quarta-feira, 30 de julho de 2014

Levi Pontes e Flávio Dino Recebem Agentes Comunitários de Saúde e Reforçam Compromisso


O candidato a governador da Coligação “Todos pelo Maranhão”, Flávio Dino, participou de reunião nesta segunda-feira (29) com agentes comunitários de saúde de 18 regionais do Estado. Durante o encontro, Flávio ouviu as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores e também reafirmou o compromisso com a categoria. Uma das 65 propostas de seu Programa de Governo é voltada especificamente para os agentes.

“Todos sabem do meu compromisso com a categoria desde quando parlamentar. Na nossa primeira versão do Programa de Governo, garantimos que caso o piso não fosse aprovado até 1º de janeiro de 2015, nós iríamos fazer com recurso estadual. Depois que foi aprovado, consta o compromisso, registrado no TRE, de fazer a contrapartida estadual”, afirmou Flávio Dino.

O candidato convidou ainda todos os presentes para participar do lançamento do “Pacto por um IDH Justo”, que reunirá movimentos sociais nesta quarta-feira (30), no Hotel Rio Poty, na Ponta D’Areia, em São Luís, às 18h.

Flávio reforçou a atuação dos agentes comunitários para melhorar o IDH do Maranhão, revertendo os índices de mortalidade infantil e ampliando a expectativa de vida da população. “Vamos melhorar o IDH com a dimensão de saúde preventiva. Tenho noção exata que para essas metas serem alcançadas é fundamental que estejamos juntos”, considerou.

Anos de Atraso
O presidente da Federação Maranhense de Agentes Comunitários de Saúde (Femac), entidade que representa 17 mil profissionais, avaliou como positiva a reunião, pois a categoria já estava certa de firmar o compromisso de apoiar Flávio Dino. “Nós vivemos há muitos anos no atraso. O Maranhão precisa dessa mudança para que não só os ACS, mas também todas as famílias tenham melhor saúde. Essa esperança está em Flávio Dino”, declarou Raimundo Nonato Barbosa.


A mesma confiança foi reafirmada por Frazão Oliveira, presidente da Força Nacional no Maranhão. Ele reforçou que Flávio Dino tem sido muito bem recebido pelos movimentos sociais; e os movimentos sindicais também têm abraçado a candidatura dele. “A expectativa é que ele dê o tratamento aos trabalhadores que outros governos não deram. Ele é um democrata, um político com visão de futuro, conhece a problemática da classe dos trabalhadores e sabe como resolver com negociação e diálogo”, afirmou.

De Brejo, Marcelo Porto falou da impressão que teve da população da cidade. Citando que o local funciona como um medidor da “opinião pública”, disse que ficou contente com uma declaração que presenciou. “Ouvi de uma pessoa no mercado que o Flávio resgatou nossa vontade de sonhar. Esse é o sentimento dos maranhenses, o povo quer acreditar de novo”, disse.


Compromisso Reforçado
O deputado federal Simplício Araújo (SD), candidato à reeleição, falou de seu empenho para aprovação da PEC que estabelece o piso salarial nacional para agentes de saúde e de endemias. Reforçando o compromisso, disse que ficou feliz com a confiança para continuar defendendo a categoria na Câmara Federal. “Além de a gente ter que lutar pelos direitos trabalhistas, garantindo o piso e depois a contrapartida e as condições de trabalho, é visível que os agentes são importantes para a melhoria dos índices de saúde”, disse.

O médico e candidato a deputado estadual pelo Solidariedade, Levi Pontes, destacou a importância da atividade dos agentes comunitários de saúde e a falta de apoio do governo do Estado. “O que nós queremos é assumir o compromisso com os agentes, pois falta aparelho de pressão, glicosímetro, não tem um material que os identifique, não tem transporte. É preciso garantir a eles equipamentos de trabalho”, elencou.


Levi frisou ainda que a política de saúde deve reforçar as ações preventivas, e não a hospitalização. “Quanto menos hospitais, é sinal que o agente cuidou do diabético para não descompensar, do hipertenso para não enfartar, do AVC”, relatou.


O encontro foi acompanhado pelo candidato a deputado estadual Wellington Reis (SD) e reuniu agentes comunitários de diversos municípios, entre eles, Coelho Neto, Brejo, Barra do Corda, Codó, Bacabal, Açailândia, Caxias, Anapurus, Milagres, São Benedito, Tutoia, Belágua e Chapadinha.

Do Blog do Alexandre Cunha 

Nenhum comentário: