quarta-feira, 26 de novembro de 2008

TRE Fala Sobre Fraude

Daqui a pouco, às 15 horas, a cúpula da corte eleitoral do Maranhão vai se pronunciar sobre a suposta fraude em Caxias. A coletiva de imprensa vem em bom momento porque enquanto o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Gualter Gonçalves Lopes Júnior, garante a segurança do sistema, a corregedora Nelma Sarney não descarta uma eventual falha, conforme matéria abaixo do jornalista Mário Carvalho, do Imirante.
"A vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), desembargadora Nelma Sarney (foto), não descarta a possibilidade de ter ocorrido uma tentativa de fraude nas eleições de outubro, no município de Caxias. Apesar disso, a magistrada confirmou que o processo eletrônico de votação é bastante seguro.
Está prevista para hoje, às 15 horas, na sede do TRE-MA, na Areinha, uma coletiva com a imprensa, onde a corregedora Nelma Sarney esclarecerá as dúvidas que pairam sobre o caso, noticiado, em âmbito nacional, na última segunda-feira, pelos telejornais da Rede Bandeirantes (Jornal da Band, Jornal da Noite e Band News).
A exibição do fato gerou um desconforto não só para a Justiça Eleitoral no Maranhão, mas acabou atingindo o próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no momento em que põe em xeque o processo de votação eletrônico no Brasil.
O caso já está sendo apurado pela Polícia Federal, solicitado pela Justiça Eleitoral de Caxias, que aguardará o relatório técnico do TRE. Para a desembargadora Nelma Sarney, o episódio só mostra que os partidos políticos e os candidatos ainda não estão preparados para o sistema brasileiro de votação eletrônica, por desconhecimento e pela falta de credenciamento de técnicos para entender com profundidade com funciona todo processo."

Nenhum comentário: