segunda-feira, 1 de julho de 2019

Governo vai promover o retorno de secretarias e órgãos estaduais para o centro de São Luís



Por meio do Programa Nosso Centro, o governador Flávio Dino vai promover o retorno das secretarias e órgãos estaduais que funcionam em diversas áreas da cidade para o Centro de São de Luís.
A informação foi dada neste sábado (29), pelo secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Pereira Júnior em emissora de TV da capital maranhense. De acordo com o secretário o Programa Nosso Centro abrange cinco polos, dentre eles, o institucional que será priorizado.
“As ações para isso já foram iniciadas. As obras de reforma do João Goulart estão
praticamente prontas e a previsão é que seja reinaugurado no segundo semestre. A parceria da iniciativa privada está sendo fundamental para consolidação da política de valorização e revitalização de um dos maiores e mais belos complexos arquitetônicos do Brasil”, ressaltou.
O secretário afirmou que o prédio João Goulart será adequado para receber diversos órgãos estaduais que hoje funcionam em imóveis alugados, o que, segundo ele, vai contribuir para diminuir os gastos do governo com locação.
Rubens Júnior falou, ainda, sobre o projeto de reforma do prédio da Secretaria de Cultura, que fica localizado na rua Portugal. “Essas mudanças trarão um forte impacto no setor econômico e social da região, uma vez que a circulação diária de pessoas vai criar demandas para abertura de novos negócios, como restaurantes, farmácias e outros segmentos, bem como a geração de oportunidades de trabalho e renda”.
O gestor deu enfoque também aos eixos prioritários do Programa Nosso Centro que são: segurança e infraestrutura. “A diretriz de melhoria da infraestrutura tem por objetivo garantir mais qualidade de vida à população e tornar a região central mais atrativa para fins de ocupação. A intervenção integrará o plano de ações do Programa Nosso Centro, como a criação de pontos públicos de conexão de rede sem fio (WiFi); revitalização do Cais da Praia Grande; recuperação de calçadas; apoio ao Município em soluções para estacionamento na região central”, explicou ele.
Já na área de segurança pública esclareceu que a meta tem por objetivo reduzir os
indicadores de violência na região central da cidade de São Luís, com vistas a garantir a preservação da ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio.  “Para isso serão tomadas as seguintes medidas: a aprovação de um Plano de Segurança do Centro Histórico, construído em diálogo com comerciantes, moradores e demais interessados; a ampliação do sistema de policiamento; a expansão do sistema de vídeo-monitoramento; a implantação e realocação de unidades de segurança”, discorreu.
No fim da entrevista o secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano Rubens Pereira Júnior destacou a importância do decreto, assinado recentemente pelo governador Flávio Dino, para o fortalecimento e incremento de uma política que visa a valorização e a revitalização de um dos maiores e mais belos complexos arquitetônicos do Brasil.
“O decreto é um dispositivo jurídico que dá respaldo legal e garantirá a execução do programa. Essa articulação incrementará os recursos federais, estaduais, municipais ou estrangeiros, bem como da iniciativa privada para a requalificação do Centro Histórico, uma vez que os investimentos no centro da capital vem sendo marcante pelas intervenções da gestão estadual e municipal, tornará a área referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando seu valor histórico e cultural”, ressaltou.
Programa Nosso Centro
O Programa Nosso Centro, criado pelo Governo do Maranhão em 2019, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano, tem por objetivo tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando seu valor histórico e cultural ao mesmo tempo em que promove o Centro da cidade de São Luís como espaço democrático.
O Imparcial 

Nenhum comentário: