terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Fopama realiza I Workshop e II dia de Campo em Chapadinha


Com o objetivo de divulgar tecnologias de manejo de pastagens e produção de alimentos para ruminantes na região do Baixo Parnaíba, acontecem, nos dias 03 e 04 de dezembro, em Chapadinha, o I Workshop de Pesquisa e II dia de campo. Os eventos são organizados pelo grupo de pesquisa Forragicultura e Pastagens no Maranhão (FOPAMA) e têm o apoio Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Durante o I Workshop, produtores rurais do Baixo Parnaíba, professores, alunos, pesquisadores e a comunidade irão discutir diversos temas relacionados à produção de alimentos, tais como: Utilização de Subprodutos na Alimentação de Ruminantes, que será apresentado pelo Prof. Dr. Arnaud Azevêdo Alves (CCA/UFPI), e Irrigação de Pastagens no Nordeste Brasileiro, a ser ministrado pela Profa. Dra. Maryzélia Furtado de Farias (CCAA/UFMA).

Já o II Dia de Campo contará com participação de alunos dos cursos de Zootecnia da UFMA, que irão divulgar resultados de pesquisas desenvolvidas na região do Baixo Parnaíba, entre elas “Produção de Biomassa e Composição Bromatológica de Silagem de Milho Submetido a Diferentes Fontes de Adubação”, desenvolvida pela aluna Samy Emanuelle Almeida Sousa Cavalcante, e “Características Agronômicas do Capim Mombaça (Panicum maximum) Submetido a Doses Crescente de Nitrogênio”, dos alunos Daurivane Rodrigues Sousa e Geyhandson Santos de Lima.

“I Workshop e II dia de Campo são ações voltadas não só para a consolidar a formação acadêmica dos alunos, mas também para promover o intercâmbio entre a UFMA e a sociedade”, diz a professora Rosane Cláudia Rodrigues, zootecnista e doutora em Forragicultura e Pastagens pela USP. As atividades serão realizadas no Auditório do Fórum de Justiça de Chapadinha e no Setor de Forragicultura do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da UFMA.

Pesquisa - O Grupo de pesquisa, Forragicultura e Pastagens no Maranhão (FOPAMA) foi criado no final de 2008 e tem como objetivo fortalecer e difundir a Forragicultura no Estado do Maranhão. Atualmente, o grupo conta com 15 pesquisadores de diversas instituições como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal de Tocantins (UFT), Embrapa Caprinos, além dos estudantes dos cursos de Zootecnia, Agronomia e Biologia da UFMA.

Por Ivandro Coelho

Um comentário:

Ze Baleco disse...

Gordo esta pessoa que postou este texto ainda está viva?