quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Para Não Deixar Quebrar a Paz


Três episódios de violência e vandalismo relacionados às eleições deixaram o Maranhão assustado. Em Bom Lugar uma troca de tiros terminou com a morte de três pessoas. Já em Miranda eleitores do candidato derrotado incendiaram os prédios da Câmara de Vereadores, Fórum e Prefeitura. No município de Benedito Leite haverá novo pleito porque parte da população em quebra-quebra generalizado com troca de tiros e apedrejamento destruiu todas as 16 urnas antes da apuração dos votos.

Toda campanha política tem como combustível a emoção do eleitorado, porém, quando a paixão política passa dos limites como se registrou nestas cidades, o que era pra ser embate de idéias transforma-se em violência e a política como avanço da civilização cede lugar à barbárie.

Em Chapadinha, acirradas contentas eleitorais já são uma tradição. Mas, tirante um ou outro caso isolado de violência, nada de mais grave aconteceu até o momento. Num primeiro instante, de forma natural e no feitio dos costumes locais os vencedores do pleito comemoraram a vitória com direito a gozar os vencidos. O que preocupa agora é a possibilidade de uma sentença desfavorável a Isaías incite revolta em seus seguidores ou, de outra forma, sua confirmação desate os limites toleráveis das provocações.

Pode ser que tudo isso não passe de mais um infundado temor apocalíptico, em todo caso não custa as autoridades redobrarem as precauções para evitar que o bom convívio do povo de Chapadinha seja quebrado por problemas passageiros e perfeitamente contornáveis.

Um comentário:

adriana disse...

Muito pertinente a preocupação.
Que a serenidade de suas palavras contagie a população e faça com que aceite de forma pacata e madura qualquer decisão judicial!

adriana cunha