sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Belezinha 100% e o Fim da Política de Chapadinha


 

Na década de 90 um certo intelectual usou a derrota dos adversários dos EUA na guerra fria para decretar o "Fim da História", conceito que previa que todas os governos seriam liberais a partir de então, não haveria guerras e o mundo viveria uma crescente de prosperidade e paz. A pesquisa que Belezinha mandou divulgar ontem tem a mesma pretensão.

Belezinha venceu as eleições com quase 80%, fez todos os vereadores e - agora - ao divulgar ter mais de 92% de aprovação, ela quer decretar o fim da política de Chapadinha.

Para a oposição interna, ao propor ter aprovação quase unanime como na Coreia do Norte, Belezinha tenta passar ideia de que é inútil combater, fiscalizar ou limitar seu poder.  

Com endereço certo para a classe política estadual, Belezinha gasta dinheiro seu ou da prefeitura com pesquisa para desestimular qualquer um queira entrar aqui e disputar votos com Aluízio e Maranhãozinho. Busca, também, convencer o governo do estado que nem os Leões teriam meios para confrontar seu pretenso pleno potencial poder municipal.

Apesar de inegável, a força política de Belezinha não é absoluta. E, ora veja, se a história não apenas se recusou a acabar, como voltou para assombrar quem escreveu-lhe o obituário, a chama da política de Chapadinha segue branda. Mas não se engane, ela queima agora como fogo de monturo, até retornar forte como a História que não cessa e como movimento que não se detém.              

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Máfia do Livro: Mais Duas Prefeitas Viram Alvo de Investigação


 

Na sequência das investigações do escândalo denominado "Máfia do Livro", mais duas prefeitas surgem como alvo das apurações em curso no Tribunal de Contas do Estado e de outros órgãos de fiscalização.

 O TCE teria identificado duas novas prefeituras suspeitas de envolvendo com a compra de livros. A Prefeitura de Santo Antônio dos Lopes, comandada pela prefeita Cibelle Trabulsi Napoleão da Silva, é acusada de gastar R$ 732 mil na compra de livros didáticos e a Prefeitura de Axixá, comandada pela prefeita Roberta Maria Gonçalves Barreto Costa, aparece gastando R$ 946 mil na compra de livros didáticos com as mesas características de outras prefeituras já investigadas.

No centro das acusações compras sem licitações, gastos considerados desnecessários e exagerados e suspeitas de superfaturamento envolveriam 51 prefeituras, incluindo Chapadinha que seria efetuado o maior contrato com valor de mais de 4 milhões de reais.

A prefeitura de Chapadinha divulgou nota negando que os livros sejam iguais aos distribuídos gratuitamente pelo MEC, mas confirmou o valor do contrato e a dispensa de licitação.  

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Máfia do Livro: Prefeitura Nega Livros Iguais ao MEC, Mas Confirma Valor de 4 Milhões e Falta de Licitação




 

Diante da repercussão do caso, a prefeitura quebrou o silencia e publicou nota sobre o escândalo denominado "Máfia do Livro" pela mídia estadual.

Na nota  (abaixo) a prefeitura nega que os livros sejam iguais aos distribuídos pelos MEC e acaba confirmando dados das matérias estaduais. Com valor de mais de 4 milhões de reais e falta de licitação confirmados, pouco esclarece e mais reforça a necessidade de investigação.

Órgãos como o Tribunal de Contas do Estado, Ministérios Públicos Estadual e Federal e CGU já abriram investigações oficiais sobre o caso. 




 

Máfia do Livro: Chapadinha Aparece Liderando Noticiário de Mais um Escândalo


 









sábado, 15 de novembro de 2025

Belezinha e o Regional: Preocupação com a Saúde ou Obsessão pelo Controle Total


 

Em sua mais recente live, sexta-feira (14/11), a prefeita Belezinha detonou o Hospital Regional de Chapadinha e atacou diretores, médicos e funcionários, traçando um quadro pra lá de negativo da unidade de saúde.  

Os casos alegados pela prefeita de Chapadinha merecem uma apuração mais detalhada, mas há algo de curioso e contraditório nas alegações da prefeita: o fato de ela (Belezinha) e seu esposo deputado Aluízio Santos terem indicado uma diretora (a enfermeira Dianne Rose, na foto ao lado da prefeita) e terem indicado a nomeação de pelo menos a metade dos servidores do Hospital Regional de Chapadinha.

Ficando claríssimo que o Regional é administrado numa espécie de guarda compartilhada entre o grupo da prefeita Belezinha e do deputado Aluízio com o grupo ligado ao ex-deputado Paulo Neto, resta saber se as queixas de Belezinha dizem respeito só a metade da diretoria e dos funcionários indicados por seus adversários ou se os problemas também incluem seus apadrinhados.

Se o órgão é composto por indicados de dois grupos, difícil crer que qualquer falha seja produzida por apenas um deles, havendo, claro, mais probabilidade de o problema estar na divisão desunida ou na cobiça obsessiva pelo controle completo.

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Depois de Vídeo Viral: Vereadores Defendem Aluízio e Atacam Eduardo Braga

As falas do Eduardo Braga sobre o vazio do mandato do deputado Aluízio Santos furaram todas as bolhas e mexeram com o grupo político de Belezinha a ponto de vários vereadores dedicarem seus discursos em defesa de Aluízio e ataques a Braga, na sessão desta quinta (13/11).

Alberto Carlos, Missicley, Junior Aguiar, Itamar, Ricardinho e Nildinha Teles defenderam o deputado em discursos longos e apartes. Nos argumentos, o destaque que Aluízio esteve doente durante o primeiro ano de mandato, requerimentos, emendas, indicações e obras tocadas pela prefeitura foram lançadas pela bancada governista em favor do deputado.

O vereador Ricardinho foi mais enfático nas críticas a Eduardo Braga: ele disse que Braga quer o cargo da articulação política do estado, repetiu um vídeo antigo em que Braga elogia Belezinha e indagou se ele teria comprado votos quando se elegeu vereador.

Ouvido pelo canal, Braga disse que ainda não assistiu a sessão e que vai avaliar se vale a pena responder depois conhecer os argumentos dos vereadores. 

Ao mobilizar vereadores depois do vídeo viralizar, Eduardo Braga acaba dando o mote para as eleições 2026. Afinal, Aluízio fez um bom mandato? Conquistou algo relevante para Chapadinha? O debate será esse e teremos novos embates em breve.                      

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Prefeita Belezinha Reconhece Josimar Maranhãozinho como Corretor de Emendas


 

Ao responder críticas de um internauta em matéria desfavorável ao deputado Maranhãozinho, a prefeita de Chapadinha Ducilene Belezinha acabou reconhecendo Josimar como corretor de emendas.

"Pode até ser corretor sim! Chame como quiser! Mas (garantimos) que todas as emendas são muito bem distribuídas e muito bem aplicadas e as ações aparecem", declarou a prefeita Belezinha em defesa do deputado federal.

Ainda no comentário a prefeita disse que roubo de verdade era o do INSS. "Por isso as pedradas dos que roubam de verdade, inclusive os velhinhos do INSS e levam todo dinheiro para outros países", disse Belezinha.

A prefeita insistiu que as cidades dos prefeitos de seu partido são as mais bem cuidados do Maranhão. "Deixe de ser cego e reconheça que as cidades do Maranhão mais bem cuidada são administradas pelo PL! Procure se formar e informar pelo menos! Mas a cegueira ruim não é da visão e sim da consciência", finalizou a prefeita Belezinha.

Apesar do avanço do processo e da elevada probabilidade de condenação, Belezinha e o deputado estadual Aluízio Santos seguem os mais fervorosos defensores de Josimar Maranhãozinho que para eles é o verdadeiro governador do Maranhão.  



Em Convenção do MDB Levi Pontes Reafirma Independência


 

Independência é a palavra que melhor define a convenção do MDB sob a liderança do vice-prefeito e ex-deputado Levi Pontes. Representado pelo vice-prefeito, dois vereadores e pela secretária da mulher e ex-vereadora Francisca Aguiar, o Movimento Democrático Brasileiro de Chapadinha foi prestigiado por dirigentes partidários do campo da oposição e nenhum partido ou personalidade ligado ao governo municipal compareceu.

Em sua fala Levi Pontes evitou confronto com a prefeita Belezinha e com o deputado Aluízio, mas defendeu o direito do MDB escolher seu caminho por contra própria. O vice-prefeito chegou a reconhecer que Chapadinha continua apresentando "péssimos" indicadores e - dando o exemplo de seu pai, o deputado Pontes de Aguiar, criticou quem se utiliza da política para enriquecer ou aumentar patrimônio.

Se havia quem esperasse rompimento público ou críticas mais enfáticas, o evento do MDB teve o tom de reafirmar independência. Agora vamos acompanhar as reações da prefeita Belezinha e do deputado Aluízio ao movimento liderado por Levi Pontes.  

terça-feira, 11 de novembro de 2025

Áudios de Pacovan Indicam que Cobrança de Propina é Prática Generalizada no Maranhão


Nas alegações finais da PGR pedindo a condenação de Josimar e outros, nenhuma surpresa. Em suas 25 páginas a Procuradoria Geral da República é contundente em detalhar as ações do grupo de Maranhãozinho. Os trechos das mensagens entre Pacovan, Josimar e outros do grupo são desconcertantes. Indicam com clareza vulgar que a corrida por propina de emendas é prática que vai muito além do grupo que está sendo julgado agora. Veja abaixo:   

"Com relação ao agiota Pacovan, já falecido, o seu papel era o de solicitar a propina em nome do grupo, a exemplo do que ocorreu em São José do Ribamar/MA. São fartas as provas de que atuava em diferentes municípios, como se verifica da seguinte mensagem, na qual cita dificuldades para o recebimento de valores no ente municipal e também em Bacabal/MA .  

Pacovan: “Essa situação de eu não ter pegado o comprovante... Pagou no dia 31, dia 05 já era pra eu estar com os papéis na mão. Entendeu? [...] Rapaz, só raposas. Na hora que cai na conta, já cai outras pessoas dizendo que é deles. Outros lobistas, outras pessoas. Tem que ser assim, caiu na conta, no dia seguinte já pegar o comprovante. E eu fui lá com 30 dias depois. [...] Caiu dia 31, eu tô indo lá dizer: ‘aqui é meu’, dia 21 de janeiro. Como é que é teu, porque tu não veio dia 05, dia 10? Eu tô com ar de doido. Eu tô tomando remédio controlado. Vou logo explicar pra tu. Com ar de doido, porque é uma responsabilidade muito grande. [...] Tô indo pra Ribamar resolver. Porque as duas broncas são Ribamar e Bacabal” (fl. 16 do RAPJ n. 4848329/2021, com grifos acrescidos).

Em um outro áudio, que também demonstra o amplo alcance do grupo, Pacovan sugere a concentração de recursos de emendas em São José do Ribamar, em detrimento da pulverização em municípios menores. A estratégia, revelada a Josimar, visava à otimização da coleta da propina:

Pacovan: “Mas eu alinhei lá com o cara [sic], tá alinhado. Se tu puder botar lá, viu? Dá um jeitinho lá, de botar lá, Ribamar. Porque é melhor do que botar nesses pequeninhos. Quinhentos ali, mil acolá. Bota logo em um grande, entendeu?” (fl. 5 do RAPJ n. 4848329/2021, com grifos acrescidos).


segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Prefeitura Comemora: Educação de Chapadinha Agora é Campeã Nacional


 

Uma notícia que nos encheu de orgulho foi publicada nas redes oficias da prefeitura e repercutida em blogs aliados divulgando que Chapadinha teria dado show em olimpíada nacional de conhecimento.

"Chapadinha se destaca em premiações nacionais de Educação com 61 medalhas conquistadas por alunos da rede municipal", diz a manchete de um dos blogs.

Na matéria listam as medalhas e as escolas vencedoras:  U.I. Alexandre Costa – 1 medalha de ouro; U.E. Nossa Senhora das Dores – 4 medalhas de prata; U.I. Isaías Fortes de Meneses – 9 medalhas de ouro, 2 de prata e 14 de bronze; Colégio Militar Municipal Tiradentes XXIX – 14 medalhas de ouro, 5 de prata e 3 de bronze, além de conquistas na Olimpíada Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e; U.I. Aldalina Silva Machado – 1 medalha de bronze.

A notícia é tão boa que merecia informações mais detalhadas: quantos alunos concorrem? Onde aconteceram as provas? Qual entidade realizou as avaliações? Qual projeto de Foguetes nossos alunos desenvolveram? O MEC reconhece essa premiação?

Como a prefeitura não costuma responder nossos pedidos de informação, o canal vai continuar pesquisando sobre essa premiação. Afinal, depois de seguidos indicadores oficiais do MEC revelando queda no aprendizado, índices alarmantes de alunos que não sabem ler ou escrever e com nossa última posição como sendo a de 196 entre os 217 municípios do estado, essa seria a primeira boa notícia sobre o desempenho da educação chapadinhense em muitos anos. 

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Oposição Sem Líder: Com Bússola Quebrada, Que o Bom Senso nos Guie


 

Muito se tem falado sobre os bastidores do grupo político que governa Chapadinha e pouca notícia se tem da chamada oposição municipal.

Isso acontece porque não faltam líderes e iniciativas no campo governista. No governo há até liderança para um racha que nem se sabe se vai acontecer.

Por sua vez, no meio oposicionista ninguém lidera. Não há uma voz pra orientar e unificar ações. A fartura de erros grosseiros (e até desonestidades vergonhosas) feriram de morte as lideranças que se apresentaram para enfrentar Belezinha.

Entre os 80% de votos em favor da reeleição da prefeita e da eleição de 17 dos 17 vereadores todos eles do grupo situacionista, foi o resultado que Belezinha obteve com muita ajuda de seus adversários.

Diante de tudo que aconteceu é até bom que hoje não tenha ninguém se arvorando de líder. Principalmente porque teve quem desistiu como quem vendeu barato seus apoiadores e decepcionou as esperanças que inspirou; teve quem um dia foi líder absoluto, mas não percebeu a própria decadência e jogou o legado de sucesso na lama; e, teve (também) quem tratou a política como obsessão e não entendeu a regra elementar que só recebe apoio quem se dispõe a apoiar alguém.

Desta forma, a política atual abre espaço gigantesco para novos líderes, a exigir talento e sabedoria de quem pretenda liderar e olhar atento, desconfiado e participativo de quem queira se deixar liderar.  

terça-feira, 4 de novembro de 2025

Nova Pesquisa: Braide 29%, Lahésio 26%, Orleans 21% e Camarão 4%


 

A nova rodada de pesquisa do Instituto Vox Brasil mostra o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), liderando a disputa pelo Governo do Maranhão.

No cenário estimulado, Braide aparece com 29,50% das intenções de voto, seguido do ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Bonfim (Novo), com 26,39%. Em terceiro lugar está Orleans Brandão, com 21,34%, e logo depois Felipe Camarão, com 4,08%.

Entre os entrevistados, 10,22% afirmaram que pretendem anular o voto, enquanto 8,47% não souberam ou não responderam.

A margem de erro do levantamento é de 4,8 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Vox Brasil ouviu 1.027 eleitores entre os dias 27 de outubro e 1º de novembro, em várias regiões do estado.

Do Blog do John Cutrim