domingo, 30 de setembro de 2012

Crescimento de Magno É Destaque na Imprensa Estadual


Por: Marcos D'Èça - Jornalista de O Estado do Maranhão

A pesquisa que o Instituto Escutec  está levantando em Chapadinha já criou uma grande expectativa no município.


Consta no site do TSE (nº 00395/2012) a contratação de um novo levantamento, pelo jornal O Estado Maranhão, sobre a preferência do eleitorado do município nestas eleições.

A tensão se dá porque, pelo que se analisa das pesquisas qualitativas, o levantamento Escutec pode consolidar um novo quadro em Chapadinha, a poucos dias da eleição: Magno Bacelar (PV) à frente, ou, no mínimo, tecnicamente empatado com a candidata Dulcilene Pontes, a Belezinha (PRB).
Restando oito dias para as eleições municipais, é visível o crescimento de Bacelar.

Mesmo colocando sua campanha nas ruas com um mês de atraso, o candidato do PV dá mostras de que conseguiu reverter o jogo.
Carismático, ele segue consolidando seu nome em um momento importante, a reta final da campanha, quando a sua opositora já dava como certa a vitória nas urnas.

Conforme os dados do TSE, os pesquisadores da Escutec estarão em Chapadinha entre hoje e amanhã.
Serão ouvidos 400 eleitores…


sábado, 29 de setembro de 2012

Magno Comparece a Debate e Responde Perguntas de Universitários



O deputado Magno Bacelar, candidato a prefeito de Chapadinha, compareceu a um debate promovido pela Faculdade do Baixo Parnaíba, realizado na noite de ontem, no ginásio de esportes da instituição.  
Para uma plateia de 600 pessoas na área interna, pelo menos 2 mil pessoas na rua acompanhando por telão e com transmissão ao vivo pelas rádios AM e FM do sistema Mirante, Magno falou de suas propostas e respondeu perguntas dos alunos da FAP.
Magno Bacelar (PV), falou de segurança, saúde, e educação e outras políticas públicas incluídas como temas obrigatórios pela organização do evento. Mas o ponto alto da noite foram as perguntas dos estudantes. Magno foi confrontado com críticas e perguntas duras. Em uma das perguntas dos alunos o candidato foi indagado como ele poderia fazer mais se seu grupo comanda a cidade por 12 anos. Magno respondeu comparando sua administração com as anteriores, falou do fez de bom na sua opinião e, mencionando a vinda da Suzano, o novo Hospital com UTI e investimento de 26 milhões para águas e esgotos, falou que as coisas sempre podem melhorar. Magno arrancou aplausos dos presentes e demonstrou segurança nas outras perguntas.
Belezinha Ausente
Em vários momentos o mediador do debate, repórter Sidney Pereira, da Mirante/Rede Globo, esclarecia que a mesma pergunta seria feita à candidata Maria Ducilente caso ele tivesse comparecido. Ao final Sidney Pereira lamentou a ausência de Belezinha, disse que aquele era o momento para que ela apresentasse sua proposta e debatesse seus posicionamentos com Magno Bacelar e ressaltou “que uma campanha era feita por propagandas e também por gestos e atitudes e o não comparecimento da candidata também será julgado pelo eleitor”, disse o mediador no encerramento do debate.

Foto: Foguinho

Ausência de Candidata e Debate da FAP Viram Assunto na Imprensa Estadual



Por: Caio Hostílio - Jornalista
Apenas Magno Bacelar (PV), candidato da coligação Chapadinha Mais Feliz, confirmou presença no debate que o Centro Regional de Ensino Superior Arno Kreutz (CRESU) e a Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP) realizam nesta sexta-feira (28) com os candidatos a prefeito do município.  
O debate será realizado no Ginásio Esportivo Profª Nony Braga. De acordo com as regras, os dois candidatos a prefeito do município terão três horas para expor as propostas dos seus planos de governo e responder as perguntas da plateia sobre temas predeterminados: Função Social da Gestão Pública;  Gestão Administrativa e Financeira da Prefeitura Municipal de Chapadinha; Gestão das Políticas Públicas. O jornalista Sideny Pereira, da TV Mirante, será o mediador.
Em sua página na internet, a candidata do PRB, Dulcilene Pontes, lançou nota de esclarecimento onde fez várias alegações para justificar a sua ausência no CRESU/FAP nesta noite, entre essas uma provável manipulação do resultado do debate pelos veículos de comunicação da cidade, independente do seu desempenho, para favorecer Magno Bacelar. Disse também que se recusa a dividir o mesmo espaço que o seu opositor.
A verdade é que a candidata pode está fugindo por falar de argumentos. Sempre que convidada a debater o seu plano de governo com categorias de trabalhadores, ela comparece acompanhada de assessores, que fazem a defesa das propostas. No debate desta noite apenas os candidatos podem responder as perguntas do moderador e da plateia.
A postura da candidata em não comparecer ao debate vem sendo amplamente criticada pela população, principalmente nos fóruns de discussão e páginas pessoas nas redes sociais.
Descrição: http://caiohostilio.com/wp-content/uploads/laisa-lima1.jpg

“Se tem incapacidade de responder certos questionamentos, será que terá capacidade de governar? Questionou a fisioterapeuta Laissa Lima em um Fórumno Facebook.
A estudante Kalyanne Fonteles usou a sua página na rede social para manifestar a sua crítica contra Belezinha.
Descrição: http://caiohostilio.com/wp-content/uploads/kalyanne1.jpg

“Candidata Maria Dulcilene, você pensava que pra ser prefeita de uma cidade como Chapadinha era preciso só mostrar os dez dedos da mão e fazer um coração? Amanhã tem debate será se você tem capacidade pra ficar frente a frente com o Deputado Magno Bacelar? Aguardamos você”.

O inicio do debate está previsto para as 19h e será transmitido ao vivo pelas rádios Mirante AM e FM e por um telão, instalado na frente do ginásio de esportes da FAP. Os que chegarem ao local cedo poderão conseguir assento e acompanhar de dentro do Ginásio.

Clique nas Imagens para ver os comentários. 

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O Estado/Escutec Registram Pesquisa Para Sair na Quarta



A Gráfica Escolar LTDA, mantenedora do jornal O Estado do Maranhão, encomendou pesquisa sobre o quadro eleitoral de Chapadinha, registrada hoje pela empresa Escutec  com  número: MA-00395/2012.

Segundo os dados do registro da pesquisa no site do TSE, serão ouvidas 400 pessoas durante os dias 30 de setembro e 1º de outubro e a pesquisa tem previsão para ser publicada na edição da próxima quarta-feira, dia 03, do Jornal O Estado do Maranhão. 

Imagem Ilustrativa 

Sobre Medo de Debate e Falta de Conteúdo


O fato de um candidato deixar de ir a um debate eleitoralmente é ruim pra ele. Uma cidade de 80 mil habitantes e principal centro urbano da região ficar sem o confronto dos postulantes frente a frente e sem o embate de propostas entre eles é péssimo para todos.  

Desculpas para deixar de ir a um debate e vitimar a democracia sempre haverão... Mas numa cidade “onde até os pardais tomam partido”, alegar que essa ou aquela instituição é suspeita porque a  dirigente decidiu por um dos dois postulantes, e fez, portanto, como os pardais e como qualquer pessoa que pretenda comparecer às urnas em 7 de outubro é argumento ridículo.

Se de um lado Magno reitera disposição de debater na rádio Cultura (de Vagner Pessoa), colégio Batista (de Francejane Magalhães) ou em qualquer local, sua oponente desmerece a mesma faculdade que já elogiou quando escolhida paraninfa de turmas. No mesmo contexto, os meios de comunicações e estabelecimentos de ensino dirigidos por partidários seus silenciam, se omitem, não se prestam a promover debate.

Os últimos acontecimentos, a nota e a fuga da candidata de oposição (que  muito teria a criticar) deixam claro que lhe falta mesmo é conteúdo, revelam que a postulante ao cargo maior da cidade não pensa por si e escancara a fraqueza pessoal necessária para sua eterna e perigosa manipulação.     

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Repórter da Globo Mediará Debate em Chapadinha

      Sidney Pereira Entrevistando Candidata em São Luís 


O esperado debate entre os candidatos Magno Bacelar, que acontecerá na noite de amanhã na Faculdade do Baixo Parnaíba, terá a mediação do jornalista Sidney Pereira do Sistema Mirante e Rede Globo de Televisão.

A FAC disponibilizou o ginásio esportivo da instituição para o debate e um telão será colocado na parte externa para que todos possam acompanhar a divulgação de propostas dos candidatos.

O Sistema Mirante transmitirá o embate dos postulantes à prefeitura ao vivo pelas rádios AM e FM.

O candidato Magno confirmou presença no debate. A resposta de Belezinha ainda é aguardada pelos organizadores do evento. 

Os Cães Ladram e a Caravana do 43 Passa



Por: Almir Moreira – Advogado ‏

Diante da iminente cassação do registro da candidatura oposicionista, cometeu várias infrações eleitorais, cães que lhes seguem soltam ganidos e latidos para todo lado, inconformados partem para o velho expediente atacar aleatoriamente a qualquer um posto a lhes incomodar. Já disse noutro lugar o fascista é dono disso. Judeus pagaram um pato sem tamanho! Não obstante, esses cães não têm pedigree, vira latas, sem raça definida, aportaram por aqui outro dia. Mas enquanto ladram a caravana do 43 passa!
Não sou candidato, mas incomodo! Não concorro a nada, mas temem minha voz! Não sou de impropérios, mas não me poupam nos adjetivos negativos a honra! Não tenho nenhuma vocação para o autoritarismo, mas só encontro – numa certa gente – tara totalitária! Não sou contra a liberdade de expressão, mas da mesma gente só encontro reticências! Acredito piamente no confronto das idéias, no debate e no uso da razão para argumentar, meus fraquinhos detratores os mesmos detratores de Magno Bacelar, ao invés disso, de estimularem o debate critico e honesto palmilham pelo obscurantismo, pela desqualificação e a difamação. O que fizeram ao longo desses últimos três anos? Jogaram flores em Danúbia? Debateram francamente com Alexandre Pinheiro, Eduardo Braga, William Fernandes? Não! Não fizeram outra coisa: GRITARAM HISTERICAMENTE, PRATICARAM UM TROÇO MUITO DIFERENTE DO QUE É CRITICA.
Há uma diferença abissal entre expressar uma opinião, defender um conjunto de valores — seja de qualquer matize ideológico —, ou estar na praça apenas com um único intuito: difamar, difamar, difamar! Afinal, o que fez esta oposição fajuta de Chapadinha a não ser atacar a honra dos outros? Sem princípios, sem opinião exerce uma oposição digna do tempo dos coronéis, sua intenção: o poder pelo poder. Não dizem a que se propõem, não se sabe com quem estão ideologicamente vinculados no Estado ou no Plano Federal, aliás, estas pestes nem sabem o que é ideologia!, tenho certeza. Para ganhar vale tudo nem que tenham que escolher candidato NANICA, opa!, não é no tamanho físico ou moral, não, viu!, refiro-me a estatura política. O tamanho apaixonante deles é a conta bancária, não precisa outra qualificação. Foram debater idéias na Radio Mirante? Não, claro que não, Almir!  Seria demais. Recorrem sempre a mesma tática, aquela da Alemanha dos anos 30\40, a disseminação da infâmia, da injuria e da calunia. Fogem do debate como o “diabo da cruz”.
É como diria Padre Vieira, gente desse tipo está sempre ocupada em duas coisas: em denunciar falcatruas e em praticá-las.

Cassação: Isaías e Belezinha Notificados para Audiência Amanhã



O processo de cassação da candidata Belezinha avança na 42ª Zona Eleitoral com uma audiência de instrução marcada para amanhã, às 8:30h no Fórum da Comarca de Chapadinha.

Tanto o ex-prefeito Isaías Fortes quanto a candidata Ducilene Belezinha foram notificados (veja recortes acima e abaixo) e Isaías deve depor nesta sexta-feira (28) sobre a construção das estradas, sua participação nas obras e presença nas localidades beneficiadas.

Em sua manifestação, o ministério público eleitoral pediu informações do governo do estado sobre a legalidade das obras, especificamente solicitou cópias dos convênios e dos planos de trabalhos, que se existirem deverão ser apresentadas amanhã mesmo.

Além do ex-prefeito Isaías, as demais testemunhas serão ouvidas na audiência de amanhã. Mantida a normalidade, sem que nenhuma ocorrência relevante ou necessidade da produção de outras provas, depois da audiência desta sexta, o próximo passo será a decisão do juiz Cristiano Simas que poderá ou não cassar a candidatura de Belezinha. 





Oposição na Frente em São Benedito, Diz Escutec


O cenário é favorável a mudança em São Benedito do Rio Preto, pois a pesquisa ESCUTEC, aponta vitória do candidato da oposição no município que fica a cerca de 110 km da capital maranhense.

A coligação “Força nova, São Benedito livre” encabeçada pelo candidato do PMDB, Dr. Maurício, lidera a pesquisa ESCUTEC. De acordo com o levantamento feito, Dr. Maurício aparece com 48,4% das intenções de voto, contra 43,8% de Odilon Frazão (PR), candidato apoiado pelo atual prefeito da cidade, José Creomar de Mesquita Costa. A pesquisa ainda afirma que 7,8% não sabem ou não responderam a pergunta.

Além da liderança nas pesquisas, outros três itens são amplamente favoráveis ao peemedebista. O primeiro ponto é que para 45% da população de São Benedito do Rio Preto, será Dr. Maurício o próximo prefeito da cidade. Já 40,7% acreditam que a vitória será do candidato do PR.

No quesito rejeição, a vantagem também é do candidato do PMDB, pois é de Odilon Frazão a maior rejeição, pois 48,4% dos entrevistados afirmaram não votar de jeito nenhum no candidato apoiado pelo atual prefeito. Já Dr. Maurício tem 39,1% de rejeição.

Blog do Jorge Aragão 

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Engenheiro e Gerente de Loja Suspeitos de Armar Suposto Dossiê Contra Magno a Mando de Belezinha



Uma conversa entre um engenheiro conhecido da cidade e o gerente de uma grande loja regional, instalada em Chapadinha, às altas horas da madrugada de ontem (25), que deveria ficar restrita aos interlocutores, acabou vazando na internet e gerando uma série de especulações em torno do diálogo.

Como se vê no “print” acima, o gerente da loja se encontrava em Brasília e estaria trazendo documentos de interesse do engenheiro e da candidata. “Quando estiver com o documento me avise, vamos precisar dele até quinta”, diz o engenheiro ao gerente.

A seguir o engenheiro fala: “a Ducilene Belezinha disse pra você ligar pra ela amanhã pra te passar as coordenadas”, acrescenta.

Ao terminar a parte que vazou das mensagens o engenheiro coloca um primo seu como fonte dos documentos: “falei com meu primo ele vai deixar pra você amanhã no hotel”, finalizou o engenheiro em diálogo retirado da página mantida pelo gerente comercial na rede social Facebook.

O blog obteve a informação que o engenheiro – figura de destaque da campanha de Belezinha – que aparece como interlocutor do gerente que seria o emissário do suposto dossiê tem um primo nos quadros da Polícia Federal, que o mesmo já haveria feito menção à influência do primo na PF e  oferecido os serviços dele para políticos locais.

As coordenadas que provavelmente seriam (ou foram) repassadas por Belezinha leva a crer que a documentação seria usada contra o deputado Magno Bacelar, seu adversário nestas eleições.

O blog tentou ouvir Magno e Belezinha, mas como ambos estão em campanha, isso não foi possível. Também tentamos saber o que o engenheiro e o gerente da loja teriam a dizer sobre o caso, não obtivemos êxito, razão pela qual preferimos não publicar os nomes por enquanto.   

Exata Registra e Promete Divulgar Nova Pesquisa na Segunda



A Exata acaba de publicar uma pesquisa de intenção de votos sobre a disputa eleitoral de Chapadinha. Desta vez o nome da cidade está correto e foram indicados os bairros e localidades pesquisados.

De acordo com o registro, a pesquisa foi encomendada pelo blogueiro John Cutrim (ligado ao Jornal Pequeno)  que, ainda segundo os dados, teria pago R$ 4.500,00, com recursos próprios pelo trabalho da Exata.

A pesquisa teria ouvido 550 pessoas e sua data de divulgação está prevista para a próxima segunda-feira, dia 1º de outubro. 

Cassação Avança, Pesquisa na Área, Pânico de Debate e Outras Notas




Celebridade 43
Os seguidores do ex-prefeito Isaías não gostaram nada de ver a festa que a estudantada está fazendo para Magno Bacelar. Estes mesmo que estão enrolados com a construção de estradas em troca de votos consideram ilegal o candidato visitar escolas. Como a candidata deles tem a cara do grupo que deixou professores 9 meses sem salários e estagnou a educação em Chapadinha, não seria bem recebida em escola nenhuma. A dor de cotovelo é grande.

InExata
A Exata está na área. Aquela mesma empresa que errou até o nome da cidade e teve pesquisa cancelada pela Justiça eleitoral, se encontra em Chapadinha. Enquanto denúncias de visitas pré-ordenadas surgem nas redes sociais, a pesquisa não tem registro no TSE. Farão novamente o registro depois? Vão insistir em números os quais nem mesmo o mais fiel seguidor de Isaías acredita? Ou irão diminuir a diferença para tornar crível aquilo que hoje com certeza é não passa de falso?  

Medo do Debate
Na sexta-feira, dia 28, a Faculdade do Baixo Parnaíba promove debate com os candidatos a prefeito. Magno confirmou presença. Já a adversária, não se sabe se vai encarar Magno ou se vai fugir como fez na sabatina da Mirante AM.

Sem Medo de Ser Feliz
Enquanto seguidores de Isaías lançam suspeitas contra a faculdade como desculpa para a esperada ausência de Belezinha, Magno afirma que aceita debater na UFMA, Rádio Cultura, Colégio Batista ou em qualquer lugar em que fique “tete a tete” com a adversária.

Cassação Avança    
O processo de cassação da candidata Belezinha prossegue nesta sexta-feira (28) com oitiva de testemunhas. Em instantes o blog traz maiores detalhes sobre o assunto. 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Google da Belezinha!



Não Entendeu? Clique Aqui!

Mulheres Vítimas de Violência Terão Documentos Facilitados



Mulheres vítimas de violência doméstica que não possuem registro civil e carteira de identidade poderão ter acesso aos documentos com a “Ação Cidadã”, que ocorrerá durante a campanha “16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher”, comemorado de 25 de novembro a 10 de dezembro em todo o país.

A “Ação Cidadã” – organizada por órgãos públicos que trabalham em defesa dos direitos de mulheres vítimas de violência doméstica – vai atingir todas as regiões do Estado. Participam da campanha a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Maranhão, Ministério Público Estadual,  Secretaria Estadual da Mulher, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Universidade Federal do Maranhão e Universidade Estadual do Maranhão.

As diretrizes com vistas à implementação da campanha estão sendo definidas em reuniões trimestrais da Câmara Técnica, oportunidade em que as instituições maranhenses tratam do acompanhamento e execução do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica. 

PROGRAMAÇÃO – No último encontro, a Coordenadoria da Mulher do TJMA – que tem como presidente a desembargadora Nelma Sarney – foi representada pelo juiz titular Vara Especial de Combate à Violência Contra a Mulher de São Luís, Nelson Rêgo.

Na ocasião, os participantes deliberaram pela deflagração da campanha para emissão de documentos e pelo desenvolvimento de um trabalho de pesquisa que premiará monografias com temas voltados para a violência doméstica.

“O objetivo é atingir as zonas de maior índice de pobreza, onde o problema do subregistro é mais intenso”, declara o juiz, referindo-se a execução das ações em cidades do interior do Estado.

A programação da ‘Ação Cidadã’ deve ser concluída em outubro, a partir de decisão conjunta dos órgãos sobre parcerias e publicidade do evento.

 Joelma Nascimento / Assessoria de Comunicação do TJMA

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Pergunta ao Francejane! Assessores de Belezinha Respondem Perguntas de Debate no Lugar da Candidata

Belezinha Passando a Pergunta a Fracejane 

Um vídeo da participação dos candidatos Magno e Belezinha em sabatina promovida pelos Agentes Comunitários de Saúde, realizada na sede do Sindchap, na semana passada, mostra que enquanto Magno Bacelar foi firme em sua fala e claro nas respostas, sua concorrente titubeou e foi confusa quando indagada. A participação de Belezinha foi tão fraca que ela, por várias vezes, pediu aos assessores Francejane Magalhães e Maria Coelho que respondessem por ela.

Uma agente comunitária informou que Belezinha recebeu as perguntas antes do encontro e lamentou que mesmo assim a candidata não tivesse sabido responder os questionamentos da categoria. “Não achei muita vantagem em respeito ao que ela ofereceu, porque a gente já mandou antes para ela analisar e ver certa forma o que ele poderia dar de resposta pra nós aqui, por isso acho que ela (Belezinha) deixou muito a desejar”, disse a ACS.

Outra servidora ouvida pela reportagem criticou o fato de Belezinha não ter respondido as perguntas: “por não responder as perguntas que a gente fez pra ela e quem respondeu foram os assessores. Então ela como candidata nós esperávamos ouvir a resposta dela e não do Fransejane e da Maria Coelho porque eles não são candidatos. O candidato é ela e a gente ouviu foi as resposta dos professores”, censurou a servidora.

Veja o Vídeo



sábado, 22 de setembro de 2012

Atraso de Novo, Hospital do Pai Postiço, 26 milhões para Água e Outras Notas


Atraso de Novo
Blogs de São Luís noticiam que o prefeito e candidato à reeleição de Itaipava do Grajaú, José Maria da Rocha Torres, o ‘Zé Maria’ (PMN), está com os salários dos servidores alguns meses em atraso e sem explicar, até hoje, o motivo do não pagamento dos funcionários. Partidários do ex-prefeito Isaías devem estranhar a notícia diante do argumento deles de que isso é impossível de acontecer hoje por conta da lei de responsabilidade fiscal. Como se a lei que tipifica crime matar alguém pudesse evitar todos os assassinatos ou como se qualquer lei fosse inescapável como a lei da gravidade.

Espírito de Porco
Legislação a parte, o eleitor deve é refletir antes de votar. Até porque tirar prefeito incompetente, irresponsável e velhaco depois de eleito é mais difícil que exorcizar espírito ruim. Tá bem ai Paço do Lumiar para provar o que digo!

Pai Postiço
Depois de muito falar que a construção do Hospital Geral de Chapadinha era apenas uma promessa. Agora que a ordem para o início da obra foi assinado pela governadora na presença da prefeita Danúbia, partidários de Isaías-Belezinha tentam colocar Marcos Caldas como o pai da criança. Se ele tivesse o prestígio de trazer hospital certamente colocaria no Brejo, sua terra natal e principal reduto.

Juventude Criativa
A juventude que apoia a candidatura do ex-prefeito e deputado estadual Magno Bacelar(PV), em Chapadinha, vem dando show de criatividade em suas declarações públicas de voto, ao mesmo tempo vem ajudando a consolidar o nome do parlamentar nesta reta final da campanha. Ontem, cerca de 50 eleitores jovens do deputado, além de algumas crianças, se reuniram em uma área do Parque Aquático Torre do Sol, para formar a letra M (de Magno).(Caio Hostílio).

26 Milhões para Água
Depois do Hospital Regional, no valor de R$ 15.075.684,99, o deputado Magno Bacelar apresenta outro investimento como fruto de sua atuação parlamentar como líder do governo na Assembleia. Magno anunciou que Chapadinha vai receber investimentos na área do abastecimento d’água e esgotos sanitários da ordem de 26 milhões de reais. As obras começarão em 2013 e devem resolver de forma definitiva o problema que a cidade (hoje com mais de 80 mil habitantes) enfrenta no setor em função da precariedade do sistema atual, que foi projetado para uma cidade de 30 mil moradores. 

Ao Lado de Roseana, Danúbia Participa do Ato de Lançamento do Hospital Geral de Chapadinha



Cinco novos hospitais, sendo quatro macrorregionais em Pinheiro, Santa Inês, Caxias e Imperatriz e um geral, em Chapadinha, serão construídos pelo Governo do Estado, por meio do Programa Saúde é Vida. O lançamento dos editais de licitação para a realização das obras foi feito pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, nesta sexta-feira (21), no Centro de Convenções, em São Luís.
De acordo com a governadora Roseana Sarney, o programa tem criado uma rede de saúde descentralizada, facilitando o acesso e o atendimento aos cidadãos. “O Saúde é Vida apresenta resultados positivos em todos os municípios que receberam obras, e até 2014 vamos ter hospitais espalhados por todo estado, com qualidade na estrutura e humanização do atendimento. O Maranhão vai ser o estado com maior qualidade de saúde no Brasil”, afirmou confiante a governadora.
O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, comentou que a construção dos cinco novos hospitais marca o momento histórico em que vive o estado, detentor do maior programa do país, direcionado a melhorar a saúde. “O Programa Saúde é Vida tem transformado o atendimento em todo o estado, que passou a contar com oito macrorregionais de saúde. A construção dos hospitais nos municípios de Pinheiro, Santa Inês, Caxias e Imperatriz e um geral, em Chapadinha, descentralizará o atendimento e vai garantir a criação de 450 novos leitos”, garantiu.
Para a prefeita do município de Chapadinha, Danúbia Carneiro, a construção do hospital é um presente para toda população da região. “Só temos a agradecer a governadora Roseana por essa conquista, um hospital de 50 leitos que vai atender não só Chapadinha como toda região do Baixo Parnaíba”, comemorou.
Participaram da solenidade, os secretários de Estado de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy; de Meio Ambiente, Victor Mendes; de Assuntos Estratégicos, Alberto Franco; de Comunicação Social, Sérgio Macedo; de Assuntos Políticos, Hildo Rocha; o subsecretário de Saúde, José Márcio Leite; o deputado Federal Sarney Filho; os deputados Estaduais José Carlos, Priscila Sá e Valéria Macedo, além do prefeito de Santa Inês, Robert Bringel.
Do Blog do Gilberto Léda

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Das Duas, Uma



Por: Almir Moreira – Advogado
Lá pelas bandas do interior, comumente, o sujeito diante de certas situações, a fim de explicá-las, sapeca a seguinte expressão: “das duas uma”. Quer dizer o fato ou é assim ou é assado. Mas quê siô!
 A tal expressão, das duas uma, se amolda como uma luva na atual campanha política majoritária na Chapada, claro, no lado da candidata “quem ama Chapadinha vota belezinha”.
A candidata alcunhada de “Bela” – dizem, quem ama o feio bonito lhe parece, pode ser este o caso – enveredou na política partidária se apropriando daquilo que é mais nefasto, objeto  a ser superado com o avanço da democracia e da legislação eleitoral, a mentira. A candidata auto intitulada e seguida por tolos e por gente de má-fé de ser a mudança começa sua vida política mentindo. Aquilo que se arvora de ser a voz da verdade, o novo, de cara limpa empurra uma mentira ao Povo chapadinhense. Mas vamos lá, com a velha lógica mostrar esta mentira!
A candidata Belezura, das duas uma, ou engana o povo da Chapada, ou engana seu Feitor, Isaias Fortes. Todos sabem sem o apoio do ex-prefeito ela não concorreria nem a “inspetor de quarteirão”, pode ser ricaça na grana, mas no espírito público é paupérrima, digna de arrepio, um despautério, uma coisa cheirosa a fascismo, isso mesmo, fascismo, ele se instala desse modo, negando a história e a análise, é o vale tudo da política. Mas voltemos, sem o ex-prefeito, não iria a lugar nenhum, tanto que não fez questão da terceira via, por exemplo, e esta foi uma das principais responsáveis pela vitória nas urnas de Isaias no último pleito. Sem o ex-prefeito nada, embora precisasse isolar-se, sem aceno as entidades civis, religiosas ou outros grupamentos políticos. O  marketing, se é que se pode chamar de marketing muitas coisinhas da sua triste propaganda é todo colado a figura do ex-prefeito, pasmem!, até os cartazes mais vistosos são compostos pelos retratos dos dois, do ex-prefeito, arcaico nas idéias, e da nova rica cafona, louca para ser prefeita.  Assim, meus caros, claríssimo, a candidatura oposicionista foi prenhe e parida no casarão da boa vista, a mão que sacode o berço é de todos conhecida é a mão do ex-prefeito. Portanto, mudança nenhuma há nesta candidatura, e como candidata forjada na boa vista vinculada umbilicalmente ao ex-prefeito ao se apresentar como mudança ou esperança mente para o povo e para uns poucos tolos que lhes seguem cegamente.
Ou: ao invés de mentir ao Povo, mente ao o ex-prefeito, seu criador, lhe prepara a traição na hora certa recorrendo a velha forma, a criatura se vira contra o criador. Fundeia sua tática noutra velha forma, os fins justificam os meios, Mussoline estaria encantado.
A historinha é essa, das duas uma, ou a candidata engana o Povo dizendo ser candidata por conta própria, ou engana seu criador, Isaias Fortes – esse sim com vasto eleitorado – pronta para apunhalá-lo na hora certa. Por isso disse, enveredou na política pelo caminho da mentira, da esperteza ou de tudo de ruim ainda existe no modo de praticá-la.
Não se esqueçam, ninguém pode adorar a dois senhores!

Partidários de Belezinha e Isaías se Desentendem e Confusão vai Parar no Facebook



O que era para ficar restrito a um pequeno desentendimento por causa da colocação de um paredão de som entre o advogado Aldy Júnior e auditor fiscal Charles Pessoa (irmão do ex-deputado Vagner Pessoa) acabou chegando às redes sociais e expondo os ânimos exaltados dos partidários de Isaías-Belezinha e chamando atenção para a briga ferrenha entre as famílias Pessoa, Menezes e Saraiva pela eleição de seus candidatos a uma vaga na câmara municipal.

Charles Pessoas lançou uma nota de repúdio – no facebook, (veja imagem acima)  – contra o que considerou prepotência e ignorância desesperadora de Aldy Júnior. Pessoa ainda faz menção de que a atitude de Aldy Júnior tem relação com a suposta vantagem de seu sobrinho Marcelo Menezes na disputa que trava com Lívia Saraiva, irmã de Aldy Saraiva Júnior, na mesma coligação.

Na postagem de Charles outros membros da família Pessoa haviam se pronunciado em apoio a Charles e entre os Saraiva predomina o silêncio até agora.  

Governo do Estado Confirma Início da Construção do Hospital Geral de Chapadinha


A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, lançam, nesta sexta-feria (21), os editais de licitação para a construção de quatro hospitais macrorregionais, em Pinheiro, Santa Inês, Caxias e Imperatriz. A assinatura acontece às 16h, no Centro de Convenções (Cohafuma). Na ocasião, também será lançado o edital para a construção do Hospital Geral de Chapadinha.
Os hospitais de Pinheiro, Santa Inês, Caxias e Imperatriz deverão ser executados em 18 meses e terão uma área construída de 5.526 metros quadrados cada um. As casas de saúde terão, individualmente, capacidade de 100 leitos de internação clínica e 10 de UTI.
As unidades de saúde terão, cada uma, centros cirúrgicos com quatro salas e os hospitais disporão ainda de centros de imagem para exames de tomografia, Raio-X, ultrassom, mamografia e endoscopia. Os quatro hospitais colocarão à disposição dos pacientes o Serviço de Pronto Atendimento 24 horas (SPA), bem como laboratórios de análises clínicas.
O Hospital Macrorregional de Pinheiro está orçado em R$ 17.788.453,60. Já o de Imperatriz custará R$ 17.958.500,00; o de Santa Inês sairá pelo preço de R$ 17.823.500,00; e o de Caxias custará 17.962.800,00.
O município de Chapadinha também ganhará uma nova unidade de saúde. Trata-se do Hospital Geral de Chapadinha que terá capacidade de 50 leitos e ocupará 4.297,49 metros quadrados de área construída. O valor do orçamento da obra é de R$ 15.075.684,99.
Programa
Os novos hospitais integram a segunda etapa do Programa Saúde é Vida, mantido pelo Governo do Maranhão. Com investimentos de mais de R$ 500 milhões, o Programa Saúde é Vida foi concebido com o objetivo de construir, equipar e ajudar a operacionalizar hospitais em municípios maranhenses.
Em três anos de existência, o Saúde é Vida já colocou em funcionamento 11 hospitais nos municípios de Lago dos Rodrigues, Paulino Neves, Magalhães de Almeida, Morros, Grajaú, Sucupira do Riachão, Jatobá, Barreirinhas, São Félix de Balsas, Alto Alegre do Maranhão e Peritoró, além de 10 UPAs, cinco na capital e cinco em Timon, Codó, São João dos Patos, Imperatriz e Coroatá.
Pedido de Magno Bacelar
A construção do Hospital Regional de Chapadinha é uma bandeira de luta do deputado Magno Bacelar. O parlamentar comemorou muito o anúncio da assinatura dos editais de licitação. O novo hospital deve beneficiar toda a região do Baixo Parnaíba e será construído no Bairro da Boa Vista, às margens da MA 230. 

Com Informações de Gilberto Léda

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Roseana Assina Amanhã Autorização para Construção de Novo Hospital em Chapadinha



O Deputado estadual Magno Bacelar, candidato a prefeito de Chapadinha informou aos blogs CN1, William Fernandes e João Damiani que acabou de ter uma conversa com a governadora Roseana Sarney e ela confirmou que amanhã (sexta, 21), vai assinar a ordem de serviço para a construção do tão sonhado hospital de média e alta complexidade, com 100 leitos.

É mais uma grande vitória para Chapadinha e região, graças ao empenho do deputado, que vem enfrentando dentro do próprio município de Chapadinha adversários que querem impedir o desenvolvimento da cidade.

Breve mais detalhes.

Imagem ilustrativa

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Justiça Eleitoral Treina Mesários de Chapadinha e Mata Roma


Do Blog CN1

Teve início nesta quarta-feira (19), no auditório do Fórum o treinamento para presidente e 1º mesário do município de Chapadinha convocados para trabalhar nas eleições deste ano. O juiz da 42ª Zona Eleitoral, Cristiano Simas abriu o treinamento. “O objetivo é estreitar a relação dos mesários com a justiça eleitoral, conhecê-lo  cada um deles e pedir aos mesmos que  garantem uma eleição limpa, transparente e  que a vontade do eleitor prevaleça em detrimento dos interesses pessoais”, afirmou o juiz eleitoral.

Neste primeiro dia de treinamento foram abordados assuntos em relação à instalação da seção eleitoral, seu funcionamento, materiais utilizados, processo de instalação das urnas eletrônicas,  fluxo de votação e as funções do presidente de mesa e  primeiro mesário.

Os mesários também receberam  orientações sobre como agir diante de situações diversas durante o processo eleitoral. “Oportunamente eu vou encaminhar a imprensa uma relação das medidas que nós vamos adotar aqui em Chapadinha no tocante ao processo de votação. 

Dentre elas,  por exemplo;  se uma pessoa invalida comparecer a seção eleitoral, ele pode se fazer acompanhar por um menor? Pode! Desde que seja um menor de até 14 anos e que a pessoa comprove o grau de parentesco mediante documentação. Essa medida visa garantir uma lisura no pleito, evitando assim que uma criança por exemplo, seja treinada para votar em nome de um determinado candidato em várias situações que viola obviamente a lei eleitoral”, frisou Dr. Cristiano Simas.

Os mesários tiraram algumas duvidas em relação do inválido votar e dos documentos necessários a votação. Segundo o juiz,  a lei eleitoral é clara. “Documento oficial com foto, logo de plano agente vai  desconsiderar como documento  carteira sindical. Documento oficial com foto é:  identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho e passaporte. Esses são os documentos que a lei exige.  Aqueles que não  tiverem o documento oficial com foto e que estejam no caderno de votação se municiado de outros documentos que comprovem a identidade,  eles exerceram o direito ao voto”, concluiu  Dr. Cristiano Simas. O treinamento vai até sexta-feira (21) no auditório do Fórum de Chapadinha.

Mata Roma
Por falta de energia, o treinamento dos mesários  de Mata Roma que seria realizado  ontem (18) foi adiado para o dia 26 pela manhã na Unidade Integrada Oliveira Roma daquela cidade.