terça-feira, 17 de novembro de 2009

Governo de Liberdade,Sindicalismo de Responsabilidade

Publico, abaixo, em itálico, texto da lavra do professor e militante sindical Jânio Ayres sobre a situação dos servidores municipais. Depois volto comentando o assunto.

“Danúbia soube pensar nos servidores municipais, soube observar as tendências para onde o Brasil está caminhando e uma realidade de purificação administrativa e política, com o fim de vícios do passado e com a implementação de uma Gestão que visa à Eficiência e a Qualidade Total.

A recente onda de demissões de servidores com cargos comissionados contratados e muito mais não afetou os servidores do quadro efetivo do município e visou, ainda, evitar atrasos de salários, como tem ocorrido em outros municípios (onde seus gestores não têm a mesma coragem de tomar medidas duras pelo bem do município).
A demissão em massa, neste momento, pode ser prejudicial para o comércio do município de Chapadinha, mas possibilitará uma certa folga administrativa que viabilizará o fortalecimento da administração municipal no sentido da solução efetiva e eficiente de diversas problemáticas próprias de ChapadinhaNão se deve ver uma medida administrativa dura como sendo um grande mal. O desenvolvimento de Chapadinha depende de posições acertadas por parte da gestão pública municipal.

Apesar de o Sindicato dos Servidores não ser o responsável pelas demissões realizadas pela senhora prefeita, sabemos que o ganho moral e administrativo poderá compensar um prejuízo momentâneo que os comerciantes possam sofrer.Uma outra oportunidade que nós do SINDCHAP vislumbramos é que, com a demissão de servidores contratados, além de “queimar a gordura administrativa” aliviando o cofre da prefeitura do excesso de funcionários, possibilitará uma melhor visão acerca da real necessidade do quadro para um possível novo concurso público

Somente torcemos para que a medida, dura e enérgica, possa surtir um efeito positivo para a sociedade chapadinhense a partir de 2010, evitando-se desperdícios e possíveis retrocessos no período das eleições em nível Estadual e Federal”

Comento:
Eu que acompanho as relações políticas de Chapadinha durante anos vejo o quanto a vida pública de nossa cidade avançou. Senão vejamos: o primeiro ponto é a concordância do professor-sindicalista com a maneira responsável com que a prefeita vem cuidando de manter as finanças da municipalidade em ordem e honrando o pagamento em dia, herança política e marca do líder que a fez prefeita, o secretário de estado Magno Bacelar.

Neste ponto apesar de não ter nada de extraordinária a atitude da prefeita uma vez a própria lei de responsabilidade fiscal estabelece a ordem pelas quais as demissões, se necessárias, devam acontecer, vale (e muito) destacar que tal reconhecimento parte de um setor que já traz na própria concepção ideológica o cacoete da divergência.

Se a história registrou no passado antigos administradores que além de atrasar salários, ainda usavam delegados “calça-curtas” para prender e perseguir sindicalistas, hoje podemos dizer que estamos longe disso, autoridades e sindicato podem divergir, mas dialogam. E a corajosa atitude do professor Jânio não deixa dúvidas do quanto amaduremos todos neste percurso.

3 comentários:

Unknown disse...

Sobre comentários ao post do Jânio, uma pergunta que não cala: Qual é mesmo a secretaria que o Magno Bacelar ocupa?

Alexandre Pinheiro disse...

Ele é Secretário de Projetos Especiais do Governo do Estado

Herbert Lago Castelo Branco disse...

Enquanto alguns setores do movimento sindical e popular resistem em não abrir mão da sua autonomia organizacional, o sindicalista e professor Jânio vem a público referendar os atos da prefeita como forma de garantir empregos e salários ameaçados. O artigo do sindicalista não constitui nenhuma surpresa é a típica fala do sindicalista pelego que tenta se colocar entre a luta dos trabalhadores e as privilegiadas posições do empresariado e dos governos.

Herbert Lago Castelo Branco