os secretários municipais de saúde do Baixo Parnaíba e quem tem poder para definir políticas públicas e aplicação de recursos financeiros.

Na eleição, ocorrida ontem (21), em São Bernardo, o secretário de saúde de Chapadinha Alex Castelo Branco concorreu com a secretária de Saúde de Araioses Alessandra de Freitas e perdeu por 8 votos contra 5.

O resultado mostrou que o poder político do casal Belezinha e Aluízio não é tão absoluto quanto se pensava em Chapadinha.

Secretários de Saúde do Baixo Paranaíba Reunidos

 


terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Sobre Assaí: William Pergunta e Eu Respondo


 

Após este blog republicar matéria do Portal Ricardo Portela, post abaixo, a comunicação aliada da prefeita Belezinha buscou taxar o tema como “Fake News” por meio de uma página anônima e pelo blogueiro William Fernandes em vídeo.

O blog apócrifo publicou um texto que, igualmente, não se sabe o autor e William, em seu vídeo, praticamente repete aqueles argumentos e, no final, pergunta: “que prefeito deixaria de tentar atrair investimento para sua cidade?”

Republiquei a notícia que circulava desde sábado sem que prefeitura ou aliados buscassem negar ou explicar o fato. Se prefeita Belezinha ou a Comunicação Oficial do Município tivessem publicado uma nota, matéria ou entrevista negando ter dificultado a vinda do Assaí Atacado para Chapadinha, este blog teria publicado na íntegra.

Mas tanto a negativa da página anônima quanto a fala de Fernandes foram genéricas, indiretas e com a timidez típica de quem teme ser desmentido a qualquer momento pelos jornalistas que primeiramente deram a notícia.

Na falta de uma resposta segura e firme da prefeitura, respondo ao colega: “William conheço e você também sabe quem é a prefeita que no ano de 2013 deixou escapar uma fábrica da Suzano Papel e Celulose em Chapadinha com investimento de 1 bilhão e geração de 10 mil empregos. Pra refrescar sua memória, tem prints diversos acima, abaixo e vários links sobre matérias que narram os fatos nunca negados pela prefeita Belezinha, por você ou por qualquer comunicador dela aliado conhecido ou anônimo.

Grupo Suzano em Chapadinha: 1 bilhão em Investimentos e 10 mil Empregos

Vassouras e Suzano: Problemas de Belezinha Ganham Repercussão Estadual






Falta de Apoio de Belezinha Teria Impedido Instalação do Assaí Atacadista em Chapadinha


 

Abaixo matéria do Blog do Ismael Leon, republicada pelo Blog Ricardo Portela. 

De acordo com informações exclusivas do Blog do Ricardo Portela, a rede de supermercados Assaí Atacadista, uma das maiores do Brasil no segmento de atacarejo, teria procurado a gestão municipal de Chapadinha com o objetivo de instalar uma unidade no município. O empreendimento, que geraria centenas de empregos diretos e indiretos, poderia trazer um impacto positivo significativo para a economia local.

No entanto, segundo o portal, a prefeita Ducilene Belezinha não demonstrou interesse em facilitar a entrada do Assaí no município. Com a falta de apoio da administração, a empresa optou por levar o investimento para outro município, onde a situação parecia mais favorável.

O que Chapadinha perdeu?

Se tivesse sido concretizada, a instalação do Assaí representaria uma grande oportunidade para Chapadinha, tanto em termos de geração de empregos como na oferta de produtos com preços mais competitivos. Sem o apoio da prefeitura, a cidade perde uma chance de impulsionar sua economia e de proporcionar novas oportunidades para a população.

Críticas à gestão Belezinha

A atitude da prefeita gerou insatisfação entre moradores e analistas políticos, que apontam a postura da gestão como um reflexo de uma política de interesse limitado, sem foco no progresso econômico do município. Para muitos, a decisão reflete uma gestão mais preocupada em interesses pessoais e políticos do que no bem-estar da população.

 

Chapadinha, assim, perde não apenas um empreendimento que poderia contribuir com o desenvolvimento econômico, mas também uma chance de reduzir sua dependência dos programas assistenciais, que, para alguns, têm se tornado um instrumento de controle político durante os períodos eleitorais.

Nota do Blog do Alexandre: Até o momento a prefeitura de Chapadinha não se posicionou sobre a matéria.

sábado, 18 de janeiro de 2025

80 Mil Habitantes: Levantamento Nacional Coloca Chapadinha Entre os Piores Indicadores Socioeconômicos do Brasil


 

Depois dos lastimáveis dados da educação, outro levantamento detalhado em nível nacional sobre indicadores sociais e econômicos coloca Chapadinha entre os piores municípios do Brasil com população superior a 80 mil habitantes. Veja vídeo abaixo que explica o levantamento. 

No levantamento chamado Ranking de Competitividade dos Municípios 2024, realizado pelo Centro de Liderança Pública, CLP Brasil. De acordo com os dados Chapadinha é o município mais atrasado em sua faixa no Maranhão, é o penúltimo no Nordeste e, nacionalmente, no só ganha de 7 municípios a maioria da Região Norte. Veja dados completos aqui

Chapadinha Última do Maranhão na sua Faixa


No Maranhão, entre os 14 municípios avaliados, como seria esperado, ficamos abaixo de São Luís, Imperatriz, Açailândia, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Mas perdemos ainda para Bacabal, Balsas, Timon, Santa Inês, Barra do Corda, Caxias, Codó e Pinheiro. Nos saímos pior que todos os outros municípios do estado.


Nordeste Penúltimo Município



No Nordeste dos 90 municípios com indicadores avaliados ficamos na posição de número 89, só aparemos melhor que cidade de Valença na Bahia. 

Chapadinha não aparece bem em nenhum indicador, contudo, os dados são puxados pra baixo pelas tragédias do saneamento, qualidade da educação e inserção econômica.

Nas próximas matérias vamos detalhar cada um dos indicadores oficiais avaliados no levantamento.  



quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Educação de Chapadinha: Ouro com 82% de Alunos sem Saber Ler?


 

Em junho de 2024 dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB indicaram que de 82% a 90% dos alunos não têm capacidade de ler um texto por mais simples que seja ou mesmo palavras soltas (reveja), em agosto do mesmo ano o IDEB de Chapadinha ficou na posição de 159º do estado perdendo feio para Vargem Grande (reveja) e recentemente a própria prefeita Belezinha justificou não ter pago abono aos professores em função do baixo desempenho da qualidade da nossa educação (reveja).

Agora o governo do estado, como na música do Bruno e Marrone, confunde bijuteria com joia rara, premia Belezinha como prefeita Ouro da educação e ela comemora.

De um lado temos SEAB e IDEB parâmetros consagrados e institucionalizados e de outro a premiação duvidosa que contemplou mais de 200 municípios dos 217 que Maranhão possui.

Dois dias após reconhecer o problema da educação, a gestora comemora sem necessidade a premiação duvidosa. Não faz o menor sentido: eleita com quase 80% dos votos mesmo com tragédia dos dados nunca contestados, Belezinha se apegar a narrativas ao invés de apostar na melhora efetiva dos indicadores que vão voltar em desfavor de sua real avaliação no tema e, muito pior, continuarão a comprometer o futuro de gerações.


terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Aluízio Faz Balanço do Mandato Renovando Promessas


 

Em recente entrevista, o deputado Aluízio Santos (PL), foto, fala de algumas ações suas misturando indicações, supostas emendas e carona em programas que o governo estadual promove em Chapadinha e em todas as regiões do Maranhão. O deputado tenta combater críticas de que seu mandato tenha, até aqui, como marca o voto que deu em favor do aumento do ICMS e consequente aumento de preços disso decorrentes. Veja o vídeo

Na enumeração duas coisas importantes: uma escola estadual de nível médio em tempo integral a ser implantada no antigo CAIC e um restaurante popular no Bairro do Areal que entram como promessas.

Entre as coisas propaladas pelo parlamentar em início de mandato, a mais estruturante obra que o deputado prometeu empenho, a estrada Chapadinha-Afonso Cunha, ganhou o mais profundo silêncio e esquecimento. 

Desta forma, até aqui, a atuação de Aluízio, em termos de rendimento fica muito abaixo do que conquistaram, por exemplo, os ex-deputados Vagner Pessoa e Pontes de Aguiar, comparar com Levi Pontes é humilhante para o atual representante de Chapadinha.

Muito provavelmente o esposo da prefeita de Chapadinha não deixará de se reeleger pela pobreza de sua atuação, mas – até este momento – o legado não ajuda a inflar sua vaidade.

 

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Exclusivo Relatório do Covidão Parte 1: Alberto Sabia de Tudo e DENASUS Constata Fraude


 

O relatório final da auditoria do DENASUS sobre o escândalo do Covidão, a que o blog teve acesso com exclusividade, confirma que nenhum dos procedimentos foi feito, que a estrutura de saúde de Chapadinha não tinha a menor condição de realizar o volume de serviços apresentados, que – diferente do que foi dito – e secretário Alberto Carlos tinha conhecimentos de tudo e que o SUS cobra a devolução de todo o dinheiro recebido com a fraude.  Reveja matéria sobre o início do caso

Recorte do Relatório


O relatório do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde, assinado pelo diretor Alexandre Alves Rodrigues e datado de 24 de junho de 2024 constata, logo de início, que o ex-secretário e vereador reeleito Alberto Carlos não só tinha conhecimento dos números alterados como tentou enganar a própria auditoria.



Ouvido pela auditoria o servidor identificado pelas iniciais A F C, que mais adiante esclareceremos de quem se trata, foi taxativo ao dizer que o então secretário tinha acesso a todas as informações sobre a inclusão dos dados do pós-covid. “Informou ainda que o Secretário Municipal de Saúde (Alberto Carlos) tem conhecimento sobre a alimentação desses dados por meio de relatórios da produção ambulatorial, mas somente quando solicita”, aponta o DENASUS, página 7 do relatório. Veja recortes! 



Durante as verificações feitas na visita da equipe do DENASUS em Chapadinha o secretário Alberto foi ouvido várias vezes, em tentativa de justificar o escândalo, mas as tentativas não foram aceitas como mostra o trecho abaixo.

“O gestor apresentou em sua justificativa, documentos que comprovam a Implantação da Coordenadoria de Controle, Avaliação e Auditoria, com nomeação de servidor para o cargo de coordenador. No entanto, ressalta-se que, durante a fase in loco da auditoria, o próprio gestor afirmou que o setor não estava em funcionamento”, conclui o relatório desmentindo o então secretário.

A prefeitura de Chapadinha apontou o Centro de Saúde Benu Mendes e o Centro de Reabilitação como locais onde os procedimentos teriam sido realizados. Mas pela própria lista profissionais indicados pelo município a auditoria concluiu que não seria possível a realização do montante astronômico com o número de profissionais. Paralelo ao relatório do DENASUS, a fraude é investigada também por meio de inquérito da Polícia Federal e do Ministério Público Federal. 

A Comunicação da Prefeitura adota por prática não responder nossos pedidos de posição. Mandamos mensagem para o vereador e ex-secretário Alberto Carlos, mas até o momento não tivemos resposta. Continuamos à disposição.

A matéria tem sequência com mais documentos e conclusões do relatório nas próximas postagens.

176 Milhões: Após Deixar de Pagar 2024, Belezinha Anuncia Possível Abono para 2025


 

Depois de deixar de pagar em 2024, a prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, anunciou sexta-feira (11), na Câmara Municipal de Chapadinha, que vai mandar um projeto para autorizar o pagamento de abono salarial aos servidores da educação, no final do ano de 2025.

Nos últimos anos, durante o mandato da prefeita Belezinha o FUNDEB teve aumento de 134%, chegando a arrecadar mais de 176 milhões no ano passado, R$ 176.745.777,76, no total.  

Em sua fala a prefeita diz que o pagamento do abono será condicionado ao desempenho no VAAR: O Valor Aluno Ano Resultado (VAAR) que é um componente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

A proposta precisa ser melhor detalhada, mas apesar de desconsiderar 2024 – seja por falta de desempenho do tal VAAR ou porque não querer fazer o rateio de sobras para os profissionais – o condicionamento do abono a qualquer parâmetro de qualidade do ensino não deixa interessante pra sociedade acompanhar.

FUNDEB 2024