domingo, 20 de setembro de 2009

Padres Avaliam Festejo e Respondem Críticas da Mirante

O boletim informativo da Paróquia de Chapadinha trouxe,neste domingo, um balanço dos festejos e comentou a polêmica entre os padres da cidade e a Mirante local.

Na primeira parte do folheto os padres avaliam o festejo deste ano como sendo um dos melhores de todos os tempos. “Quem participou no Festejo tem muitos motivos pra se sentir satisfeito. Ainda não é o que desejamos, mas pra lá caminhamos.” Disse o boletim.

Em outro momento, o informativo fez rasgados elogios à prefeita Danúbia Carneiro: “houve esforço (diria até capricho!) da Prefeita Municipal para criar ambiente e ajudar”, depois, incluindo outras autoridades as quais se dirigiram como sendo “dignas de nossa admiração e sincero agradecimento”, encerraram as congratulações.

Não Responder Respondendo

Já na esperada resposta às criticas que foram alvos de parte do Sistema Mirante, os párocos arrefeceram os termos, mas, negando a intenção de réplica, retomaram o tema com os trechos que seguem:

“Aos nossos opositores fomos aconselhados a não responder. Concordamos. Seria dar importância a quem a deseja, mas não a merece. A melhor resposta foi a participação popular. Mas queremos deixar aqui bem claro que um jornalismo, por pior que seja,não é inventor agressivo de fatos não verificáveis, não deve servir para despejar ressentimentos individuais de baixa moral ou para satisfazer a recalques de nojenta megalomania.” Disseram os padres, sem citar textualmente que se referiam ao Sistema Mirante.

Noutro trecho da resposta, quando questiona os profissionais da Mirante que disseram que os festejos de Vargem Grande corriam sem os mesmos rigores que os locais, sem que isso os tornassem menores, os padres questionam a capacidade de seus críticos: “os piores elaboradores de notícias ou até os menos competentes analistas religiosos de manifestações cristãs não podem ter como referência a satisfação pelo álcool ingerido, as festas da cerveja ou a Paulica, nem a existência de ladrões para obrigar a polícia a trabalhar”. Finalizaram.

Nota do Blog: Por um Debate Calmo e Elegante

Antes que algum mal entendido reste ante a intenção deste blog e de seu responsável no destaque que tem dado ao tema, considero este um debate importante para a imprensa e para o meio social de Chapadinha. Afinal, neste caso não temos apenas os aspectos jornalísticos e religiosos, mas a força que cada um destes institutos têm na formação da consciência crítica da sociedade, na plena liberdade religiosa e na total garantia da manifestação de pensamento – ambas petrificadas em amparos constitucionais – e ainda, mais importante de tudo, pela tradição de urbanidade do chapadinhense comum.

Diante de tudo isso, ressalvada a boa educação de parte a parte, penso ser possível, por exemplo, discordar de um religioso sem, necessariamente, considerá-lo o mais execrável dos seres apenas por discordância. De outro lado, é igualmente desejável o desfazimento de erros da imprensa sem classificar “jornalista de canalhas” apenas por ter sofrido reparos. Isso feito o debate prossegue e a sociedade livre agradece.

Nenhum comentário: