domingo, 8 de março de 2020

Mônica Pontes e o Triunfo da Humildade



Há pouco mais de três anos, fiz uma aposta intuitiva e parece que acertei. Recém nomeada sem graduação na área médica, sem outras experiências ou apadrinhamento de grupos políticos e de família humilde, a secretária Mônica Pontes foi muito atacada por dentro e por fora do governo foi quando disse: “A Saúde Pública tem problemas complexos no Brasil inteiro, há decisões equivocadas, a autonomia é limitada e muitas mazelas ainda aparecerão por aqui, mas a forma como a secretária Mônica tem encarado o desafio nos dá esperança na mesma medida em que derruba preconceitos e exalta o esforço dos humildes”, escrevi, em julho de 2017.  

Agora, prestes a entregar a pasta para disputar cargo eletivo, Mônica é de longe a secretária melhor avaliada do governo Magno e sua receita foi exatamente a simplicidade. Sem negar os problemas ou colocar culpa em terceiros, bem articulada com o prefeito Magno, Mônica ampliou a rede e melhorou os serviços ao ponto de transformar o “Calcanhar de Aquiles” do passado em vitrine da gestão.

Se o poder do cargo transitório subia à cabeça de alguns, Mônica mais reforçava a humildade: nunca criou ou tomou parte em intrigas ou conspirações internas, jamais tentou emparedar o prefeito pra ficar no cargo e (na parte que mais me toca) de forma alguma buscou a mídia e a comunicação oficial justificar fracassos, para ocultar mazelas ou para se promover pessoalmente.

Enquanto o padrão medíocre procura mostrar serviço apenas para o prefeito como sustentação de cargo, há quem trabalhe pela melhoria dos serviços para o povo e Mônica Pontes é uma destas pessoas.

Sobre o futuro ninguém sabe... Mas, no presente – e isso eu já posso dizer – o passado de Mônica como secretária se encerra deixando a Saúde de Chapadinha bem melhor que encontrou.  

Nenhum comentário: