sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

CAEMA Move Processo Contra Prefeitura de Chapadinha para Evitar Instalação de Usina de Asfalto em Reserva Ambiental


 

Ao longo do tempo toda a população de Chapadinha tinha conhecimento de que uma área denominada Macaóca era uma reserva ambiental de propriedade e aos cuidados da CAEMA. De uns meses para cá, algumas pessoas passaram a questionar a construção de uma usina de asfalto no local. O que pouca gente - até agora - estava sabendo é que a CAEMA entrou na Justiça contra a Prefeitura Municipal de Chapadinha para manter a posse do terreno, preservar a reserva e evitar possíveis crimes ambiental nas imediações do manancial de água que abastece a maioria das casas de Chapadinha.


De acordo com documentos obtidos com exclusividade pelo Canal, em setembro de 2025, por meio do processo 0804522-17.2025.8.10.0031, a CAEMA entrou com uma ação de Reintegração-Manutenção de Posse contra a Prefeitura.

"Após análise técnica detalhada realizada pelo setor competente da CAEMA, constatou-se que o desmatamento sobrepõe os limites de propriedade da CAEMA em uma área de 33.245,53m² (trinta e três mil, duzentos e quarenta e cinco metros quadrados e cinquenta e três decímetros quadrados), conforme o levantamento topográfico e plantas gráficas acostadas aos autos", diz a petição da CAEMA.


"Buscando solução amigável e respeitando os princípios da Administração Pública, a CAEMA buscou comunicação com à Secretaria de Obras do Município de Chapadinha para esclarecer a situação e delimitar adequadamente as propriedades. Inicialmente, o Município Réu (Prefeitura) apresentou levantamento topográfico próprio e certidão de inteiro teor que demonstrava claramente a sobreposição a área da Concessionária, alegando tratar-se de área de posse municipal próxima ao aeroporto, destinada a outros fins pela Municipalidade", prossegue a CAEMA.



 

Ainda na sua manifestação a CAEMA alerta para a possibilidade de andamento de crime ambiental. "Além do desmatamento inicialmente constatado, que, em tese, poderia até implicar em crime ambiental. o Réu (prefeitura) vem promovendo a construção de muro no local, configurando um novo ato de turbação e demonstrando inequívoca intenção de consolidar a ocupação indevida da área", alertou.

Nas suas alegações a CAEMA evidência os prejuízos para a população no caso da continuidade da obra. "A construção do muro representa escalada significativa na conduta do Réu, cujo avanço pode significar o impedimento físico de acesso da CAEMA a parte de sua propriedade, evoluindo o ato de turbação para esbulho possessório de forma ostensiva e continuada. Tal conduta configura não apenas desrespeito ao direito de propriedade da CAEMA, mas também atentado direto à função pública da área, que possui destinação essencial para a prestação de serviços de saneamento básico à população local. O desmatamento e a obra em andamento, além de configurar turbação, afronta diretamente a função pública da área, podendo causar sérios prejuízos à população, caso não cessada imediatamente" conclui a CAEMA pedindo a imediata suspensão das Obras da Usina de Asfalto.

Foto de satélite com detalhes da Reserva

O Canal ouviu a Direção Local da CAEMA que confirmou a Ação Judicial, mas evitou manifestações fora do processo. Conversamos com o senhor Raimundo Monteiro, proprietário da Usina, que declarou ter tratado da posse da área diretamente com a prefeitura e disse desconhecer a ação judicial.

No bojo do processo ainda não consta a manifestação oficial da Prefeitura de Chapadinha. Por isso, tentamos ouvir o secretário de obras do município Peres Galvão, que consta como preposto da prefeitura na ação, mas ele nada respondeu. Também procuramos o advogado Élcio Aguiar, que embora colocado no processo como representante da prefeitura, declarou não atuar em favor do municpio e desconhecer a ação.

Enquanto a CAEMA luta para manter a posse do terreno que alega ser seu e busca preservar a integridade da Reserva Ambiental, a pergunta que fica é como a área que seria da CAEMA, passou pela mão da Prefeitura e terminou virando uma "nada" ecológica Usina de Asfalto?

Mapa da CAEMA registrado em Cartório



sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

As Mudanças na Câmara e o Jogo de 21 Vereadores Ganhando 10 Mil Reais


 

Sem confirmação oficial, o que sabe é que logo mais, às 16 horas, no Palácio Legislativo, quatro vereadores se licenciam para que os respectivos suplentes assumam.

A lista de quem sai e de quem entrar já circula nos bastidores faz tempo. Mas isso importa menos que a motivação e as consequências nas contas públicas.

Do ponto de vista político o governo municipal quer sangue novo motivando defesas mais enfáticas da prefeita Belezinha e do deputado Aluízio. Suplente assume para mostrar serviço e para se virar nos 30.

Já no que toca aos gastos públicos, a suspeita é que a conta fique toda com a Câmara. Como os proventos de vereador chegam a 10 mil reais e dos secretários não passam dos 6 mil, os parlamentares que largam os mandatos para assumir cargos no executivo tendem a optar pelo salário de vereador.

Desta forma, ao que tudo indica, teremos 4 vereadores saindo e mantendo os 10 mil como vencimentos e mais 4 novos com os mesmos 10 de proventos. A câmara passaria a ter 21 vereadores em sua folha de pagamento, sem que - até aqui, nenhum deles - tenha o menor interesse em fiscalizar alguma coisa por serem todos governistas e dependentes da prefeita.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Esqueceram do Tote?


 

Do anúncio do afastamento às entrevistas e declarações do vice-prefeito Levi Pontes quem acabou sumindo do noticiário foi ex-presidente da câmara e vereador Antonio Tote.

Tote fez discurso contundentemente crítico ao desempenho do governo Belezinha nas áreas da educação e agricultura e reafirmou apoio a Hildo Rocha no mesmo momento em que a prefeita insistia que pra ficar no grupo teria que votar em Detinha.

Nos últimos dias Tote entrou em silêncio. Foi convencido a trocar Hildo por Detinha e assim permanecer no governo? Tá evitando reafirmar apoio a Hildo para adiar a saída do grupo Belezinha?

Perguntas que serão respondidas nos próximos meses.

sábado, 17 de janeiro de 2026

Blogueiro Governista Expõe Médicos de Chapadinha Como Sócios de Eustáquio e Recebedores dos 32 Milhões


 

Em tentativa conter a repercussão do caso, o comunicador William Fernandes, ligado ao deputado Aluízio Santos e a prefeita Belezinha, publicou um vídeo em que coloca renomados médicos de Chapadinha como sócios da empresa do médico preso e como beneficiários de parte dos pagamentos de 32 milhões de reais que a prefeitura municipal de Chapadinha pagou ao longo de 4 anos.

De acordo com William Fernandes, até o vice-prefeito Levi Pontes e a filha dele estariam na lista de sócios da empresa e teriam recebido pagamentos da prefeitura por meio da Med Service.

"A Med Service é formada por vários médicos, muitos deles inclusive conhecidos aqui de Chapadinha e que atuam diretamente na rede pública do município. E aqui entra um ponto importante de transparência, que precisa ser dito com clareza. Em um podcast recente, o vice-prefeito e médico, doutor Levi Pontes, afirmou que não sabia qual empresa fazia o pagamento dos médicos", disse o William em seu vídeo.

Em outro momento do vídeo William diz que manobras tributárias seriam o motivo de incluir médicos na empresa. "Quando o município contrata uma empresa para a prestação desses serviços, a carga tributária costuma ser diferente daquela que existiria em contratações individuais. E esse modelo é utilizado em vários municípios e, do ponto de vista legal, não configura irregularidade por si só", explica o comunicador.

 Se a intenção foi encerrar o assunto, o vídeo tem o efeito contrário à medida que amplia a lista dos envolvidos com a empresa e chama atenção pra uma categoria inteira de profissionais que pode virar alvo de investigações.

O Canal Contraponto tem a lista de sócios da Med Service e já ouviu dois médicos que admitiram ter recebido valores, mas negam serem sócios ou qualquer relação com a administração ou negócios da empresa.

O que antes era um contrato entre uma empresa e a prefeitura o que precisava ser esclarecido, agora inclui médicos, com alguns deles estranhando a inclusão de seus nomes como sócios. De quanto cada médico recebeu à formação do quadro de sócios da empresa, a curiosidade sobre o tema e a necessidade de transparência só aumentaram depois do vídeo.      

terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Rateio Menor, Desconto Absurdo: Diretoria do SINDCHAP Nega Pedido de Professores por Assembleia


 

Em resposta ao pedido de professores que desejam debater o valor correto do rateio, a suspeita de erro de cálculo prejudicando a categoria e os descontos que a prefeitura efetuou nos repasses aos servidores, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Chapadinha, negou a realização de uma Assembleia Geral por meio de nota oficial divulgada em grupos de whatsapp da entidade.

"A Diretoria do SINDCHAP informa a todos os servidores públicos municipais de Chapadinha, vinculados à entidade, que a data para a primeira Assembleia está programada para a segunda semana do mês de fevereiro, conforme acordo entre os membros da diretoria, decidido ainda em dezembro de 2025", diz a nota, datada de 12 de janeiro.

Ainda de acordo com a Nota, o recesso dos servidores e dos diretores da entidade sindical seria o motivo da não realização da Assembleia. "O motivo de não ter sido agendada Assembleia no mês de janeiro é por conta do recesso, visto que membros da diretoria e também servidores querem participar desse momento", justificou a Nota do SINDCHAP.

Os professores que fizeram um abaixo-assinado solicitando a realização urgente de uma Assembleia Geral dos servidores demonstraram indignação com a negativa do Sindicato, mas ainda não responderam de forma pública ou informaram quais os próximos passos da categoria.

domingo, 11 de janeiro de 2026

Rateio do FUNDEB - Professores Pressionam SINDCHAP por Assembleia Geral


 

Um grupo formado por professores aposentados e concursados mandou ofício à presidência do Sindicato dos Servidores Públicos de Chapadinha - SINDCHAP solicitando marcação de uma Assembleia Geral da Entidade em carácter de urgência.

Na pauta proposta pelo abaixo-assinado o ponto fundamental é o debate sobre as sobras do FUNDEB e o rateio que sofreu descontos considerados abusivos e ilegais pela categoria.

A data proposta é a de terça-feira, dia 13 de janeiro. A diretoria do SINDCHAP ainda não confirmou a realização da Assembleia nos termos da manifestação do grupo de associados, mas a pressão para o enfrentamento do tema tem aumentado.

O canal entrou em contato com a presidente do SINDCHAP, pedindo posição sobre o rateio e os descontos, mas até o momento não teve resposta.   

Imagem Ilustrativa

sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Prefeitura Promete Investigar Morte de Criança na Maternidade


 

Por meio de nota da Secretaria de Saúde, a prefeitura de Chapadinha divulgou, no início da noite desta sexta-feira, 9 de janeiro de 2026, nota em que defende o atendimento prestado à mãe da criança que veio óbito na Maternidade Municipal ao mesmo tempo em que promete investigar o ocorrido. Acima a íntegra da nota.

Ainda na tarde de hoje, canais de comunicadores ligados à prefeitura exibiram um vídeo da mãe da criança e de seu sogro que defendem a maternidade e pedem para à imprensa independente que não trate mais do assunto.

Sobre o fato, a própria prefeitura diz que vai investigar. A respeito da posição da família, o tema é delicado, mas preciso dele tratar para acrescentar informações e me manifestar a respeito de alguns pontos. Aguardem!    

quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

Em Nota: Prefeitura de Chapadinha Confirma Contrato e Valores Pagos a Empresa de Médico Preso em Turilândia


 

Em nota divulgada na noite desta quinta-feira, dia 8 de janeiro, depois de fato repercutir em todo a imprensa estadual, a prefeitura de Chapadinha divulgou nota que confirma o contrato com a empresa do médico preso na operação contra corrupção em Turilândia, não nega os valores divulgados e defende a legalidade da operação com a Med Service. Abaixo a íntegra da nota, depois voltamos comentando o teor.




Beijo na Careca: Médico Preso em Turilândia Ganhou Título de Cidadão Maranhense por Indicação de Aluízio Santos


 

Cerca de um mês antes de ser preso no bojo da Operação Tântalo II, deflagrada no dia 22 de dezembro de 2025 pelo GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas, o médico neurocirurgião e empresário Eustáquio Diego Fabiano Campos, apontado pelos investigadores como um dos operadores financeiros do esquema, foi homenageado no Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA) por iniciativa do deputado estadual Aluízio Santos, do PL.

Consta no site da ALEMA, que no dia 18 de novembro de 2025, Eustáquio Diego Fabiano Campos recebeu o ‘Título de Cidadão Maranhense’ durante sessão solene realizada no Plenário Nagib Haickel, proposta pelo deputado Aluízio Santos (PL) e presidida pela deputada Fabiana Vilar, ambos do PL.

Na ocasião, o autor da homenagem, deputado Aluízio Santos, recebeu um beijo na careca do homenageado com o título, como bem ilustra a imagem deste post.

Cerca de um ano antes, no dia 13 de dezembro de 2024, o mesmo médico neurocirurgião e empresário Eustáquio Diego Fabiano Campos, recebeu também o titulo de cidadão chapadinhense por iniciativa do vereador Nildo Santos, cunhado da prefeita Belezinha e irmão do deputado estadual Aluízio Santos.

Isto é, o deputado estadual fez questão de homenagear duas vezes o mesmo Eustáquio, um por sua iniciativa na Assembleia Legislativa e, outra, fez o pedido direto ao irmão que é vereador da Câmara Municipal de Chapadinha, onde sua esposa [Belezinha] é prefeita pelo segundo mandato.

E a relação entre Eustáquio Diego com o casal Belezinha e Aluízio não para por aí… O médico neurocirurgião possui contrato com a prefeita de Chapadinha. Ele figura como sócio da empresa Med Service LTDA, que passou a prestar serviços ao município a partir de 2022, já na gestão da prefeita Belezinha.

Levantamento de dados públicos indica que, desde o início desses contratos, a Med Service LTDA já recebeu R$ 32.504.012,12 dos cofres da Prefeitura de Chapadinha. Os valores pagos à empresa cresceram de forma significativa ao longo dos anos. Em 2022, o faturamento foi de aproximadamente R$ 3,5 milhões. No ano seguinte, 2023, os repasses saltaram para R$ 11,8 milhões. Em 2024, os pagamentos alcançaram R$ 9,5 milhões, e somente em 2025 já somam R$ 7,5 milhões.

Dados públicos mostram que Eustaquio Diego Fabiano Campos é sócio administrador outras duas empresas: Odontoclinic (CNPJ 11.105.813/0001-62) e CENTER MEDICAL LTDA (CNPJ 52.395.366/0001-00).

Do Blog do Domingos Costa

Gabinete do Ódio - Relatório Levanta Suspeita de Esquema para Atacar Prefeito de Fortuna

Ex-prefeita Luciana Leocádio



Atual Prefeito Sebastião Costa

 

Blogs e portais de notícias tiveram acesso a um relatório que aponta a existência de uma articulação coordenada de ataques direcionados ao prefeito de Fortuna, Sebastião Costa, supostamente financiada por meio de contrato de publicidade da Prefeitura de Buriti Bravo.

 

De acordo com o documento, os conteúdos negativos que vêm sendo disseminados em blogs e redes sociais não teriam origem espontânea, mas fariam parte de uma estratégia organizada, com abordagem direta a páginas e portais, incluindo proposta de pagamento para publicações com viés político.

 

O relatório ainda indica que a empresa responsável pela comunicação institucional da gestão da prefeita Luciana Leocádio manteria contrato ativo com o município e estaria envolvida na articulação dessas ações, o que levanta questionamentos sobre o uso de recursos públicos para fins alheios ao interesse institucional.

 

Pessoas abordadas relataram que os conteúdos tinham como foco exclusivo atacar a imagem do prefeito Sebastião Costa, que não possui qualquer vínculo com as páginas responsáveis pelas publicações nem adota esse tipo de prática política.


Procurado, o prefeito de Fortuna não comentou os ataques e mantém a postura de seguir focado na gestão e nas entregas à população, reforçando que não trabalha com ataques pessoais nem com campanhas de desinformação. O blog não conseguiu contato com  a ex-prefeita citada, mas segue aberto para manifestações dela. 

 

O caso tem repercutido nos bastidores políticos da região e deve ganhar novos desdobramentos nos próximos dias.


quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Câmara Emite Nota Sobre Contrato Suspeito


A atual Mesa Diretora da Câmara Municipal de Chapadinha emitiu nota negando ter contrato com escritório de advocacia alvo de investigação do Ministério Público. Em resumo a nota sugere que o contrato suspeito tenha sido celebrado na gestão anterior. Abaixo a nota e em breve mais informações sobre a investigação.  

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Chapadinha – MA, eleita para o período legislativo de 2025 a 2026, vem a público esclarecer informações divulgadas recentemente nas redes sociais.

A Câmara informa que não recebeu qualquer notificação oficial do Ministério Público acerca de suposta investigação relacionada à contratação de escritório de advocacia mencionada em publicações veiculadas.

Esclarece, ainda, que o referido escritório não possui qualquer vínculo contratual com a Câmara Municipal no atual período legislativo (2025–2026), não tendo prestado serviços durante a gestão do atual presidente.

Ressalta-se que a utilização da imagem do presidente da Câmara Municipal em publicações que tratam de fatos não relacionados à atual gestão pode induzir a interpretações equivocadas por parte da população.

A Câmara Municipal reafirma seu compromisso com a legalidade, a transparência e o respeito aos órgãos de controle, permanecendo à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos institucionais.


 

terça-feira, 6 de janeiro de 2026

Promotoria Abre Investigação Sobre Contrato entre Câmara de Chapadinha e Escritório de Advogado


 

O inquérito civil apura possíveis irregularidades na contratação de um escritório de advocacia pela Câmara Municipal de Chapadinha. A medida foi determinada pelo promotor de Justiça Rodrigo Alves Cantanhede, titular da 1ª Promotoria de Justiça do município, após indícios levantados em procedimento preliminar.

 

A apuração busca esclarecer se a contratação direta do escritório Emmanoel Ericeira Sociedade Individual de Advocacia atendeu aos requisitos legais exigidos para esse tipo de procedimento, especialmente no que diz respeito à singularidade do serviço prestado e à justificativa para a inexigibilidade de licitação.

 

Como parte das diligências, o Ministério Público do Maranhão requisitou informações ao presidente da Câmara sobre as atribuições legais do cargo de Procurador-Geral Legislativo e a existência de outros assessores jurídicos no quadro de servidores do Legislativo municipal. Também foi solicitada a apresentação de documentos que comprovem a efetiva execução dos serviços contratados, como pareceres jurídicos, peças processuais ou atuações em casos específicos.

 

Outro ponto que será analisado na investigação é a possível duplicidade de contratação de serviços jurídicos, envolvendo o referido escritório e outro profissional da área, o que pode indicar sobreposição de funções ou gastos indevidos com recursos públicos.

 

O MP também notificou os envolvidos para que apresentem manifestação preliminar sobre os fatos apurados. Paralelamente, a contratação foi encaminhada para análise técnica da Procuradoria-Geral de Justiça, que deverá avaliar a regularidade do procedimento, inclusive quanto à razoabilidade dos valores pagos.

Blog Maranhão de Verdade


Promotoria Abre Investigação Sobre Contrato entre Câmara de Chapadinha e Escritório de Advogado





O inquérito civil apura possíveis irregularidades na contratação de um escritório de advocacia pela Câmara Municipal de Chapadinha. A medida foi determinada pelo promotor de Justiça Rodrigo Alves Cantanhede, titular da 1ª Promotoria de Justiça do município, após indícios levantados em procedimento preliminar.

 

A apuração busca esclarecer se a contratação direta do escritório Emmanoel Ericeira Sociedade Individual de Advocacia atendeu aos requisitos legais exigidos para esse tipo de procedimento, especialmente no que diz respeito à singularidade do serviço prestado e à justificativa para a inexigibilidade de licitação.

 

Como parte das diligências, o Ministério Público do Maranhão requisitou informações ao presidente da Câmara sobre as atribuições legais do cargo de Procurador-Geral Legislativo e a existência de outros assessores jurídicos no quadro de servidores do Legislativo municipal. Também foi solicitada a apresentação de documentos que comprovem a efetiva execução dos serviços contratados, como pareceres jurídicos, peças processuais ou atuações em casos específicos.

 

Outro ponto que será analisado na investigação é a possível duplicidade de contratação de serviços jurídicos, envolvendo o referido escritório e outro profissional da área, o que pode indicar sobreposição de funções ou gastos indevidos com recursos públicos.

 

O MP também notificou os envolvidos para que apresentem manifestação preliminar sobre os fatos apurados. Paralelamente, a contratação foi encaminhada para análise técnica da Procuradoria-Geral de Justiça, que deverá avaliar a regularidade do procedimento, inclusive quanto à razoabilidade dos valores pagos.

Blog Maranhão de Verdade