quinta-feira, 4 de julho de 2019

Eleições de Chapadinha e as Vias Viáveis



Se for colocar na ponta do lápis devemos ter hoje pelo menos uns 20 pré-candidatos a prefeito de Chapadinha e todo ano de véspera eleitoral é assim que acontece. Parte natural do processo que antecede o pleito, desistências e composições reduzem o número de postulantes de forma que será surpresa se o número de candidaturas passar de três.

Só para se ter uma ideia da tendência de polarização política a última vez em que houve três candidaturas competitivas foi em 1988 entre Pontes de Aguiar, Sebastião Pinheiro e Isaías Fortes que saiu com vitória apertadíssima.

De lá pra cá, o enfrentamento entre dois grupos tradicionais com a chamada terceira via apenas marcando posição foi a tônica dos embate eleitorais. É essa história que nos autoriza dizer que temos dois grupos consolidados sob a liderança do prefeito Magno Bacelar de um lado e da ex-prefeita Belezinha de outro.

O caminho (difícil, mas não impossível) de uma 3ª Via depende de união de todos as lideranças que não estejam na órbita dos grupos tradicionais e de intenso movimento de opinião pública de renovação que até agora não se registra.

Enquanto muitos ensaios de candidaturas dançam ao som de “sonhar não custa nada”, há movimentos, personalidades e detentores de mandatos com potencial para definir ou influenciar a disputa de 2020. Vamos começar a tratar destes nas próximas postagens.

Nenhum comentário: