sexta-feira, 18 de outubro de 2019

A Turma da Funil Já Ganhou?



Embalados por inesperada decisão judicial favorável, seguidores da ex-prefeita Belezinha entram em clima de já ganhou. Até há motivos para comemorar, mas daí a entender o fato como vitória eleitoral antecipada é andar longe da realidade.

Se lembrarmos que Aluísio Santos – então supersecretário e sumo comandante político do grupo – foi flagrado em áudio comprando votos com cimento e outros materiais, saídos da loja de Belezinha e apreendidos com nota de entrega e todo conteúdo de provas do processo, a liberação de Belezinha para disputar eleição pode ser comemorada igual decisão de juiz que contra imagens claras que ele mesmo viu e reviu no VAR, deixa de marcar um pênalti.

Sobre o teor da sentença proferida por um ministro que costuma rasgar a constituição para moralizar a nação, ainda cabe reflexão mais adiante.

Agora, contudo, o momento é de medir o impacto político da decisão e observar as movimentações desencadeadas a partir dela. Belezinha vai conseguir usar a vitória de momento para conter a perda de aliados importantes que eram quase diárias? Para além da inegável agenda administrativa positiva, o governo vai responder começando a (também) fazer política?

Superada a fase da dúvida quanto à possibilidade de a própria disputar a eleição, depois de baixar a poeira dos festejos de ocasião, a turma da Belezinha vai cair na real. Vai perceber, por exemplo que seus problemas em outros processos, que já levaram a busca e apreensão com a polícia batendo em suas portas, continuam. Vai perceber que não existe no povo esse desejo geral de recoloca-la no cargo, ao contrário essa postura de já ganhou tende a ser mortal para a Turma da Funil.    

Nenhum comentário: