segunda-feira, 7 de julho de 2014

Queops: Belezinha Engana Promotoria e Mantém Pagamentos Milionários a Empresa Fantasma


Em julho de 2013 este blog publicou extensa matéria sobre a empresa de locação por nome Queops, que não funcionava no endereço informado aqui em Chapadinha, que mudou de ramo, proprietários e aumentou o capital social dias antes de vencer uma licitação no valor de R$ 2.500.000,00 e cujos proprietários divulgaram endereço inexistente em Luís Correia – Piauí e recebiam pelo Bolsa Família na cidade de Tutóia-MA, o caso ficou conhecido como escândalo da Queops e ganhou destaque na mídia estadual e dimensões faraônicas em Chapadinha. Releia a matéria aqui

Como resultado da matéria a promotoria de Chapadinha abriu investigação e a prefeitura informou haver cancelado o contrato. Na notificação de Nº 19 e 20/2013, o promotor Douglas Nojosa intima Francisco das Chagas Brito Carvalho e Dilma Maria de Azevedo Ferreira a “comparecerem no dia 05 de setembro (quinta-feira), às 8:30h a fim de prestar esclarecimentos sobre a prestação de serviços de Locação de Veículos para o Município de Chapadinha e apresentar ainda, na ocasião, cópia do Contrato de Prestação de Serviços locação celebrado com o Município de Chapadinha; assim como, Relação e Documentos dos veículos locados”, disse a notificação do promotor. Diante da repercussão do caso Belezinha informou, em 31 de julho de 2013, ter suspendido o contrato com a Queops. “DIANTE DOS FATOS OCORRIDOS NOS ÚLTIMOS DIAS QUE ENVOLVEM A EMPRESA DE LOCAÇÃO DE VEÍCULOS QUEOPS TRANSPORTES E CONSTRUÇÕES LTDA/ ME, A PREFEITA DUCILENE BELEZINHA DETERMINOU A SUSPENSÃO DO CONTRATO DE LOCAÇÃO COM A EMPRESA QUEOPS ATÉ A CONCLUSÃO DAS INVESTIGAÇÕES POR PARTE DO DEPARTAMENTO JURÍDICO DO MUNICÍPIO, QUE JÁ INSTAUROU PROCESSO ADMINISTRATIVO PARA APURAR OS FATOS”, disse o comunicado da prefeitura.

Depois disso, em visita à Câmara Municipal (em 30 de agosto), a prefeita declarou ter encerrado de forma definitiva o contrato e apontou o advogado Aldy Saraiva Júnior como operador das irregularidades. “Na reunião que aconteceu na presença da imprensa e contou com a participação da maioria dos vereadores, alguns secretários municipais e assessores, a prefeita Belezinha falou sobre o escândalo da Queops, garantindo que tomou conhecimento dos fatos por meio deste blog, quando antes de publicar a matéria, buscou ouvir a versão da prefeitura sobre o assunto. Belezinha declarou que desconhecia as graves suspeitas contra a empresa e que depois de indagada a respeito pelo blog do Alexandre Pinheiro, mandou que “o Aldy Jr.” explicasse o caso”. Reveja aqui

Estranhamente apesar de tantas irregularidades o Ministério Público resolveu arquivar o caso com base no compromisso do cancelamento do contrato por parte da prefeitura. Veja reprodução.

Arquivamento da Investigação pela Promotoria 


O problema é que até o compromisso do cancelamento do contrato e da suspensão do pagamento não teriam passado de mais uma enganação e desdém do governo Belezinha para com as autoridades fiscalizadoras. Segundo relavam documentos da prestação de contas de 2013 que o blog teve acesso, a prefeitura (que disse ter suspendido o contrato em julho) efetuou pagamentos à empresa fantasma até outubro de 2013.

Entre Março e Outubro de 2013 a prefeitura realizou pagamentos mensais de mais de 200 mil reais nas secretarias de Educação e Saúde e cerca de 76 mil em supostos alugueis de carros para as demais secretarias da administração direta. Veja abaixo.

Nota de Emprenho de Setembro de 2013



Enquanto as autoridades deixam de investigar denúncias a fundo e se permitem enganar pelo suspeito governo municipal, a prefeita Belezinha segue achando ter autorização para cometer todo tipo de irregularidades. Até quando não se sabe. 

Mais Pagamentos Depois do Alegado Cancelamento de Contrato 

Educação: Pagamento em 18 de Outubro 

Educação Julho de 2013


Saúde Agosto de 2013

Saúde R$ 109 mil em setembro de 2013




Saúde: Mais Pagamentos em Outubro de 2013

Outro Lado
Como reiteradas vezes o governo municipal vem se negando a comentar ou apresentar sua versão para matérias deste blog, deixamos de tentar ouvir a prefeitura, mas mantemos o espaço aberto caso queira se pronunciar.

Nenhum comentário: