quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Grupo Suzano em Chapadinha: 1 bilhão em Investimentos e 10 mil Empregos


A governadora Roseana Sarney assinou, ao final da tarde desta quinta-feira (29), no Palácio dos Leões, protocolo de intenções com a Suzano Energia Renovável para a implantação de uma unidade industrial de produção de pellets de madeira. O empreendimento será instalado no município de Chapadinha pela Suzano e está orçado em R$ 1 bilhão. Este é o segundo investimento do grupo no Maranhão. O primeiro é a fábrica da Suzano de Papel e Celulose que está sendo instalada no município de Imperatriz.

O presidente do Grupo Suzano, Antônio Maciel, explicou que o projeto compreenderá de três linhas de produção de pellets de madeira para energia, com capacidade aproximadamente de gerar um milhão de toneladas/ano cada linha. O início das atividades de produção está previsto para 2013.

“O programa que deve gerar dois mil empregos diretos e pelo menos oito mil indiretos, ou seja, mais de dez mil empregos para a Região de Chapadinha”, completou o executivo do Grupo Suzano.

Os pellets são partículas desidratadas e prensadas de madeira moída. A maior vantagem da “peletização” é o de concentrar maior valor energético por tonelada. Portanto, é a forma mais eficiente de transportar biomassa por longas distâncias.

O secretário do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauricio Macedo, que mantém reuniões com os executivos da empresa desde o ano passado, também participou da reunião. Ele considerou a chegada de mais um projeto de grande impacto econômico-social para o Maranhão como uma prova da credibilidade que o Governo do Maranhão conquistou junto ao empresariado brasileiro.

“O empreendimento significa mais novos postos de trabalho para o Maranhão e em especial para a Região de Chapadinha. Trata-sede uma energia renovável. Os pellets de madeira são produtos importantes para a Europa, que tem metas para redução do carvão mineral. Uma conquista para o Governo pela abrangência e desse porte o primeiro a ser implantado no país”, disse Maurício Macedo.

A Suzano Energia Renovável tem como objetivo atender à demanda crescente do mercado mundial por fontes renováveis de energia. Nesse contexto, a partir da produção de biomassa para energia, a Suzano Energia Renovável contribui para o objetivo de uma matriz energética mundial mais limpa e menos dependente dos combustíveis fósseis (como carvão mineral, petróleo etc.).

Os pellets armazenam o dobro de energia por tonelada quando comparados aos cavacos de madeira e podem ser utilizados em processos de queima conjunta com outro combustível – processo conhecido como cofiring. Por ser um tipo de biomassa é uma importante fonte de energia renovável. Pellets são partículas desidratadas e prensadas de madeira de eucalipto moída.

O empreendimento do Grupo Suzano em Imperatriz está orçada em R$ 4 bilhões. A unidade vai gerar em torno de 18,5 mil empregos, entre diretos e indiretos, além de sete mil somente durante a fase de construção da fábrica. A inauguração deverá começar no início de 2013.

Informações – SECOM

Um comentário:

Rio disse...

Na velocidade do discurso será á mesma proporção da devastação!! Quanto este discurso e as parcerias nos já conhecemos, nestas horas não tens dificuldade com o legislativos e com o (A “sociedade civil” se envaidece com estes discursos empregos) executivo, na outra ponto temos promotores e juízes com vista GROSSA, com omissão ou desconhecimentos dos FATOS?!?!?!?!