quarta-feira, 7 de maio de 2025

Porque a Imprensa Não Deve Noticiar Suicídio


 

Apesar do forte apelo sensacionalista a mídia precisa ter muito critério ao noticiar casos de suicídios. Manuais de redação de grandes empresas jornalísticas brasileiras proíbem que seja dada visibilidade aos casos de suicídio. Há uma espécie de acordo não oficial da imprensa, sem registros de quando começou, que determina a exclusão dos atos suicidas dos noticiários.

“Estudos alertam que dar visibilidade para casos de suicídio pode influenciar outras pessoas a fazer o mesmo. As pesquisas indicam que em algumas situações pode ocorrer o chamado efeito "copycat", ou seja, de imitação da prática, fazendo com que vários episódios semelhantes ocorram por causa da divulgação. Fotos, cartas e vídeos das duas ocorrências foram compartilhadas em massa na internet”, alerta matéria do jornal paraense, O Liberal.

 Algumas entidades como o Centro de Valorização da Vida (CVV) defendem que o problema de saúde pública seja abordado com responsabilidade por veículos de comunicação a partir das diretrizes do Manual para Profissionais da Mídia, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Se há consenso entre empresas jornalísticas e especialista de saúde, a pulverização da comunicação pelas redes sociais, busca desenfreada por audiência e likes traz o tema de volta à cobertura que pode aumentar os casos de suicídio.

Quem se propõe operar meios de comunicação não pode ficar indiferente às consequências e os prejuízos coletivos. Casos de suicídio não devem ser destacados como assunto corriqueiro e à mercê de sensacionalismos.    

Nenhum comentário: