quarta-feira, 26 de junho de 2024

Na Rede Municipal de Chapadinha: 82% dos Alunos Não Sabem Ler e 18% Leem Mal


 

O governo federal acaba de publicar os números do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB e os resultados de Chapadinha escancaram o quadro de desempenho assustador.

Gráfico: Apenas 0,98 Sabem Ler Alguma Coisa


De acordo com o resultado, 82% dos alunos não têm capacidade de ler um texto por mais simples que seja ou mesmo palavras soltas, 18% são considerados leitores limitados e menos de 1% (0,98) dos alunos da rede municipal de ensino leem de forma satisfatória. Veja gráfico acima. 

Na avaliação, os estudantes são convidados a ler palavras e textos. Com base na quantidade de acertos e no modo como essas leituras são realizadas, são estabelecidos perfis de leitores. Esses perfis indicam o tipo de comportamento do leitor durante a leitura e seus desempenhos.

Tirando qualquer dúvida quanto ao péssimo desempenho das escolas municipais de Chapadinha, na Regional, nosso município ganha apenas de Milagres do Maranhão que tem 83% e de Buriti que aparece com 85% dos seus alunos não-leitores. Gráfico abaixo. 

Chapadinha Entre as Últimas da Região


Ainda na Regional, Chapadinha ficou atrás de São Bernardo, Magalhães de Almeida, Santa Quitéria, Santana, Paulino Neves, Água Doce, Araioses, Anapurus, Tutóia, Brejo e Mata Roma.

Enviamos mensagem à secretária municipal de educação Nara Macedo, mas até o momento não houve resposta.

Os dados utilizados pela matéria foram divulgados pela Secretaria Estadual de Educação com base em levantamentos do MEC. Links para quem quiser conferir aqui e aqui.

O SAEB – que foi desenvolvido e é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão oficial do Ministério de Educação – muito mais que desmontar a propaganda oficial de qualidade da educação, entre alunos que não sabem ler coisa alguma e outros que leem muito mal, os dados são contundentes e revelam um cenário de produção de analfabetos totais ou funcionais e de fracasso do sistema educacional capaz de negar qualquer chance de avanço humano às crianças e de impedir o desenvolvimento da cidade.   

Nenhum comentário: